Home Sorocaba.com
Sorocaba

Guia da Cidade

Diversos

Colunistas

Laís Helena Galvão de Souza

Laís Helena Galvão de Souza

Vicente Calvo Ramires Júnior

Vicente Calvo Ramires Júnior

Sidarta da Silva Martins

Sidarta da Silva Martins

Guilherme Bellia

Guilherme Bellia

Home >> Todas Notícias >> Notícia Detalhe

:: Sorocaba - Banco de Leite ganha carro e quer expansão

Adicionada em 21/12/2011 - Visualizações 356

Notícia publicada na edição de 21/12/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 005 do caderno A

Telma Silvério
telma.silverio@jcruzeiro.com.br


O Banco de Leite Humano (BLH) da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba deve ampliar a coleta de leite materno no município. A chegada de um automóvel zero-quilômetro, doado pelos Rotarys Clubs de Sorocaba, promete otimizar o serviço da equipe, aumentando a frequência das visitas domiciliares, calcula o provedor da Santa Casa, José Antonio Fasiaben. Hoje o BLH tem cadastradas 27 mães. Além do estímulo ao aleitamento materno em prol da saúde do bebê, o trabalho da equipe envolve a conscientização quanto à importância da doação do alimento para salvar vidas, em especial dos recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A enfermeira Márcia Cristina Milanezi informa que a Santa Casa de Sorocaba conta com dez leitos de UTI neonatal: 60% deles ocupados com bebês que dependem de leite materno. "Para alimentá-los trabalhamos com o leite cru (captado no hospital) e com o pasteurizado." Márcia explica que o leite pasteurizado dura até seis meses, enquanto o alimento cru deve ser utilizado em até 12 horas. "Na ausência da mãe utilizamos o leite pasteurizado." A coordenadora de Enfermagem da Santa Casa, Célia Marisa Mendonça, revela que o veículo doado ao BL complementa uma outra doação feita por rotarianos da cidade. Ela explica que em maio passado o posto de coleta recebeu equipamentos para a pasteurização do leite.

Atualmente o estoque gira em torno de 20 a 25 litros de leite, informa a enfermeira Márcia. "Uma quantidade considerada boa." Célia Marisa revela que a primeira abordagem da equipe ocorre no sétimo mês de gravidez, quando as mamães assistidas nas unidades básicas de saúde (UBSs) do município têm a oportunidade de conhecer a maternidade. As visitas são realizadas por meio da parceria com a Secretaria da Saúde. Em torno de 60 gestantes passam mensalmente pelo hospital, sempre às quartas-feiras. Mensalmente são realizados mais de 200 partos, segundo a enfermeira Célia Marisa. Ela ainda destaca a necessidade da doação de vidros com tampa de plástico para o armazenamento de leite.

Os vidros podem ser entregues no próprio hospital. O Banco de Leite Humano da Santa Casa atua numa parceria com o BL do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), que funciona no Hospital Regional, de forma que um supra a necessidade do outro. Quem quiser saber como doar leite, fazer cadastro e conhecer mais o trabalho desenvolvido pelo Banco de Leite Humano da Santa Casa pode entrar em contato pelo telefone (15) 2102-8000, ramal 8213 (Neonatal).


Enfoque humanitário


As chaves do Fiat Uno Fire 2012 foram entregues ontem, durante cerimônia realizada na sede da Associação dos Rotarianos de Sorocaba, no Jardim América. Além da participação de lideranças dos 17 Rotarys da cidade, o evento contou com a presença do governador do Distrito 4620, Gilberto Severiano, e do vereador Francisco Moko Yabiku. A doação foi possível com a união de todos os Rotarys de Sorocaba e apoio de patrocinadores, que ajudaram a promover o "1º Almoço da Amizade" para cerca de mil pessoas, explica o presidente do Rotary Club Bandeirantes e dos Presidentes e Secretários dos Rotarys Clubs de Sorocaba (Represe), Antonio Celso do Amaral Silva.

O governador do Distrito 4620, Gilberto Severiano, ressalta que um dos enfoques humanitários do rotariano é a saúde materno infantil. "Neste caso o recém-nascido, pois o leite materno é um alimento insuperável." "O Rotary dá condições de fazer atendimento diferenciado, pois oferece não só equipamentos, mas os meios e tecnologia de ponta", observa Fasiaben. O presidente do Represe, Antonio Celso, destacou a importância das parcerias, em especial da Faculdade Anhanguera que, por meio do diretor da unidade local, Adriano Pila, confirmou a responsabilidade social da instituição. "Recebemos o chamado para cooperar, analisamos e aceitamos", concluiu o representante da Faculdade Anhanguera. A iniciativa teve apoio da Mendes Ortega, Risotto Mix, Faculdade Anhanguera, Vídeo Play e Saf Veículos.

Fonte: http://portal.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=352300

<Voltar

PUBLICIDADE
Enciclopédia
PUBLICIDADE
Blog
Ver Bares e Casas Noturnas

Made In Brazil

Música ao vivo Bar

Mandala Choperia

Música ao vivo Bar Restaurante Música Eletrônica

Loft

Música Eletrônica
Legenda

Ícone Legenda - Bar

Ícone Legenda - Música ao vivo

Ícone Legenda - Música Eletrônica

Ícone Legenda - Restaurante

Home | Sorocaba.Com | JoaoRampim.Com | Blogs | Anuncie | Trabalhe Conosco | Contato

Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido!

Portal Sorocaba.com - 2012 Todos os direitos reservados®

Desenvolvedor