Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 19 de Novembro de 2017

MATÉRIAS


Método criativo desperta o gosto pelo aprender

Matéria publicada em 11/07/2016



Método criativo desperta o gosto pelo aprender

Divertidas personagens conduzem o processo de ensino-aprendizagem, por meio de oficinas criativas e atividades realizadas em espaços lúdicos

Quem tem criança sabe bem: a rotina de estudos em sala de aula e de tarefas em casa pode ser muito frustrante e desanimadora para muitas delas e isto não significa que tenham dificuldade em aprender.

As razões que levam ao baixo rendimento nos estudos podem estar relacionadas a uma série de fatores, que vão desde a não adaptação ao modelo pedagógico proposto, passando pela falta de interesse do aluno, transtornos, deficiências, problemas com os colegas e, até mesmo, preguiça. Não se trata, assim, de combater apenas as causas, mas também de vencer os desafios que estão tornando o processo de ensino-aprendizagem algo penoso, no lugar de estimulante, como deveria ser.

Pensando nisso, uma escola de acompanhamento escolar de Sorocaba, a Believe Educação, localizada no Cerrado, criou metodologia e material exclusivos, que buscam ensinar crianças e adolescentes a gostar de aprender. A instituição de ensino oferece cursos de alfabetização, Português, Matemática, Inglês básico e aulas particulares, para alunos do Ensino Infantil até o Médio (2 a 17 anos), sempre no período extracurricular, pela manhã ou à tarde.

De acordo com Juliana Politano, diretora, a filosofia da escola tem alicerce no ensino individualizado, gradual e na aplicação prática dos conceitos estudados, por meio de oficinas criativas e atividades realizadas em espaços lúdicos. “Divertidos personagens acompanham as crianças na prática de jogos e desafios, permitindo a assimilação do conteúdo e sua relação com as tarefas do cotidiano e o mundo à sua volta, de forma lúdica e espontânea, o que torna o processo de ensino-aprendizagem algo prazeroso e estimulante”, destaca a educadora, com especialização em psicopedagogia e mestranda em Educação pela Universidade da Flórida (EUA).

Para aprender Matemática, por exemplo, estudando cálculo, análise crítica de situações-problemas e geometria, o aluno é convidado a visitar o laboratório do “Vô Dito”, o inventor, onde encontrará objetos, jogos e desafios, que instigarão o desejo e a curiosidade pelo aprendizado dos conteúdos. Da mesma forma, a doceira “Dona Vivi” ensina grandezas e medidas durante aulas de culinária em sua cozinha experimental e o empreendedor “Tales” educa sobre a relação responsável e equilibrada com o dinheiro no minimercado da escola.

Gosto pela leitura e os estudos

Leonardo Guaraldo de Meirelles Santos, de 10 anos, chegou para estudar na Believe há oito meses, quando demonstrava grande desinteresse pelos livros e a escola. Sua mãe, a professora de Educação Física, Simone Guaraldo, 38, estava preocupava com o quadro de desânimo. “Faltava interesse em estudar, pela leitura e eu não via ele fazendo lição”, conta a mãe, que procurou a escola de reforço por indicação.

Assim que matriculado, Leonardo lembra que, no início, achou que sua vida ficaria ainda mais complicada, “cheia de tarefas de casa” para fazer. “Mas foi diferente! Comecei a gostar de aprender a tabuada e a tirar notas boas na escola”, fala entusiasmado.

Aluno dos cursos de acompanhamento em Português e Matemática, Leonardo comenta que, hoje, sente-se mais seguro na escola, pois sabe como estudar e encontra orientação no acompanhamento escolar, sempre que precisa.

O orientador responsável pelos projetos da Believe, Igor Proença Fernandes, comemora a transformação no comportamento do estudante. “Sempre que um aluno aprende é como uma lâmpada que se acende, brilhando o seu potencial”, frisa.

Vencendo as deficiências

A pequena Júlia Moron, de 8 anos, é autista e possui comportamento hiperativo. Sua mãe, a advogada Elisângela Pacheco Lopes Moron, 44, sempre buscou formas de estímulo e acompanhamento especializado, de modo que a filha pudesse crescer e se desenvolver com qualidade de vida.

Tão logo soube que a Believe trabalhava com a proposta de alfabetização para crianças especiais, ela correu procurar ajuda. “A Júlia está na escola de reforço desde o início deste ano e já noto melhora no seu comportamento, postura e concentração”, comenta Elisângela, contando, ainda, sobre as dificuldades que enfrentou para a inclusão de filha em escola normal. “Tive que mudá-la de escola, pois a que ela estava antes não estava preparada para a inclusão e a deixava de lado”, afirma. “Hoje, enxergo um futuro diferente e mais promissor para a Júlia. O método da Believe é bem visual e vai ao encontro das necessidades de aprendizagem dela”, diz.

Somando em torno de 250 alunos matriculados e com planos de expansão para outras regiões da cidade, além da abertura de uma franquia, a diretora credita o sucesso da escola à metodologia pedagógica com base no ensino lúdico e totalmente personalizado, respeitando as características individuais do aluno. “Aqui, ensinamos o aluno a gostar de aprender”, convida. A Believe Educação fica localizada na Rua Antônio de Oliveira, 269, Cerrado, em Sorocaba/SP. Saiba mais em: www.vemprabelieve.com


Fonte: Q Notícia


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 19/11/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/11/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/11/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/11/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/11/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/11/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/11/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock