Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 15 de Novembro de 2019

ARTIGOS


A importância de uma língua estrangeira na formação profissional

Por: Sidarta da Silva Martins



A União Européia decidiu, há alguns anos, que todas as escolas de países vinculados àquela Comunidade deverão ter, em seus currículos, no mínimo três línguas, a do próprio país e mais duas estrangeiras.
Qual a justificativa para isso?
Entendem os legisladores da União Européia, ligados à Educação e à formação profissional, que os cidadãos europeus não poderão exercer seu pleno direito de liberdade em outros países, se não puderem se comunicar na língua local. Não poderão ter as mesmas oportunidades de estudo, não poderão ter as mesmas oportunidades de emprego, não poderão ter participação ativa na vida daquela comunidade.
Assim, as crianças, jovens e adultos residentes em países da União Européia, irão, a partir de agora, obrigatoriamente, se comunicar em três línguas. Terão expandido seu universo cultural e científico, além do tecnológico. É o nascimento do "Ser Humano Universal", com o qual tanto sonhamos. Quem irá ganhar com isso? Em primeiro lugar a pessoa, que terá muito mais liberdade de movimentação, não só dentro da Comunidade Europeia como também em outros continentes. Poderá estudar, morar e trabalhar em outros países, sem qualquer constrangimento, podendo, também, é claro, conviver com pessoas de outras culturas, com a maior naturalidade.
O Centro Cultural Europeu - London School, tem procurado difundir esta ideia da universalização da comunicação, através de palestras gratuitas, em Português e em Inglês, versando sobre Administração, Marketing e outras áreas do conhecimento.
O Brasil precisa se inserir neste mesmo movimento, da liberdade através do conhecimento.
Não há outra saída! Com o Inglês, o Francês e Espanhol, já teremos condições de manter contato com a maioria dos países do mundo.
Tanto a Índia como a China, grandes parceiros comerciais do Brasil, com quase a metade da população mundial, tem o Inglês como segunda língua para comunicação.
A França, um dos países mais desenvolvidos do mundo, tem grande presença em várias regiões, notadamente no Brasil.
Sobre a importância do Espanhol nem precisamos falar, o Mercosul está aí, bem como outros países de língua espanhola, e é uma realidade na parceria comercial com o Brasil.
Assim, fica evidente a importância da língua estrangeira no desenvolvimento profissional, tanto comercial e industrial, quanto de gastronomia, de turismo, de hotelaria, ou outras.
Usando a Metodologia dos Sons, criada para facilitar o aprendizado de línguas estrangeiras, o Centro Cultural Europeu, em Itu/SP, tem auxiliado centenas de profissionais a se expressarem em outro idioma, compreendendo e se fazendo compreender, tanto no Brasil quanto em outros países
 

O texto publicado neste artigo é de responsabilidade do autor, e pode nao expressar a opiniao total ou parcial do Portal Sorocaba On-Line S/C Ltda sobre o assunto. Boa leitura!

Sidarta da Silva Martins

Sidarta da Silva Martins, linguista, escritor, poeta, compositor e pesquisadorem comunicação, recentemente assumiu, em Itu/SP, a cadeira número 20 da ACADIL. Já ocupava a cadeira 71 da Academia Nacional do Portal do Poeta Brasileiro e a cadeira 92 da ALB/SP. É formado em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Desde 2003 é Professor Titular do Curso de Gestão da Universidade Paulista (UNIP), em Jundiaí. Além de pesquisas na área de Administração, atua  nas áreas de Lingüística, de Recursos Humanos - RH e do  Desenvolvimento Humano. Trabalhou e estudou nos Estados Unidos e na Europa. Há mais de vinte anos apresenta os resultados de seus trabalhos em palestras e seminários sobre Aprendizado de Línguas Estrangeiras, Treinamento e Desenvolvimento de RH e Liderança, em congressos realizados no Brasil e no exterior. É palestrante do Congresso Saber, o mais importante do país na área de Educação. Criou, em Londres-UK, a Metodologia dos Sons, para facilitação do aprendizado de línguas estrangeiras, com resultados expressivos.

No último mes de Junho recebeu o Título de Cidadania Ituana, em homenagem aos relevantes serviços prestados à Cidade que escolheu para morar, Itu.

Em suas palestras afirma que  "Ao Educador cabe a formação do cidadão global e do homem bondoso universal"

Leia mais artigos deste Colunista


Comente




Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 15/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 16/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 17/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 18/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 19/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock