Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 23 de Novembro de 2017

MATÉRIAS


A importância da atividade física na prevenção do câncer

Matéria publicada em 23/05/2016



A importância da atividade física na prevenção do câncer

Que ser fisicamente ativo é bom, todo mundo sabe. Que auxilia no controle de peso, na manutenção da saúde óssea, muscular e articular, diminui o risco de desenvolvimento de hipertensão arterial e diabetes, de morte prematura, além de promover bem-estar psicológico, isso também todo mundo já sabe. Mas o que vem sendo falado nas redes sociais, e no meio científico com mais frequência recentemente, é a importância da prática de atividade física como prevenção a vários tipos de câncer. Será verdade mesmo?

Um estudo publicado recentemente em uma das maiores revistas médicas norte-americanas, mostrou que a prática de atividade física regular teve impacto para a redução de risco de 13 tipos diferentes de câncer, dentre eles o câncer de mama, intestino e pulmão. Do ponto de vista médico, poderíamos justificar esse beneficio principalmente pela ajuda no controle de peso corporal.

Diminuiria a gordura em excesso e, com isso, a produção de hormônios nocivos relacionados a produção de tumores, como a insulina e os hormônios sexuais (androgênio e estrogênio), levando a menor risco de desenvolvimento dos cânceres.

A dificuldade principal nestes estudos é determinar quanto seria o mínimo de atividade física suficiente para trazer efeito preventivo. Segundo a Sociedade Americana de Câncer, atividade moderada a intensa, pelo menos 20 minutos por 3 ou mais vezes na semana.

Porém, já existem evidências suficientes do benefício da atividade física na redução do risco de câncer de intestino (30 a 40% em relação aos sedentários), pulmão (20% sobretudo em homens) e endométrio (20 a 40%). No caso do câncer de mama, sabe-se que o risco de desenvolver a doença é menor nas mulheres ativas fisicamente, porém com taxas muito variáveis.

Importante: mulheres que aumentam sua atividade mesmo na pós-menopausa podem ter benefício na prevenção. Eu acredito que com todas as evidências já estudadas, e com mais estudos em andamento, já é possível acreditar e afirmar sim, que a atividade física pode ajudar a prevenir o câncer. Então por que não prevenir e receber todos os outros benefícios do exercício? Não tenha medo de começar com pouco.

Qualquer pequeno esforço será válido, e gradualmente se vai progredindo, sempre com boa supervisão. O importante é o ganho de qualidade de vida. Isso não tem preço.

Dra Alice Rodrigues Francisco

Medica Mastologista

CRM-SP 107971

Mais informações:

Clínica Humanitas - Mandara Life

Pró-femme diagnósticos

https://www.facebook.com/profemme.diagnosticos

Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 23/11/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/11/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/11/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/11/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/11/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/11/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock