Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 17 de Maio de 2022

MATÉRIAS


Sorocaba será uma das poucas cidades do Brasil a contar com um Jardim Botânico

Matéria publicada em 18/01/2013



Sorocaba será uma das poucas cidades do Brasil a contar com um Jardim Botânico

As obras da Prefeitura de Sorocaba para a construção do futuro Jardim Botânico "Irmãos Villas Boas" estão avançando a cada dia. Em breve, Sorocaba será uma das poucas cidades do Brasil a contar com um espaço destinado ao lazer, pesquisas acadêmicas, educação ambiental e à preservação do meio ambiente, em especial, de espécies nativas da flora da região. Com cerca de 80 mil m², o novo espaço está sendo implantado numa área entre as ruas Pedro Wurschig e Miguel Montoro Lozano, no Jardim Dois Corações, próximo ao Parque das Águas.

"O Jardim Botânico servirá para a preservação, cultivo e exposição de diferentes espécies de plantas, em especial as nativas, e sediará atividades de educação ambiental, como cursos, oficinas e palestras. Além disso, será um espaço de pesquisa e de lazer para a população", explica Jussara de Lima Carvalho, secretária do Meio Ambiente (Sema).

Com um investimento total em torno de R$ 5 milhões, a previsão é que as obras do Jardim Botânico estejam concluídas neste primeiro semestre. A Prefeitura já implantou três espelhos d'água, o roseiral e o acesso ao local. Neste momento, estão em fase final a estrutura do Palacete de Cristal, o arruamento interno, o mirante, o salão multiuso, o prédio de apoio, a portaria, o portal de entrada e o orquidário.

Com uma área de 500 m², o Palacete de Cristal terá canteiros onde serão dispostas várias espécies e mudas de plantas, funcionando como uma área de cultivo com fins educacionais. O espaço será composto quase que inteiramente por vidros, além das demais estruturas, todas metálicas, e um telhado com isolante térmico.

Dentro do Palacete de Cristal haverá uma grande diversidade de plantas nativas e ornamentais, que serão cultivadas no local. O espaço também poderá servir para a realização de exposições de plantas e até eventos culturais. Além disso, haverá um anexo onde serão instalados sanitários e um espaço de atendimento ao público.

O salão multiuso será utilizado para atividades de Educação Ambiental e também abrigará um herbário, que funcionará como uma biblioteca de plantas secas prensadas, que ficarão catalogadas e identificadas com informação sobre a espécie e o local onde foram colhidas. "O herbário será uma biblioteca que servirá como uma fonte de pesquisa constante da biodiversidades das plantas e servirá como referência para a identificação e pesquisa", comenta Clebson Ribeiro, engenheiro agrônomo da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe).

No mirante do Jardim Botânico, os visitantes terão a oportunidade de contemplar uma vista panorâmica da cidade. "Ele está localizado no ponto mais alto do parque e possui uma vista espetacular do nosso município, onde podemos ver o Vale do Rio Sorocaba, o morro da Fazenda Ipanema e a Serra de São Francisco, em Votorantim", explica Clebson Ribeiro.


Acessibilidade e sustentabilidade

Um detalhe importante da obra é que o Jardim Botânico está sendo construído com total acessibilidade para crianças e adultos portadores de deficiência física. "Esse foi um dos pontos principais do projeto. Pessoas com qualquer dificuldade de locomoção poderão visitar o Botânico, que terá rampas de acesso, portas largas e banheiros adaptados. O Palacete de Cristal, inclusive, terá um elevador", explica Solange Maciel, arquiteta da Sema.

Já, na questão da sustentabilidade, a água será prioridade. "Estamos implantando várias maneiras para armazenar a água de chuva no sentido de conservar a água e reaproveitá-la na irrigação do jardim e das plantas do local", declara Clebson Ribeiro. Entre as iniciativas, além dos espelhos d'água, a Prefeitura está implantando cisternas, contenções por de terraceamentos, bacias de sedimentação e a drenagem das vias do Jardim Botânico.


Fonte: Agência Sorocaba


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 17/05/2022

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 18/05/2022

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 19/05/2022

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/05/2022

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/05/2022

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/05/2022

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/05/2022

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock