Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 03 de Junho de 2020

MATÉRIAS



Brasil é dono do maior mercado de entretenimento e mídia na América Latina

Matéria publicada em 09/12/2019



Brasil é dono do maior mercado de entretenimento e mídia na América Latina

Oitava maior economia do mundo e com 209 milhões de habitantes, segundo estatísticas divulgadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia), o Brasil é um país multicultural que consome muito entretenimento em várias frentes. Não por acaso, é um país na rota de gigantes empresas do setor de entretenimento e mídia.

A empresa PwC (PricewaterhouseCoopers), uma das grandes prestadoras de serviços profissionais do mundo nos setores de auditoria, analisou em sua 20a Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia os gastos de anunciantes e consumidores em 14 setores de entretenimento e mídia do Brasil e de mais 52 países.

Foram mapeados os seguintes segmentos: cinema; jornais e revistas; música, livros; TV por assinatura e home vídeo; publicidade na TV; consumo de dados em entretenimento e mídia; publicidade digital; vídeo OTT; realidade virtual (VR); podcast; mídia exterior; game e-sports; e rádio.
Apoiada em seus estudos recentes, a PwC projeta que o mercado de entretenimento e mídia brasileiro saia de U$36 bilhões em 2018 e salte para U$47 bilhões em 2023.

Além disso, no ranking que projeta cenários do setor como um todo para 2023 na América Latina, o Brasil lidera o mercado latino- americano e apresenta a terceira maior taxa de crescimento mundial (5,5% ao ano até 2023), atrás somente da indianos e dos chineses.
Levando em conta que o crescimento de gastos com mídia e entretenimento será de 30% nos próximos quatro anos em solo brasileiro, mercados digitais com grande potencial de expansão no país, como variadas plataformas
 de streaming de vídeo e áudio, cassino online, games, internet e tantos outros, deverão seguir em alta no mercado nacional na próxima década.


Aumento no consumo brasileiro de música  

Seguindo uma tendência mundial, os gastos com música tradicional crescem em média 4% ao ano. Atualmente, o Brasil fica somente atrás do México no mercado de música ao vivo na América Latina.

Além disso, devido ao aumento previsto da arrecadação com bilheteria de shows ao vivo no país, a PwC projeta um aumento de 6% dentro desse segmento até 2023.

Já o mercado de música digital cresce 15% ao ano e deverá continuar assim por um bom tempo, segundo a pesquisa. “Isso se deve ao hábito de consumo: o usuário não busca mais a ‘posse’, que implica o armazenamento, mas sim o ‘acesso’ ao conteúdo, dando preferência ao streaming”, explica Carlos Giusti, sócio da PwC Brasil. 

 

Gasto com streaming de vídeo ultrapassará a bilheteria de cinema


Em razão do crescimento rápido do mercado de streaming no Brasil – 16% ao ano – as receitas desse setor no país saltarão de U$615 milhões em 2018 para U$1,6 bilhão em 2023. Para feito de comparação, a bilheteria de cinema será de U$1,1 bilhão de dólares em 2023.  

Já o setor de TV por assinatura sofrerá queda de 1% entre 2018 e 2023 — de 25% para 24%. Porém, para suprir essa queda, as empresas de TV fechada elevarão o preço de seus serviços ao cliente. Para se ter uma ideia, osbrasileiros gastaram mais de U$5 bilhões com assinatura de TV. Tais mudanças impulsionaram o setor a investir cada vez mais em streaming – TeleCine Play, Watch ESPN, HBO GO e Globo Play são relevantes exemplos disso.

Setor de jogos no Brasil deverá faturar U$1,5 bilhão em 2023


Em 2023, a estimativa da PwC é que todo o setor de jogos lucre U$1,5 bilhão de dólares no Brasil. Também é válido destacar que 97% do total desses gastos serão em plataformas digitais, como em cassinos online, jogos de aplicativo em dispositivos portáteis, entre outros exemplos — impulsionados pela evolução tecnológica nos smartphones.

 

Segundo a PwC, o setor de jogo social apresentará um crescimento relevante entre 2018 e 2023: saltará de U$398 milhões para U$800 milhões nesse mesmo período, um dos maiores crescimentos previstos nesse segmento.

 

Outros setores de entretenimento e mídia que apresentarão crescimento até 2023


Se em 2018 a porcentagem de brasileiros que tinham acesso à internet móvel era de 64%, a projeção da PwC para 2023 é que 76% da população tenha uma conexão estável em dispositivos móveis. Desse montante, 93% terão acesso à internet rápida.
No setor publicitário, tanto a publicidade tradicional quanto o marketing digital apresentam projeção de crescimento até 2023. Porém, para que a publicidade digital tenha um enorme crescimento nos próximos anos, a PwC entende que o país precisará investir mais em estrutura de rede de internet. Além disso, as empresas terão que aumentar o campo da personalização com o intuito de agregar mais público para suas respectivas marcas.

Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 03/06/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/06/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 05/06/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 06/06/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 07/06/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 08/06/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 09/06/2020

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock