Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 26 de Julho de 2017

MATÉRIAS


24º Bienal Internacional do Livro: Muito mais que literatura

Matéria publicada em 31/08/2016



24º Bienal Internacional do Livro: Muito mais que literatura

O evento que mescla cultura, gastronomia, negócios e muita diversão está agitando a grande São Paulo

Cerca de 700 mil pessoas deverão passar no Pavilhão de Exposições do Anhembi até o próximo domingo, 4 de setembro. O publico poderá conferir em média 480 marcas que apresentam seus mais importantes lançamentos e levam até a Bienal Internacional do Livro diversas atrações interativas.

Os 60 mil m² do Pavilhão estão recheados de estandes que vão muito além das ofertas de livros. A programação garante a diversão e entretenimento de todos os públicos, desde o infantil até os mais velhos. Um dos destaques do último sábado, 27, foi o cartunista brasileiro Maurício de Souza, que passou por lá para falar sobre os 80 anos de quadrinhos e acabou fazendo um bate papo descontraído com o público que pode fazer elogios e tirar dúvidas com o pai da Mônica.

Segundo o cartunista, ele teve que adaptar os desenhos e histórias de acordo com a moda e o público, mas afirma que até hoje todos os leitores tem o mesmo sentimento "Nosso público lê até hoje da mesma forma, com o coração''.
 

Maurício de Souza iniciando a palestra no sábado, 27 de agosto

Quando questionado porquê a maioria dos personagens são meninos, Maurício responde ''Eu precisava desenhar uma menina mas não sabia pensar como ela, afinal, eu sou um menino, mas ai me dei conta de que minhas filhas serviam como modelo e percebi que elas pensam da mesma forma que os meninos desde sempre''.

A platéia estava repleta de crianças, como João Vitor de apenas 10 anos, que assim que teve a oportunidade de pegar o microfone, perguntou ao ídolo o motivo do Cebolinha falar enrolado. Mauricio respondeu em tom sério ''Ele tem um probleminha, mas já está passando com uma fonoaudióloga e está conseguindo se comunicar bem, o que importa é ser aceito por todo mundo''.

Além de João Vitor, outras crianças puderam fazer perguntas, ou apenas elogiar e emocionar o cartunista, como Maria Eduarda, que ao pegar no microfone foi breve ''Quando eu crescer, quero ser igual a você e criar vários personagens legais, um beijo!'', disse a criança rapidamente.

Mauricio aproveitou a palestra para agradecer o carinho do público e dizer que os personagens principais de qualquer história que escreva, são os leitores. 

Além de Maurício de Souza, a Bienal Internacional do Livro conta com diversos autores que expõem as obras no Pavilhão diariamente, como Denise Barbosa, autora do livro Balada 80, que conta que a idéia de escrever o livro já era constante em sua vida, pois é apaixonada por filmes antigos ''Baseada nos filmes que já assisti, resolvi colocar no papel a história de uma menina que vive nos tempos modernos e de repente volta para 1980 e se vê amiga da própria mãe'', explica.

Em relação a Bienal, Barbosa conta que é a primeira vez que expõem e se surpreendeu com a faixa etária dos leitores ''Eu pensei que apenas adolescentes lessem meu livro, me surpreendi quando vi pessoas da minha idade lendo também''. Além disso, a escritora revela que já está preparando o spin-off do livro e tem planos para o futuro.

  

Denise Barbosa em entrevista para equipe Sorocaba.com

Mas não é apenas a literatura que move a Bienal. O Pavilhão está repleto de Youtubers que conseguem através dos vídeos chamar a atenção do público. O treinador físico e coach Vinicius Possebon, por exemplo, utiliza os vídeos para conscientizar as pessoas para uma vida mais saudável. Seu canal no Youtube já chega a mais de 17 milhões de visualizações e 400 mil inscritos, já no Facebook, o treinador conta com mais de 980 mil curtidas.

''Além dos meus vídeos, resolvi escrever um livro para que o meu método, Q48, se espalhasse ainda mais, explicando também na forma teórica que 15 minutos podem ajudar a emagrecer sim'', afirma.

O Best-seller "O segredo da queima de 48 horas'' revela de forma teórica o que Possebon mostra em seus vídeos, o segredo do sistema Q48 - Queima de 48 horas, um dos programas de emagrecimento online mais vendidos do país.
Além disso, Possebon criou um aplicativo que bateu recorde no Brasil, com um milhão de downloads em 9 meses ''A intenção era que as pessoas levassem o meu método no bolso'', explica. 

Vinicius já atingiu 48 mil pessoas com o método e a intenção é impactar um milhão até 2019 ''Quando a gente trabalha no ambiente online não temos idéia de quantas pessoas são atingidas, então eu comecei querendo atingir uma pessoa, hoje eu quero atingir 1 milhão'', completa.

 

 Vinicius Possebon, treinador físico e coach

E como os livros são feitos para todos, esteve presente na Bienal, Leonardo Sales, co-fundador da Ubook, primeiro serviço de assinatura de audiolivros por streaming do Brasil, que contou que abordou todas as editoras oferecendo o serviço ''Hoje o Ubook tem estúdio próprio e grava todos os dias, contamos com mais de 2 mil títulos em português já gravados, e ao todo no catálogo português, espanhol e inglês, chegamos a 12 mil títulos'', afirma.

Para o ouvinte ter acesso a plataforma, basta acessar ubook.com ou baixar o aplicativo no celular, fazer um cadastro para acesso gratuito com uma oferta de conteúdos selecionas e caso queira ter acesso a todo catálogo o valor mensal é de R$ 18,90. ''Hoje nós falamos que somos um Netflix dos livros, pois com a assinatura mensal, o ouvinte tem acesso ilimitado'', afirma Leonardo.

Sales conta ainda que a idéia não é substituir a leitura, mas sim acrescentar, pois há momentos em que não é possível ler ''O áudio é oferecido como complemento ao hábito da leitura, e nosso público não é segmentado, diferente do que muitos pensam o Ubook não é apenas para deficientes visuais, mas sim para todas as pessoas, muitas vezes quando se está dirigindo ou na academia por exemplo, não é possível ler, mas sim ouvir''.

Aqui no Brasil, o Ubook tem uma média de 12 horas por ouvinte por mês, e segundo ele, as categorias mais acessadas hoje em dia são ''Empresas e Negócios'', ''Auto ajuda'', ''Ficção'' e ''Infantil''.

 

 Exposição de audiolivros na 24º Bienal Internacional do Livro de São Paulo

No fim da tarde de sábado, os fãs de Harry Potter puderam acompanhar um bate papo descontraído com o pessoal do Potterish.com, o maior site sobre Harry Potter no Brasil e um dos 5 maiores sites sobre o mesmo tema no mundo. A equipe do site aproveitou para fazer um quiz com o público e sorteou alguns livros e um box com toda coleção de livros da saga.

 

Equipe do site Potterish.com em debate no sábado, 27

Ainda no mesmo dia, aconteceu na Arena Cultural BNDES uma palestra sobre ética e democracia no Brasil, com os filósofos Mario Sergio Cortella e Luiz Felipe Pondé, que puderam conversar com o público sobre o momento atual do Brasil e ouvir as mais variadas opiniões da platéia de modo descontraído.

  

Filósofos em debate na 24º Bienal Internacional do Livro de São Paulo

A 24º Bienal Internacional do Livro de São Paulo segue até o dia 4 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, localizado na Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - SP, com muitas outras atrações já divulgadas no site oficial da Bienal.Os horários para visitação são de segunda à sexta-feira, das 9h às 22h, sábado e domingo das 10h às 22h e no dia 4 das 10 às 21h (com entrada até às 19).

Mais informações no site oficial da Bienal Internacional do Livro > http://bit.ly/2aPQrzJ

Confira algumas imagens do evento:
 


 

Veja mais fotos:

Comente

Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 26/07/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/07/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/07/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 29/07/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 30/07/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 31/07/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 01/08/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock