Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 17 de Maio de 2022

MATÉRIAS


Conduta na empresa em momentos de crise

Matéria publicada em 02/02/2015



Conduta na empresa em momentos de crise

Com grandes escândalos de corrupção nas maiores empresas do país, tanto do setor público quanto no setor privado, é comum que as pessoas se sintam desmotivadas a seguir um comportamento honesto. Porém, a falta de ética de alguns setores jamais deve ser o gatilho para que o seu desempenho seja alterado ou por decidir adotar uma conduta considerada inaceitável.

As prisões da operação Lava-Jato, que estão em voga no momento por ter desencadeado uma grande série de descobertas de corrupção na Petrobrás com grandes empreiteiras, têm deixado uma lição a funcionários honestos. Se deixar corromper pode ser um caminho decisivo na sua vida e da sua empresa, acabando com todo um histórico de sucesso e honestidade.

Quebra de regras

O profissional pego em um esquema fraudulento dificilmente consegue provar ingenuidade. Porém, nem todos os desonestos corporativos possuem as mesmas características e motivações. Em entrevista ao portal da Exame, Guido Palazzo, que leciona ética nos negócios na Universidade de Lausanne (Suíça), afirmou que “em qualquer empresa há dois perfis de pessoas que quebram as regras”, podendo ser divididos entre aqueles que corrompem e fraudam intencionalmente e aqueles que quebram as regras sem saber que estavam fazendo algo errado. Normalmente, ambos são considerados culpados.

Nos últimos grandes escândalos, as quantias de dinheiro desviado podem parecer exorbitantes, mas fraudes podem acontecer também em esferas menores. A primeira e mais comum costuma ser a apropriação indevida de recursos. No ambiente empresarial alguns benefícios podem ser aceitos, como um almoço para tratar de assuntos da empresa com seu chefe ou receber brindes corporativos, mas situações como apropriação de material de escritório ou até mesmo computadores e carros para conseguir vantagem não fazem parte da conduta de um bom funcionário.

Embora as incidências destas apropriações indevidas sejam a prática mais comum, elas podem ser percebidas antes de causar um grande prejuízo para a empresa. No entanto, o desvio de altas quantias costuma ser um grande problema para os empreendimentos, levando muitos a decretarem falência, como a Enron, ou ainda a situação que quase levou o banco brasileiro Panamericano a fechar as portas.

Oportunidade de mercado

Como a maior dificuldade é saber qual indivíduo está mais propenso a ser corrupto, a melhor maneira de se precaver é contratando e investindo em serviços que monitorem o comportamento da empresa e seus funcionários. Algumas agências já oferecem esse serviço, disponibilizando especialistas que recebem denúncias e analisam as questões dentro da empresa contratante, tomando conhecimento do código de conduta e perfil das áreas que serão monitoradas.
 

Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 17/05/2022

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 18/05/2022

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 19/05/2022

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/05/2022

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/05/2022

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/05/2022

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/05/2022

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock