Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 17 de Maio de 2022

MATÉRIAS


Artistas de Itapetininga expõem suas obras na Áustria

Matéria publicada em 01/02/2016



Artistas de Itapetininga expõem suas obras na Áustria

“Arte Brasileira em Viena” é composta por obras de 43 artistas e
tem objetivo de aquecer o mundo com as artes e cores do Brasil.

A cidade de Itapetininga será muito bem representada na exposição Arte Brasileira em Viena, que acontece na Galeria Koko, Áustria, entre os dias 18 e 25 de fevereiro. Os artistas itapetininganos Elze Arruda, Antonio Carlos Estanagel e Clara Bandeira estão entre os 43 artistas brasileiros que apresentarão suas obras na mostra. Essa exposição faz parte do circuito internacional do projeto “Marés, Flores, Cores e Estrelas Guia”, que conta com a curadoria de Angela de Oliveira, também do município.

Com objetivo de fomentar o movimento de arte internacional, essa exposição pretende chamar a atenção do público, sensibilizando, abrindo espaço e provocando questionamentos. Mas Viena é apenas o início. Como adianta a curadora, muitas outras mostras estão por vir em 2016. “Está nos meus planos passar por França, Suíça, Itália, Portugal, Estados Unidos e Alemanha”, comenta. “A arte brasileira é muita rica e elogiada em outros países e esse momento é propício para a ação. Então vamos aquecer o mundo com nossa arte e nossas cores”, afirma.

E é nesse cenário que as obras de Elze trazem grandes contribuições. Dedicada há mais de 20 anos na profissão, a artista já participou de diversas exposições pelo Brasil e mundo afora, como a recente mostra no Carroussel Du Louvre, em Paris. Suas telas, criadas por formas abstratas, levam o espectador à imaginação. “A arte faz parte de mim, olho ao meu redor e vejo arte em toda parte. É minha forma de verbalizar, interagir e viver”, conta.

Para ela, levar mensagens de cor por meio de grandes polos da arte, é uma possibilidade que a emociona. “Faz parte dos meus anseios mostrar seres entrelaçados, através de mensagens de cor, imagens e textos. E essa oportunidade de expor internacionalmente, mais uma vez, é um grande presente que a vida me possibilita”, comemora Elze.

Já as esculturas de Antonio Carlos Estanagel também darão um toque especial em Viena. Fascinado por trabalhos feitos a mão desde pequeno, ele considera ferramenta de sua arte, o que muitos consideram como lixo. “Comecei aos 14 anos, mas tive que parar por questões pessoais, como casamento, filhos e trabalho. Em 2011, resolvi sair da empresa e me dedicar totalmente à arte e ao meio ambiente”, relembra. “Queria reaproveitar os materiais que a sociedade descartava e transformá-los em esculturas”, explica Estanagel.

Por último, mas não menos importante, Clara Bandeira, 17, levará sua visão mais jovial para a exposição. Apesar de nova, a neta de Angela de Oliveira já possui grande experiência, tendo estudado arte em Cambridge, no ano de 2014.

“Desde muito pequena eu fazia esculturas inspiradas em um programa infantil, fazia tudo que ensinavam. Minha mãe comprava os materiais e eu imitava. Depois, aos sete anos, comecei a desenhar e não parei mais. Sinto necessidade de desenhar e faço isso com muito prazer”, conta a adolescente que também já teve suas obras expostas em Paris.
 


Fonte: JF Assessoria de imprensa


Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 17/05/2022

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 18/05/2022

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 19/05/2022

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/05/2022

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/05/2022

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/05/2022

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/05/2022

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock