Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 26 de Abril de 2017

MATÉRIAS



Projeto social gratuito envolve idosos nos esportes em Sorocaba

Matéria publicada em 08/07/2016



Projeto social gratuito envolve idosos nos esportes em Sorocaba

Assim como fazem muitos profissionais, Almentino Brasil Borges Júnior carrega consigo todos os dias alguns cartões de visita. Quando identifica um "cliente" em potencial, aproxima-se dele para abordá-lo e entrega o cartão. A diferença para empreendedores comuns é que ele procura idosos dispostos a praticar atividades físicas e ganhar qualidade de vida.

Júnior -- como é conhecido -- tem 47 anos de idade, é técnico da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes) e coordenador do projeto Viva Esporte Terceira Idade, que propicia a prática gratuita de 14 modalidades esportivas. A iniciativa conta atualmente com 250 participantes, muitos deles captados por meio dos cartões de visita.

Embora a prática de esportes para melhoria da saúde e a sociabilidade seja o objetivo principal do projeto, naturalmente ele leva à participação em competições. Foi assim, por exemplo, nos Jogos Abertos do Idoso (JAI), encerrados no último domingo, em que a delegação sorocabana ficou com a segunda colocação na classificação geral, atrás somente de Piracicaba. Sorocaba foi até Barretos (sede dos JAI) com 65 atletas e voltou com cinco medalhas (ouro no tênis de mesa feminino, prata no tênis de mesa masculino B e no vôlei feminino A e bronze na coreografia e no tênis masculino A).

Evolução do projeto

Chefe da delegação, Júnior viu de perto a evolução do projeto que ele próprio ajudou a revigorar, há quatro anos. A ideia, explica, é criar equipes competitivas, que obtenham bons resultados, chamem a atenção da mídia e do público e atraiam mais participantes para as atividades. Isso porque, no fundo, o maior objetivo é que cada vez mais idosos se exercitem, independentemente de eventuais competições. "Temos um grande problema atualmente, que são os avós que ficam olhando os netos a pedido dos filhos e não têm tempo de fazer atividade física", exemplifica. "O projeto é social, mas a competição faz parte. O principal é a melhora da saúde, a participação dos que estão em casa e não fazem atividade", completa.

Mas, uma vez dentro de competições oficiais, os idosos transformam-se em atletas e levam a sério a disputa. "Eles são competitivos", afirma Júnior, lembrando que a postura na disputa depende da personalidade de cada um, mas há os que cobram os colegas e os que reclamam da arbitragem, como nos eventos tradicionais. "São responsáveis e se empenham muito."

Influência da idade

É evidente que a idade dos competidores influencia em algumas situações, como por exemplo a preocupação com a saúde, estando longe de casa. Mas, exceções à parte, eles costumam agir como qualquer delegação esportiva que participa de grandes eventos. Nos JAI de Barretos, houve quem reclamasse da sopa servida no jantar, já que, como atletas, precisavam de alimentação mais reforçada. "De maneira geral, nosso pessoal é muito tranquilo, focado nos jogos. Mas, como são adultos, eu não proíbo de sair do alojamento. A única regra é estar em pé às 6h", conta o chefe da delegação.

Ao contrário da prática comum em diversos municípios, Sorocaba não contrata atletas para participar dos competições envolvendo idosos. E nem todos os envolvidos no Viva Idade Terceira Idade vão para as disputas. "A maioria utiliza como atividade física, para melhorar o dia a dia, para a socialização e a interação entre eles. Gostaríamos de atingir mais pessoas", comenta Júnior.

Quem se interessar em participar deve procurar a Semes, pelo telefone (15) 3339-9246, ou o Centro Esportivo Jardim Simus, pelo (15) 3222-7573. 


Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 26/04/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/04/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/04/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/04/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/04/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/05/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/05/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock