Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 18 de Novembro de 2017

MATÉRIAS


Marketing - Um desafio para microempresa

Matéria publicada em 14/02/2017



Marketing - Um desafio para microempresa

Todo empresário sabe a importância de atrair e reter clientes. Mas para que isto ocorra, primeiramente, é necessário um produto e ou serviço de qualidade. Caso contrário, o ciclo de atrair e reter não se sustenta. No entanto, somente isto também não é o suficiente, são necessários meios de apresentar, dar visibilidade aos produtos e serviços de forma dinâmica com o menor custo possível.

E a publicidade e propaganda é uma ferramenta extremamente eficaz para dar esta visibilidade à marca, tornando-a forte no mercado e diferenciando-a da concorrência. O problema é que estas estratégias necessitam de investimentos constantes, situação esta que o micro e pequeno empresário muitas vezes não executam. Não porque não desejam, mas muitas vezes por causa de poucos recursos no fluxo de caixa. Além disso, os mesmo se perguntam qual a melhor opção a se investir?

A divulgação da marca inicia-se com a fachada da empresa que deve estar de forma visível, clara e objetiva, buscando certo alinhamento quase que padronizado na forma de comunicação nos vários meios de publicidade e propaganda (jornais, rádios, panfletos na rua, cartões de visitas, etc..). Mas o que mais incomoda o empresário é saber se ele está investindo na melhor opção. 

A falta de tempo do empresário somado à falta do conhecimento sobre o assunto levam os mesmos a buscar profissionais para a execução deste trabalho. Mas com serviços de baixo custo (baratos), acabam recorrendo às gráficas para elaboração das artes e estratégias para comunicar sua marca ou negócio. E isto pode ser um grande problema, porque poucas gráficas têm equipes especializadas para este tipo de serviço, o que faz com que o trabalho seja executado por pessoas leigas e amadoras. Ou seja, os resultados esperados pelo empresário não serão alcançados.

Pensar em Marketing é pensar em estratégias. A comunicação do negócio tem que ter objetivos claros e de impacto para os clientes. As ferramentas devem estar alinhadas à missão e à visão organizacional de forma linear, na quais ações implementadas devem ser controladas e revistas periodicamente, e este trabalho não deve ser executado por profissionais sem o devido conhecimento em marketing. Os empresários devem trabalhar com agências de publicidade que sejam especializadas, buscando firmar parcerias (contratos de longos prazos), o que levará à redução no preço do serviço, e os resultados esperados serão alcançados. Não se deve esquecer que a chave para o sucesso da empresa não se limita ao Marketing, ele está relacionado à gestão de muitos outros fatores como finanças, produção, logística e capacitação de pessoas. 

Valmir Aparecido Cunha. Mestre em Administração e professor dos cursos de Administração; Engenharia da Produção; Logística; Comércio Exterior e Gestão da Qualidade da Uniso. Empreendedor do segmento varejista de Sorocaba. (e-mail: Valmir.cunha@prof.uniso.br)
 

Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 18/11/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 19/11/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/11/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/11/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/11/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/11/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/11/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock