Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 16 de Julho de 2019

ARTIGOS


Fazendo mais turismo em Sorocaba

Por: Paulo Celso da Silva



Mostre a fábrica São Paulo do outro lado do rio Sorocaba e, andando um pouco, a Fábrica de Enxadas que foi preservada e é conservada como um centro cultural além, claro, das oficinas da Sorocabana.

Já faz um tempinho escrevi um artigo, neste jornal, intitulado Fazendo Turismo em Sorocaba. Na ocasião, eu pedia que o leitor imaginasse a chegada de amigos vindos de outras cidades, estados ou países para quem ele que tivesse que mostrar a cidade. Qual não foi minha surpresa quando várias pessoas disseram que o artigo serviu mesmo a esse propósito e que eu poderia escrever um pouco mais sobre o turismo em Sorocaba. Pois bem, vamos lá.

Recorde que seus amigos não são da cidade e que tudo aquilo que parece ser tão normal e cotidiano para você, para eles pode ser bastante interessante conhecer. Nosso percurso vai começar pela Estação Paula Souza, atrás do Colégio Santa Escolástica, que, por sinal, é também um bom local para ser visitado e - vale lembrar - trata-se de um colégio centenário e muito tradicional na cidade.

A estação Paula Souza liga Sorocaba a Votorantim e, atualmente, a ferrovia que por ali passa transporta apenas carga. Porém, no passado, foi importante meio de locomoção para pessoas, trabalhadores das duas cidades que, todos os dias, partiam para as fábricas têxteis, de lá e de cá. Relembre também quantas crianças pegavam rabeira no trem por pura diversão, sem nenhuma preocupação com o perigo que corriam - naqueles dias ainda não existia a prática de surfar trens para fazer subir a adrenalina - era apenas uma brincadeira da qual as mães não podiam saber, senão... a varinha de marmelo cantava.

Da Estação Paula Souza a visão da marginal é boa, e na Praça Lions já existiu um minizoológico que, quando pequeno, eu chamava de Jardim dos Bichos. Na verdade, o nome correto era Jardim da Margem (o Jardim dos Bichos ficava, na década de 1930, na Praça Frei Baraúna). Mostre a fábrica São Paulo do outro lado do rio Sorocaba e, andando um pouco, a Fábrica de Enxadas que foi preservada e é conservada como um centro cultural além, claro, das oficinas da Sorocabana. Conte para seus amigos que o córrego que passa pela Sorocabana e chega ao rio vem de longe e, muitos anos atrás, quando a questão da poluição do rio parecia não ser a preocupação maior, aquele córrego foi canalizado dentro da Sorocabana e ali foi feita uma espécie de comporta que segurava a água. Assim que tinham a serragem ou o pó da madeira em quantidade, jogavam ali, abriam a comporta e tudo ia desembocar no rio Sorocaba... Outros tempos, outras prioridades, que não devem ser julgadas fora de seu contexto de época.

Continue seu turismo subindo a rua Nogueira Padilha, que já foi conhecida como rua dos Morros. Mostre o Ginásio Municipal de Esportes Dr. Gualberto Moreira (ou, simplesmente, Ginásio de Esportes). De arquitetura modernista, o ginásio ocupa um terreno inclinado e apresenta certa imponência para quem o observa da rua Newton Prado. Sente-se nos bancos ali espalhados, mostrando o trabalho de paisagismo e conte que esse lado da cidade é conhecido como o da espanholada porque foi nos bairros Barcelona e Vila Hortênsia, um pouco mais acima, que os imigrantes, no início do século XX, fincaram suas raízes. Aproveite a mesma rua e siga até a Vila Santa Maria, que, no passado, foi construída para os trabalhadores da fábrica do mesmo nome.

Na Vila Santa Maria, mostre a praça que tem o nome de Dona Mariquinha Branca, moradora que, com sua simplicidade e sabedoria, ajudou a muita gente também pode falar de Salvadora Lopes, que chegou a Sorocaba aos dois anos de idade e aos dez já trabalhava na fábrica Santa Maria, tornando-se, anos depois, uma importante líder do movimento operário de Sorocaba. Seus amigos ficarão satisfeitos em conhecer um pouco da gente sorocabana e não apenas de seus prédios.

Continuando o trajeto cultural e turístico siga até a rua Catalunha e mostre que, aqui em Sorocaba, Catalunha e Madri convivem lado a lado, sem a famosa competição para saber qual é a melhor - talvez um dos poucos lugares onde isso aconteça. Mas, se perguntarem por que o bairro se chama Barcelona... Minha hipótese é que um catalão teria sido dono das terras ou uma figura importante na formação ou ainda na vinda dos espanhóis para cá. Contudo, sendo uma hipótese, não tenho confirmações e, caso o leitor tenha alguma indicação, peço que entre em contato comigo.

Um passeio obrigatório é ao Zoológico Municipal Quinzinho de Barros. Ali seu amigo turista poderá comprovar que a história do presente está sendo escrita diariamente trata-se de um dos zoológicos mais importantes do país. Ainda dentro do parque, funciona em uma casa erguida no século XVIII, que pertenceu à Marquesa de Santos, o Museu Histórico Sorocabano, que guarda documentos e objetos da história local.

Você pode fechar o seu passeio turístico levando o visitante até o Paço Municipal, onde, além da Biblioteca e dos edifícios do Teatro Municipal e da Prefeitura, temos o Monumento ao Trópico de Capricórnio, obra do artista Carlos Soriano, inaugurada em 1986, que busca materializar a linha imaginária que passa por ali.

Bom passeio para todos. Notícia publicada na edição de 10/06/2008 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 2 do caderno A -

O texto publicado neste artigo é de responsabilidade do autor, e pode nao expressar a opiniao total ou parcial do Portal Sorocaba On-Line S/C Ltda sobre o assunto. Boa leitura!

Paulo Celso da Silva

é sorocabano, doutor em geografia humana pela Universidade de São Paulo - USP com pós doutorado pela Universidade de Barcelona. Professor nos cursos de geografia e filosofia da Uniso. Autor de dois livros sobre a história e geografia de Sorocaba sendo um para crianças. Atualmente pesquisa sobre a cidade do conhecimento

Leia mais artigos deste Colunista


Comente




Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 16/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 17/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 18/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 19/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock