Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 30 de Maio de 2017

MATÉRIAS



A importância da administração de materiais nas empresas

Matéria publicada em 26/01/2017



A importância da administração de materiais nas empresas

O alto grau de competitividade do mercado já obriga as empresas a terem a máxima atenção em seus custos, o que dirá em época de crise econômica. Não é de hoje que as grandes organizações trabalham exaustivamente para diminuição de seus custos produtivos e, para que isto ocorra, elas atuam em todas as áreas. Diferente destas, grande parte das pequenas e médias empresas não investe tempo e dedicação para análise dos custos produtivos. Seja pela falta de qualificação de seus proprietários ou a ausência de funcionários qualificados para está gestão.

 Ao se pensar em custos, deve-se obrigatoriamente pensar em gestão estratégica dos materiais. O objetivo central da administração de materiais é maximizar o uso dos recursos materiais e patrimoniais na organização, evitando os desperdícios. Para que isto aconteça adequadamente, é necessário ficar atento aos estoques de matérias primas e insumos, além da gestão de compras e logística dos mesmos. Algumas das principais funções do controle de estoque são: determinar o que deve permanecer estocado, quanto se deve reabastecer e quando será necessário o material, o que não é tão simples, porque necessita de técnicas adequadas de controle.

 Se em um processo produtivo de transformação, ou em empresas de revenda de bens de consumo, os maiores custos ficam alocados sobre os materiais e a logística de movimentação, será necessária assim maior preocupação em manter o mínimo de estoque possível. A ideia de manter o mínimo de produtos estocados não é nova, algumas grandes corporações implantaram esta estratégia nos finais dos anos de 1960 e início dos anos 1970, sendo aprimorada durante estes anos. Elas investiram muito em tecnologia de informação e qualificação profissional buscando alcançar níveis de excelência, reduziram seus estoques, implantaram modernas técnicas/métodos de gestão como just in time (JIT), 5S, políticas de inventários entre outras.

Mas você leitor, pode se perguntar como as pequenas empresas poderão implantar estas técnicas em pleno período de crise econômica no qual país está passando? Bem, não é fácil está resposta, afinal o investimento em tecnologia de informação, treinamento e contratação de pessoal qualificado exigem uma cifra elevada. Mas podemos obter bons resultados com poucos investimentos, basta o empresário tomar ciência que as mudanças dependem dele. 

A gestão de estoque deve ser rotineira, e inicia-se no momento de planejar o produto, buscando padronização do material usado, diminuindo a quantidade de itens armazenados. Na compra, deve-se observar a real demanda do material a ser adquirido com os menores preços, negociando entregas de acordo com a necessidade (JIT). Realizar inventários periódicos com os objetivos de se evitar materiais obsoletos, furtos, materiais danificados. Criar políticas de manutenção e controle com regras claras e objetivas, realizando treinamentos constantes dos profissionais, e manter organizado e limpo os locais de armazenagem (5S), reduzindo e aproveitando o máximo da capacidade da área de armazenamento.
A gestão de materiais deve ser pensada estrategicamente pelas pequenas e médias empresas, porque só assim elas poderão se manter neste mercado extremamente competitivo.

Valmir Aparecido Cunha. Mestre em Administração e professor na Universidade de Sorocaba nos cursos de Administração; Engenharia da Produção; Logística; Comércio Exterior e Gestão da Qualidade. Empreendedor do segmento varejista de Sorocaba. (e-mail: Valmir.cunha@prof.uniso.br)
 

Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 30/05/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 31/05/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/06/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 02/06/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 03/06/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 04/06/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 05/06/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock