Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 30 de Maio de 2017

MATÉRIAS



Mini-horta em casa é maneira econômica para consumir produtos orgânicos

Matéria publicada em 06/07/2016



Mini-horta em casa é maneira econômica para consumir produtos orgânicos

Vlogueira Analu Lourenço ensina, em seu canal, como montar os vasos, manter as plantas saudáveis em espaços pequenos e quais as vantagens do cultivo em casa

Consumir produtos orgânicos nem sempre é possível para grande parte da população. O motivo? Altos preços, tamanho reduzido dos legumes e verduras, menor quantidade por valor do quilo, entre outros. A partir da dificuldade de muitos em não ter condições de comprar produtos selecionados, a vlogueira Analu Lourenço, que procura incentivar em seu canal no Youtube o consumo de orgânicos, decidiu ensinar a como montar sua própria horta em casa, sem a necessidade de grandes espaços. “Achei importante mostrar isso em meu canal, porque muitas pessoas me procuravam para dizer que não estavam conseguindo manter os gastos com alimentos orgânicos e, consequentemente, mais saudáveis. Foi uma forma de viabilizar esse estilo de vida aos meus seguidores”, explica Analu.

Fazer uma mini-horta em casa é muito simples. É possível utilizar materiais comuns, como, por exemplo: uma colher pode funcionar como uma pá; um garfo como rastelo; uma garrafa PET, caixas ou latinhas podem virar o próprio vasinho. Segundo Larissa Mazza, 27, naturóloga e coordenadora de marketing do Sítio A Boa Terra, tudo depende do tamanho do espaço de que você dispõe para cuidar. Em caso de hortas bem pequenas, às vezes, apenas o uso das mãos já é o suficiente para o manejo das plantas. No caso de hortas pequenas, em vasos, por exemplo, pedrinhas ou cascalhos ajudam a drenar a água, regador, húmus ou adubo, terra, mudinhas, além de palha ou folhas secas para cobrir e evitar a evaporação excessivamente rápida da água.

Assim, a única exigência ao montar uma mini-horta é deixar que a planta fique exposta ao Sol durante o dia. “O indicado é que as plantas recebam água todos os dias. Porém, vale lembrar que o horário de dar água é importante: no início ou no final do dia. Evite regar nos períodos mais quentes, ou de incidência direta do Sol, pois, assim, a água pode ficar quente e “ferver” a raiz”, ensina Mazza. Também, algumas plantas se adaptam sem a exposição direta à luz solar, como é o caso da rúcula e da salsinha, por exemplo. Uma média de 2h a 3h de exposição, por dia, já é o suficiente. “Qualquer um pode ter uma horta em casa, seja grande ou pequena, no chão ou em vasinhos. Basta apenas ter cuidado e carinho constantes”, finaliza.

Além dos benefícios que estar em contato com a terra traz para a saúde, ter uma horta em casa proporciona diversos prazeres, como plantar e colher o próprio alimento, poder temperar as receitas com alimentos frescos, fazer chás com o sabor de ervas frescas, ter um ambiente decorado e o perfume das plantas, ao colher uma erva ou um tempero. “Isso alimenta o corpo, a alma e vai nos aproximando do reencontro com a natureza. Afinal, nós somos parte dela”, conta Larissa. Para a vlogueira Analu Lourenço, plantar e cuidar da sua horta funciona como uma terapia. “Apesar de eu morar em uma casa, tenho pouco espaço para um jardim. A mini-horta facilitou o meu contato com a natureza e contribuiu com a minha saúde. Gosto, especialmente, da hortelã e do manjericão. Inclusive, em muitas das receitas que faço incluo temperos da minha horta”, conta.

Mas, atenção: é importante deixar uma distância moderada entre uma muda e outra, para que elas tenham espaço para crescer. Geralmente, as plantas mais comuns para se começar uma horta são os temperos, como: manjericão, alecrim, salsinha, cebolinha, orégano, tomilho, coentro e etc. Chás também são uma boa opção ou, até mesmo, algumas hortaliças do tipo: rúcula, alface, couve e rabanete.

De acordo com a ecoeducadora Jane Groenendjiki, do Sítio A Boa Terra, é sempre bom, depois de plantar, colocar um pouquinho de água para que a muda tenha o suficiente para começar a crescer na terra nova. “Sempre colocamos um pouquinho de palha em volta - grama seca mesmo-, para não deixar que a água evapore tão rápido”, orienta Jane, que ensina, no vídeo no canal de Analu, como montar os vasinhos de plantas, que compõe a mini-horta.


Fonte: Q Notícia


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 30/05/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 31/05/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/06/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/06/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/06/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/06/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 05/06/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock