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Sorocaba, 22 de Outubro de 2017

MATÉRIAS


Correr para Envelhe-SER Melhor

Matéria publicada em 20/06/2017



Correr para Envelhe-SER Melhor

O número de pessoas com 60 anos ou mais está aumentando minuto a minuto e isso indica um perfil de prolongamento do “tempo de vida”

Você já se deu conta disso? O que você faz para Viver melhor? 

A população mundial está envelhecendo cada vez mais, por que? O aumento significativo da população é representado, e isso se torna cada vez mais notável, pelos avanços tecnológicos, principalmente na área da medicina, fazendo com que as pessoas possam viver mais. 

É necessário dizer aqui que viver mais não significa mais saúde ou qualidade de vida. 

A busca de medidas para uma melhor qualidade de vida, especialmente na população idosa, tem sido foco de muitas pesquisas. É consenso que há uma relação muito forte entre envelhecimento, estilo de vida e saúde, e que a prática regular de atividade física/exercício físico assume um papel de destaque.

Duas das modalidades que vêm crescendo em grandes proporções para os idosos, a caminhada e a corrida, proporcionam inúmeros efeitos positivos para a saúde física e mental das pessoas, em todas as fases da vida. Comparada às outras modalidades de exercícios e esportes, são duas atividades versáteis podendo ser praticadas em ambientes fechados ou abertos, em pistas ou parques, no verão ou inverno e durante o dia ou à noite. 

Os idosos adeptos da caminhada e corrida de rua presenciam grandes benefícios destas modalidades que podem surgir logo após (efeitos sub-agudos) a atividade e também ao longo do tempo de prática regular (efeitos crônicos). A melhora da resistência muscular, efeitos cardiovasculares, regulação do sono, bem-estar, controle de peso, diminuição de dores, além de barreiras contra fatores de riscos à determinadas doenças, são sinais positivos que poderão ser observados. Vale lembrar que tanto a caminhada quanto a corrida podem auxiliar ao menos na manutenção da funcionalidade no decorrer do processo de envelhecimento, promovendo ainda mais autonomia da pessoa.

Ao longo da vida, com o processo do envelhecimento e declínio dos níveis de atividade física, ocorrem perdas significativas levando ao surgimento de doenças e como consequência a perda da capacidade funcional. As Alterações na composição corporal, nas capacidades motoras, redução da força, capacidade aeróbia, flexibilidade e equilíbrio são significativas para dificultar as atividades diárias e interferir negativamente na qualidade de vida. 

Dessa forma, é recomendado que, assim como as demais pessoas, os indivíduos acima de 60 anos pratiquem exercícios físicos regularmente, adotando modalidades que desperte o prazer e sejam significativas. Isso serve como estímulo para manter a regularidade e os hábitos saudáveis.

No entanto nesta faixa de idade (60+) existem cuidados específicos que devem ser conhecidos por profissionais de educação física e médicos para avaliar e levar em conta a prescrição da corrida de acordo com as necessidades individuais de cada pessoa. 

Vale ressaltar a importância de realizar o fortalecimento muscular especificamente para evitar lesões.

 

Lucas Marques 
Professor FOS RUNNING
Profissional de Educação Física 
Realiza Pós graduação em Condicionamento Físico e Saúde no Envelhecimento e Aperfeiçoamento em Condicionamento Físico para Cardiopatas e Grupos Especiais.

 

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