Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 20 de Agosto de 2017

MATÉRIAS


Dos palácios para as ruas - Conheça o Sarau do Kabuletê

Matéria publicada em 13/07/2016



Dos palácios para as ruas - Conheça o Sarau do Kabuletê

Saraus são reuniões realizadas por grupos que tem por objetivo compartilhar experiências estéticas como dança, música, poesia e vários outros tipos de arte

A palavra tem origem no latim “seranus” ou “serum”, palavras que se referem a entardecer e a pôr do sol, por isso são normalmente realizados ao final do dia, ou durante a noite. Esse tipo de reunião era bem comum no século XIX entre aristocratas e burgueses.

 Os saraus começaram a acontecer no Brasil com a chegada da família real, que trouxe toda a corte para o Rio de Janeiro e lá passou a realizar o evento seguindo os moldes franceses, que envolviam um público seleto, vinho e champanhe. Logo, fazendeiros de São Paulo aderiram à ideia e as reuniões aconteciam por todo o país.

 Essas reuniões eram elegantes, frequentadas apenas por pessoas consideradas ricas financeira e culturalmente, com direito até a piano de cauda. Ilustres poetas e músicos usavam o sarau para apresentar suas obras, já os artistas desconhecidos os sondavam, à procura de patrocínio e apoio.

Hoje em dia, para realizar um sarau não é mais necessário toda essa pompa e circunstância, basta que hajam pessoas interessadas em compartilhar sua arte com outras, em qualquer ambiente; seja um bar, uma casa ou até uma praça.

Esse é o caso do Sarau do Kabuletê, realizado no Centro Cultural Brasital, em São Roque, interior de São Paulo. O sarau do Kabuletê surgiu de um encontro de amigos, que queriam dar mais vida à arte e à cultura da cidade. A partir daí várias pessoas abraçaram a ideia, dando origem ao Coletivo do Kabuletê, que tem como objetivo integrar os artistas da região e levar a arte para todos. O nome do “Kabuletê” é uma homenagem a Vinícius de Moraes, que abria sua casa para todos que tivessem vontade de compartilhar algo.

O evento não tem fins lucrativos e segundo Janna Giorni (29), uma das organizadoras, o sarau conta sempre com o apoio de patrocinadores e do Departamento de Cultura de São Roque, que cede a Brasital para a realização das apresentações. Além disso, eles recebem doações de materiais e há também várias pessoas que se oferecem para colaborar de alguma forma. As apresentações artísticas são todas voluntárias.

A última edição do sarau aconteceu no dia 10 de abril e reuniu cerca de 200 pessoas, com uma média de 20 atrações. Uma delas saiu de outra cidade, especialmente para se apresentar no Kabuletê: a dupla de palhaços Berinjela Trakinas e Biroska de Coisa Nenhuma, interpretados por Samir Jaime (36) e Vitor Silva (25), respectivamente.

Ambos trabalham como palhaços há cerca de três anos, mas pertencem a um grupo de teatro de rua de Sorocaba. Samir é ator há 17 anos, já Vitor trabalha com isso há seis. Os atores já haviam participado do teatro de Páscoa, que acontece anualmente em São Roque, e acabaram convidados a se apresentar no sarau. “É uma iniciativa bem legal e nós pretendemos voltar sempre que pudermos. Como a gente trabalha com teatro de rua, somos muito abertos a esse tipo de evento e achamos essas iniciativas muito importantes”, declara Jaime. 

As apresentações na rua são uma forma de divulgação do trabalho deles. “Ir para rua é importante para que mais pessoas tenham acesso ao nosso trabalho. Se a gente se apresentar somente no teatro ou em locais fechados, nós limitamos o número de pessoas que tem alcance à nossa arte. Com o trabalho na rua a gente consegue abranger muita gente que às vezes não tem oportunidade”, relata Silva.

Uma das apresentações musicais realizada no sarau foi a da banda Máquina de Pelúcias, que existe há cerca de dois anos. Segundo Fabrícia Valete, a banda começou com um cover dos Beatles e foi se modificando aos poucos, “A ideia era reproduzir de uma maneira diferente as músicas deles”. Segundo ela o sarau é muito importante por ser um espaço onde há total liberdade para o artista mostrar seu trabalho, seja ele cover ou autoral. “O sarau dá voz a todos os tipos de arte e isso é muito importante para a banda e para os outros artistas que se apresentam”, completa.

O Sarau do Kabuletê é realizado em média a cada três meses, em São Roque. O próximo acontecerá no dia 07 de agosto, no Centro Cultural Brasital, que está localizado na Av. Araçaí, 280 - Centro, São Roque - SP. A organização convida todos os artistas que se interessarem a participar, divulgando seu trabalho e enriquecendo o sarau.

Mais informações:

facebook.com/saraudokabulete
 


Fonte: Mariana Bonini


Veja mais fotos:

Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 20/08/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/08/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/08/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/08/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/08/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/08/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/08/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock