Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 26 de Julho de 2017

MATÉRIAS


Cuidados relacionados à saúde bucal para pacientes em tratamento oncológico

Matéria publicada em 24/11/2016



Cuidados relacionados à saúde bucal para pacientes em tratamento oncológico

O câncer é considerado uma das causas mais comuns de mortalidade em diversas regiões do mundo. Atualmente, a doença é responsável por aproximadamente 20% de todas as mortes que ocorrem em países economicamente desenvolvidos e 10% nos países considerados de baixa renda.

A maioria dos pacientes tratados com radioterapia ou quimioterapia será afetada pelos efeitos colaterais agudos ou crônicos decorrentes do tratamento oncológico, sendo que as complicações bucais frequentemente geram toxicidades graves o suficiente para que seja necessário interrompê-lo, interferindo diretamente no prognóstico, chance de cura e qualidade de vida dos pacientes.

Os cuidados relacionados com a saúde bucal são de extrema importância nos períodos pré, trans e pós-tratamento oncológico. Em um cenário ideal, os pacientes oncológicos, imediatamente após a confirmação diagnóstica devem ser examinados por um cirurgião-dentista, antecedendo o protocolo de tratamento estabelecido pela equipe médica.

O cirurgião dentista durante a sua avaliação irá estabelecer um protocolo de tratamento que irá priorizar remoção de focos de infecção dentais que podem apresentar complicações durante o tratamento devido principalmente às alterações da imunidade do paciente. O tratamento odontológico antes do início da radioterapia ou quimioterapia promoverá remoção de placa bacteriana, doença periodontal (doença nas gengivas), remoção de cáries, tratamento endodôntico e realização de extrações dentais. 

O cirurgião dentista sempre deverá estar em contato direto com a equipe médica a fim de estabelecer o protocolo de tratamento odontológico com conhecimento prévio sobre o diagnóstico do paciente, tratamento oncológico a que será submetido e prognóstico, desta forma será possível em um menor período de tempo realizar os procedimentos odontológicos necessários a cada paciente. A cada dia mais os protocolos de tratamento médico odontológicos têm sido individualizados a cada perfil de paciente.

Adicionalmente, cabe ao cirurgião dentista orientar o paciente quanto aos possíveis efeitos colaterais em boca decorrentes do tratamento oncológico a que ele será submetido e realizar orientação e o treinamento em higiene bucal para um melhor controle das possíveis alterações bucais. 

Um paciente bem orientado e com uma boa saúde bucal, apresentará menores complicações decorrentes do tratamento oncológico durante todo o período de tratamento minimizando efeitos colaterais agudos e crônicos em boca resultando em melhor qualidade de vida.
 


Fonte: Pepper Criativa


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 26/07/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/07/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/07/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/07/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/07/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 31/07/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/08/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock