Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 17 de Maio de 2022

MATÉRIAS


Pannunzio recebe visita de artista plástico que fabrica bicicletas com pet

Matéria publicada em 07/02/2013



Pannunzio recebe visita de artista plástico que fabrica bicicletas com pet

Garrafas pet, tintas e pincéis têm muito em comum. Principalmente, se atrás de sua utilização estiver Juan Muzzi, um artista plástico uruguaio que há 40 anos vive no Brasil e, além de suas obras de arte, também confecciona bicicletas utilizando garrafas plásticas.

Muzzi esteve nesta quinta-feira em Sorocaba na companhia do chefe de gabinete do Memorial da América Latina, Irineu Ferraz, visitando o prefeito Antonio Carlos Pannunzio, a quem conhece desde sua gestão à frente daquela Fundação.

Juntos, visitaram as instalações do Chalé Francês onde, temporariamente, funciona o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs). Entre conversas histórico-culturais acerca do prédio que serviu como residência de diretores da extinta Estrada de Ferro Sorocabana, e das ideias que serão implementadas pelos curadores do Macs, Muzzi assumiu que ficaria feliz em ter seus trabalhos expostos no local. "A coisa que um artista plástico mais precisa é de parede", brincou ao mesmo tempo em que recebia sinalização positiva por parte da diretora do museu, Cristina Delanhesi e do museólogo, Fábio Magalhães. "Será um prazer", disse.

Ao falar do amigo, Pannunzio enalteceu a exposição que Muzzi fez no MAL e cuja repercussão foi excelente: "é um vanguardista", comentou.

Também em companhia do secretário de Cultura, José Simões de Almeida Junior, Pannunzio disse que seu projeto de governo contempla a internacionalização, também, da cultura; daí ter uma exposição de Juan Muzzi será importante para Sorocaba.

Noutra vertente, o prefeito disse que a visita do artista é uma oportunidade para se discutir a possibilidade da produção de bicicletas com uso de garrafas pet, tecnologia desenvolvida por Muzzi. "Falamos de reaproveitar um produto que cotidianamente é jogado nos rios, nas ruas e transformá-lo em algo durável e que casa perfeitamente com essa Sorocaba mais saudável e mais ecológica", explicou.

Pannunzio disse que está vivendo "uma fase de orgulho das coisas que estão acontecendo em Sorocaba" e falou sobre o uso das bicicletas públicas gratuitas, do sistema Integrabike, que, comprovadamente, estão mudando a cara do trânsito local e despontando como uma modalidade de transporte conjugada ao uso de ônibus.

Juan Muzzi desenvolveu o quadro de bicicletas usando 200 garrafas pet. Depois de moída, triturada e receber alguns produtos que melhoram sua qualidade, a matéria é injetada e se transforma num novo produto. O quadro é de alta resistência, barato e flexível a ponto de não exigir amortecedor na finalização da bike.

"Por isso nos interessa tanto. Temos um Parque Tecnológico que está aberto a esse tipo de inovação que vai contribuir, ainda mais, para a sustentabilidade econômica e ambiental de Sorocaba", afirmou o prefeito ao confirmar que a questão será discutida com bastante atenção.


Fonte: Agência Sorocaba


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 17/05/2022

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 18/05/2022

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 19/05/2022

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/05/2022

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/05/2022

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/05/2022

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/05/2022

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock