Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 16 de Julho de 2019

ARTIGOS


Superbowl

Por: Neto Canineu



Exatamente a quarenta anos atrás começava a ser disputado o jogo que passaria a ser o maior evento do esporte mundial no calendário anual. No que diz respeito a captação de recursos para um único evento, o Superbowl supera até a cerimônia de abertura e encerramento das Olimpíadas e a final da Copa do Mundo (acredite se quiser...). O Superbowl nada mais é do que a final da liga profissional norte-americana de futebol americano, entre os campeões de duas conferências (NFC e AFC). A liga organizadora da competição, NFL (`National Football League´), reúne 32 equipes espalhadas pelo país, que literalmente gladiam entre si, todos os domingos do fim de Agosto ao começo de Fevereiro, quando a liga é encerrada com a realização do Superbowl.

Este ano o Superbowl reuniu duas equipes com passados diferentes. O Pittsburg Steelers, tradicional time do estado da Pensilvania detentor de quatro títulos, que reinou na liga na década de 70; e o Seattle Seahawks, time recentemente formado no estado de Washington, grande surpresa da temporada. O Pittsburg levou a melhor na decisão derrotando o Seattle pelo placar de 21 x10. O evento é sempre agendado com anos de antecedência, sempre em uma cidade diferente. Este ano Detroit foi escolhida para sediar o evento. Porém, por mais incrível que possa parecer, o que mais chama a atenção não é o jogo em si, e sim tudo que o cerca. Existem muitos mini-eventos dentro do grande evento que é o Superbowl.

Um dos mais populares eventos é o show promovido pela liga no intervalo do jogo, entre o segundo e terceiro quarto, o `Half-time Show´. O show sempre traz ao estádio bandas, cantores ou cantoras badalados pelo público mundial. Este ano os Rolling Stones foram os escolhidos. Na verdade é uma total injustiça chamar o show de mini-evento dada a dimensão do acontecimento, que não economiza em questão de luzes, som, bailarinos, figurino e efeitos especiais. Há dois anos atrás, no mesmo show, a cantora Janneth Jackson protagonizou uma cena inusitada que deu muito o que falar. Ao encerrar sua apresentação, ela teve parte do seu top removido pelo seu companheiro de palco Justin Timberlake. Apesar da alegação de que a cena não passará de um acidente, tudo pareceu estar planejado previamente, numa tentativa de causar uma grande polêmica que resultaria em auto-promoção para a carreira dos cantores. No ano seguinte, a NFL que foi muito criticada pelo acontecimento, trouxe Paul McCartney para dar uma versão mais `light´ ao evento.

Os comerciais de TV veiculados durantes os intervalos do Superbowl representam hoje parte indispensável do evento. Há uma disputa extra-oficial pelo melhor comercial, o que faz do Superbowl o evento mais esperado do ano, não somente pelo público mas pela mídia também. E muito comum grandes campanhas publicitarias serem lancadas durante o Superbowl. A maior prova da dimensão da popularidade do evento é o preço de uma inserção de trinta segundos no intervalo do Superbowl. A quantia exorbitante ultrapassou a casa dos 2.5 milhões de dólares este ano.

O que mais me chamou a atenção no entanto não foi a partida em si, o show dos Rolling Stones ou os comercias de TV. Um dos muitos mini-eventos que compõe o Superbowl é a apresentação dos times antes da partida. Antes de trazer os times a campo a NFL homenageou os melhores jogadores (MVP) de todas as edições do Superbowl desde quando ele foi jogado pela primeira vez em 1967. Aqueles que ainda estão vivos foram trazidos a campo, um a um, em order cronológica numa cerimônia emocionante. Eu seriamente penso que o reconhecimento aos ídolos, EM VIDA, demonstra o tamanho de uma instituição e de uma nação. Tenho convicção que não fazemos isso suficientemente no Brasil. Vide o exemplo de Garrincha e João do Pulo, somente para menionar alguns.

A origem do futebol americano, certamente o esporte mais popular nos EUA, é muito interessante. Resumidamente foi isso que aconteceu... Apesar de outras nações clamarem a criação do `verdadeiro´ futebol, oficialmente ele começou na Inglaterra no final do século XIX. Porém antes da versão atual do futebol ser oficializada praticava-se um futebol, onde era-se permitida a utilização das mãos. Esse jogo foi exportado para os EUA naquela época. Anos depois, na Inglaterra, esse jogo deu origem a dois esportes diferentes, o futebol propriamente dito, primordialmente jogado com os pés, e o rugbi, primordialmente jogado com as mãos. A Universidade americana responsável pela importação do futebol original, resolveu então adotar a versão do rugbi. Com os anos o rugbi, que na sua versão original é praticado até os dias de hoje, passou por uma série de mudanças e deu origem ao futebol americano. Dada a organização dos americanos e o seu poderio econômico, tenho perdido noites de sono pensando o que seria do mundo do futebol se eles tivessem adotado a versão do `football´ jogado com os pés... Imaginem as possibilidades...

Até a próxima!

O texto publicado neste artigo é de responsabilidade do autor, e pode nao expressar a opiniao total ou parcial do Portal Sorocaba On-Line S/C Ltda sobre o assunto. Boa leitura!

Neto Canineu

é ex-jogador de futebol profissional com passagens por Corinthians, Fluminense e São Bento. Também é técnico de futebol universitário nos EUA, estando a frente dos programas de futebol da University of the Cumberlands, no estado do Kentucky. Formado em Administração de Empresas, Gerenciamento Esportivo e Educação Física nos EUA (Union College - Kentucky), Neto também faz parte do Programa de Desenvolvimento Olímpico norte-americano e ministra clínicas de futebol por todo o país. Atualmente cursando o MBA, Neto pretende se formar nos próximos dois anos.

Leia mais artigos deste Colunista


Comente




Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 16/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 17/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 18/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 19/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock