Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 22 de Outubro de 2017

DICAS DE TURISMO


Museu Histórico Sorocabano



Museu Histórico Sorocabano Segundo o historiador Aluísio de Almeida, um Museu é uma instituição viva, em continuo crescimento. A finalidade do Museu Histórico Sorocabano é colecionar, conservar e apresentar em exposição para fins de estudo e educação, os objetos e documentos de significação histórica, cultural e cientifica de nossa cidade e região.


O Casarão onde hoje hospeda o Museu foi construído pelos escravos de João de Almeida Pedroso, em 1780. Passaram-se pelo Casarão oito moradores. O último deles foi Joaquim Eugenio Monteiro de Barros, o ?Quinzinho de Barros?, de cujos filhos a Prefeitura conseguiu este patrimônio, que dá nome ao Parque Zoológico Quinzinho de Barros.


Segundo a história, em 1842 o Casarão recebeu a visita mais importante de toda a sua existência. A Marquesa de Santos, que vivia com o Coronel Rafael Tobias de Aguiar, e que por causa da Revolução Liberal ocorrida naquele ano, ali se asilou, pois na casa de Tobias, na cidade, era grande o movimento dos revolucionários.


O acervo do Museu está dividido cronologicamente em sete ambientes, exceto o primeiro deles, que é usado para exposição de telas itinerantes. São eles: Arqueologia e Pré-História; Cestaria Indígena; Acervo da Fabrica de Ferro de Ipanema, História da Bandeira (Historia da Fundação de Sorocaba); História da Família Joaquim Eugenio Monteiro de Barros e a Passagem Secreta; Sala da Marquesa (Louça e Móveis da Época). No Jardim do Museu podemos observar alguns instrumentos da época como Teares, Máquina de fazer pão, Telhas, Trole (Carroça), Bonde, Escada de Bombeiros, Tachos de Óleo e um Ford 1929.


O Museu Histórico Sorocabano está situado dentro do Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, na Rua Theodoro Kaisel, 883 ? Vila Hortência ? CEP 18020-268 ? (15) 3227-2825. Na mesma quadra do Zoológico.

A entrada fica na mesma linha da entrada do Zôo, deslocando-se apenas uns 50 metros. Localizada, a 10 minutos do centro da cidade, com acesso pela Avenida Coronel Nogueira Padilha, considerada uma das principais vias de acesso da cidade.


Para visitação pública, o Museu está aberto de terça a domingo das 9h às 16h30, fechando para almoço das 12h às 13h. Para pesquisas, de segunda a sexta das 8h30 às 16h30, fechando para almoço das 12h às 13h. Entrada franca.


Observações:

1.Possui uma sala de silêncio excelente para estudo.
2.Para consultar documentos da Câmara e Livros de Cemitério é necessário usar luvas e máscara.

Veja mais fotos:

Comente


Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 22/10/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/10/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/10/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/10/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/10/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/10/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/10/2017

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock