Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 26 de Julho de 2017

MATÉRIAS


Liderança: um processo de gestão de pessoas

Matéria publicada em 17/01/2017



Liderança: um processo de gestão de pessoas

Embora seja recorrente a ideia que presidente, diretores, chefes, supervisões, ou seja, os níveis de comando numa organização, aparentam ter um dom natural para lidar com desafios globais e engajar sua equipe, esta é uma ideia equivocada, pois liderança é formada por meio de um meticuloso processo de desenvolvimento que envolve a área de Recursos Humanos, os gestores e todos que estão na linha sucessória.

Esse processo começa ainda na contratação de estagiários e trainnes, que em seus primeiros passos precisam mostrar sua capacidade de trabalhar em equipe e, principalmente, entregar resultados. Treinamento, viagens técnicas, programas de coaching são algumas das ferramentas que podem ser oferecidas pela organização para ajudar nesse caminho. Outro quesito fundamental é a aderência à cultura organizacional, na qual é preciso entender os valores que são defendidos pela empresa num processo de construção que envolve ambos os lados.

Algumas pessoas possuem maior ou menor facilidade para comandar equipes, porém não é a principal condição, pois existe treinamento ou capacitação para tal. O importante é que as pessoas se mantenham com seus valores, desde que respeitem e transmitam os valores da organização.
Comportamento autoritário não são tolerados, uma vez que um bom ambiente de trabalho é a chave para a retenção de talentos, considerado atualmente um desafio na questão da liderança.

Investir nos colaboradores na base da pirâmide corporativa aumenta a lucratividade, inspirado pela motivação, e condiz com os principais aspectos da liderança. Parte significativa do desempenho das organizações decorre do que acontece na base desta estrutura organizacional, o que nem sempre é percebida pela alta gestão da empresa.

Ao contrário do chefe de antigamente, o líder de hoje deve saber comunicar-se bem, apontar caminhos e principalmente saber ouvir. O líder cobiçado pelas empresas na atualidade tem muitas facetas. Pessoas que sabem para onde estão indo e por que são inspiradoras e seu senso de propósito também motiva outras pessoas. Sobre este recai a responsabilidade de ser o guardião da cultura organizacional, fonte de inspiração para seus liderados, e a missão de garantir que os resultados sejam alcançados, mediante a capacidade de identificar o problema, planejar a estratégia e alcançar a solução.

 Com tantos pré-requisitos, ninguém nasce pronto para liderar, mas com aptidão para tal, precisa ser desenvolvido mediante capacitação e estudo. As empesas que se preocupam com a gestão de pessoas e veem nisso uma oportunidade de lucratividade, mas essa “personagem” precisa ser desenvolvida, preparada e moldada, unindo conhecimento e prática para atingir o perfil esperado e o retorno desejado.

Osmil Sampaio Leite é mestre em Educação e coordenador dos cursos de Administração, Gestão de Recursos Humanos e Gestão Financeira da Universidade de Sorocaba – Uniso.
 

Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 26/07/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/07/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/07/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/07/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/07/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 31/07/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/08/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock