Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 17 de Maio de 2022

MATÉRIAS


Programa de Estágios do Governo do Estado insere mais de 30 mil estudantes no mercado de trabalho

Matéria publicada em 26/11/2012



Programa de Estágios do Governo do Estado insere mais de 30 mil estudantes no mercado de trabalho

Fundap fecha o ano com saldo positivo e já se prepara para a seleção de 2013. O Programa de Estágios da Fundação do Desenvolvimento Administrativo, Fundap, órgão ligado à Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo, ajudou a encaminhar, nos últimos cinco anos, mais de 30 mil jovens para o mercado de trabalho.

Com o objetivo de oferecer a estudantes do Ensino Médio, Técnico e Superior a oportunidade de estagiar no setor público e, consequentemente, adquirir experiência profissional, o programa já disponibilizou cerca de 50 mil vagas desde 2008.

Segundo a chefe da divisão de Estágios da Fundap, Shirlei Cascales, o aprendizado proporcionado no estágio vai além da prática e pode ser o diferencial no momento de escolher e planejar a carreira.

 “O estágio coloca o estudante em contato com as diferentes realidades sociais, econômicas e culturais, proporcionando vivências e experiências que contribuem para o desenvolvimento de consciência crítica e capacidade de tomar decisões mais qualificadas”, disse Shirlei.

São mais de 100 órgãos e empresas parceiras do programa, entre elas o Metrô, o Instituto de Botânica, a Fundação para o Remédio Popular (Furp). Com uma grande variedade de segmentos, o Programa de Estágios permite que alunos de diferentes cursos encontrem oportunidades adequadas aos seus interesses.

Mudanças

Em 2008, o Governo do Estado de São Paulo instituiu uma nova política de estágio da qual a seleção pública para o ingresso no programa faz parte. O intuito dessas mudanças é garantir igualdade de acesso a qualquer estudante interessado em conhecer e estagiar na administração pública.

“Nesses cinco anos de programa, os processos passaram por revisões e ajustes. Hoje, o Programa de Estágios já se consolidou como uma ferramenta justa e eficiente na seleção de candidatos. Em 2012, por exemplo, foram classificados quase 44 mil estudantes, o que representa um acréscimo de quase 100% em relação a 2011”, destaca o secretário de Gestão Pública, Davi Zaia.

Processo seletivo

O programa realizou 11 processos seletivos entre 2008 e 2012. Pelo menos duas provas são aplicadas a cada ano: uma no primeiro semestre e outra no segundo. Nos primeiros meses de 2013, a Fundap realizará um novo processo seletivo para atender a demanda de aproximadamente 10 mil vagas disponíveis em todo o Estado.

Uma pesquisa realizada por outro programa da Fundap, Avalia São Paulo, com estudantes que concluíram as atividades entre 2008 e 2009 mostra que 95% deles recomendam o programa. Tal resultado é decorrente da credibilidade na seleção pública, da qualidade dos estágios oferecidos, do interesse dos estudantes em conhecer a administração pública e de uma maior aproximação com as instituições de ensino.

Serviço: Acompanhe novas informações sobre o próximo processo seletivo da Fundap no site http://estagios.fundap.sp.gov.br/.  


Fonte: Fundap


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 17/05/2022

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 18/05/2022

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 19/05/2022

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/05/2022

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/05/2022

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/05/2022

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/05/2022

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock