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Sorocaba, 22 de Outubro de 2017

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Economia na troca de pneus exige cautela

Matéria publicada em 02/03/2017



Economia na troca de pneus exige cautela

Cada vez mais comuns entre os donos de veículos, os pneus remoldados - também conhecidos como “remold” ou remodelados - chegam a custar metade do preço de um pneu tradicional. O Brasil ocupa o segundo lugar no mercado deste segmento, perdendo apenas para os Estados Unidos, de acordo com a Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus (ABR).

No país, sua comercialização só é permitida com o selo do Inmetro. Em 2016, o órgão rejeitou mais de 1,2 mil das unidades testadas. Em Sorocaba, o diretor do MJ Centro Automotivo, Fernando Nascimento, conta que remoldados sem o selo do Inmetro são facilmente encontrados para venda no mercado. “O fácil acesso aos equipamentos que produzem este tipo de pneu faz com que muitos sejam vendidos sem a certificação correta”, destaca o diretor, que já recebeu fornecedor de pneus tentando vender remoldados sem o selo do Inmetro.

Especialista no segmento automotivo, Fernando explica que, em áreas como a Zona Norte da cidade, os remoldados representam até 60% das vendas de pneus. “O ‘remold’ tem o mesmo desempenho do pneu comum na estrada, a diferença está no desgaste, por isso ele precisa ser trocado com mais frequência”, complementa.

A reposição da banda de rodagem do pneu, que fica desgastada pelo uso, é chamada de remoldagem. Ou seja, nos pneus remoldados a camada que entra em contato com o solo é substituída com apenas 20% do material que seria usado na produção de um pneu totalmente novo. “A prática é mundial e teve sua origem como forma de evitar o desperdício”, destaca a ABR.

O Inmetro regulamenta a reforma de pneus com base na Portaria Inmetro n.º 554, de 29 de outubro de 2015. O pneu reformado, por uma empresa devidamente cadastrada, recebe uma marcação com o número do registro. Para evitar fraudes, o consumidor pode conferir o registro do fabricante do pneu no site do Inmetro: http://registro.inmetro.gov.br/consulta. Estima-se que metade das oficinas fabricantes de remoldados não estejam legalmente aptas para exercer essa atividade. A multa prevista na lei pode variar de R$400,00 a R$1,5 milhão.


Fonte: Maktub Comunicação


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