Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 18 de Novembro de 2019

ARTIGOS


As possibilidades do Turismo

Por: Vidal Dias da Mota Junior



O fenômeno atual do rápido crescimento do turismo no mundo vem trazendo algumas importantes reflexões para governos, mercados, pesquisadores, ambientalistas e comunidades. Sabe-se que o turismo pode contribuir sensivelmente para o desenvolvimento sócio-econômico e cultural de amplas regiões e, ao mesmo tempo, em poucos anos, pode degradar o ambiente natural, as estruturas sociais e a herança histórico-cultural dos povos.

Há, no Brasil, uma grande lacuna por parte dos gestores públicos em entender que os governos, em todos os níveis, possuem papel central no desenvolvimento sustentado do turismo. Algumas iniciativas de estabelecimento de políticas públicas locais e regionais vêm buscando contribuir para um turismo mais responsável, como em Bonito (MS) e Brotas (SP). E existe um consenso entre especialistas de que o desenvolvimento do turismo que almeja ser sustentável em nível local (ou de destinos) necessita fortalecer seus órgãos e criar instrumentos públicos representativos dos interesses dos atores sociais do turismo.

Atualmente, as diferentes esferas de governo no Brasil têm, dado uma importância relevante ao setor, um exemplo disso, foi o Ministério do Turismo que traçou o plano Nacional de Turismo baseado na regionalização, que implica a necessidade de profissionais habilitados no trato com políticas públicas, especialmente, na organização regional dos 5561 municípios brasileiros.

Na Região de Sorocaba uma das maiores potencialidades de desenvolvimento sócio-econômico é o turismo. Conforme Zanella (2006), o cenário de potencialidades da região é bastante favorável. A história, a cultura regional, as reservas de mata atlântica quase intactas e a riqueza de paisagens criadas pela drenagem em rochas calcárias oferecem uma natureza a espera de políticas mais arrojadas e responsáveis na área do turismo, especialmente nas modalidades ecoturismo e parques temáticos.

Portanto, para aqueles que formulam as políticas públicas e os setores que apostam nesse potencial, na Região de Sorocaba, é importante que saibam promover e consolidar um turismo que promova a sustentabilidade sócio-ambiental. Para isso, a participação da comunidade nos projetos de desenvolvimento turístico é uma condição para o sucesso.

O texto publicado neste artigo é de responsabilidade do autor, e pode nao expressar a opiniao total ou parcial do Portal Sorocaba On-Line S/C Ltda sobre o assunto. Boa leitura!

Vidal Dias da Mota Junior

Natural de Apiaí-SP, Vale do Ribeira. É formado em Ciências Sociais pela UNESP de Araraquara. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR e Especialista em Gestão Pública e Gerência de Cidades - UNESP de Araraquara. Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, na área de Estudos Políticos. Professor da Universidade de Sorocaba e da Academia de Ensino Superior nas disciplinas de Metodologia Científica, Sociologia, Políticas Públicas e Educação Ambiental.

Leia mais artigos deste Colunista


Comente




Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 18/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 19/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock