Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 21 de Outubro de 2019

ARTIGOS


O valor do esporte no desenvolvimento social das crianças

Por: Neto Canineu



A prática de atividades esportivas é uma ferramenta necessária para o desenvolvimento físico e motor de crianças e adolescentes. Durante muitas décadas essa verdade vem sendo exercitada em institutos de ensino espalhados pelos cinco continentes, onde as aulas de Educação Física fazem parte do currículo escolar. Tão importante quanto o desenvolvimento do corpo, porém, é o desenvolvimento social das crianças. A prática regular de um esporte coletivo não somente auxilia no desenvolvimento social de uma criança, como a prepara para o futuro, ensinando-a valores que serão importantes na sua vida adulta.

Insisto no termo coletivo propositalmente. Esportes individuais são talvez mais eficazes no desenvolvimento de qualidades como disciplina, visto que é muito mais difícil fazer alguma coisa quando não existe a motivação que somente um grupo proporciona, mas o fato é que, esportes individuais não incluem situações das quais derivam qualidades fundamentais para o convívio social, como as que vão ser mencionadas a partir de agora, pela mesma falta de um grupo de pessoas.

Seja numa quadra de basquete ou num campo de futebol, crianças aprendem o valor do trabalho em equipe. Em um esporte coletivo quem vence ou perde não e o indivíduo, mas sim a equipe. Assim a criança aprende desde cedo a abrir mão dos seus próprios gostos e individualidades em detrimento do grupo. Um time de futebol, por exemplo, sempre terá defensores, apesar do desejo de toda criança de jogar no ataque e fazer gols. Anos de convívio nesse tipo de ambiente são refletidos no comportamento dessas crianças quando adultos, e mais do que benéficos, hoje representam uma vantagem no mercado de trabalho, por exemplo. Empresas cada vez mais valorizam pessoas que sabem e sentem-se bem trabalhando em equipe.

Outro aspecto fundamental do esporte coletivo entre as crianças é a oportunidade que elas têm em exercitar liderança e comunicação. Seja entre adultos ou crianças, parte do sucesso de uma equipe se deve a capacidade de liderança que essa equipe possue. Meninos e meninas descobrem naturalmente a importância de se imporem e darem suas opiniões para o bem-estar de suas equipes. Mais do que isso, e devo acrescentar que muitas vezes "a duras penas", aprendem a maneira certa de se comunicar e fazer com que a troca de palavras seja, em muitos casos, a diferença entre ganhar e perder. Pessoalmente, acredito que, uma vez líder sempre líder. Assim, crianças que desenvolvem esse talento dentro do ambiente esportivo, farão uso dele dentro das salas de aula, nos escritórios de trabalho, nas câmaras legislativas municipais, estaduais e no Palácio do Planalto.

Aprender a enfrentar adversidades e tirar lições delas talvez seja um dos maiores benefícios que o esporte coletivo pode proporcionar a um indivíduo, especialmente em sua infância e adolescência. Vitórias são importantes para a confiança e o entusiasmo de um grupo, mas, são as derrotas que ensinam lições para vida. Crianças aprendem que as coisas nem sempre acontecem do jeito que gostariam que fossem. Mais do que isso convivem com o fato de que muitas vezes, não existe nada que possam fazer para mudá-las, a não ser aceitá-las e aprender com elas. A diferença que o coletivo faz nesse aspecto é o fato de que, em um momento de adversidade, a criança sabe que sempre encontrará conforto dentro do grupo. No futuro, crianças que tiveram essa experiência serão pessoas que saberão levantar-se após uma queda, e num outro extremo, estenderão a mão aos outros tentando se levantar.

Meu entender é que as aulas de Educação Física atendem à necessidade do desenvolvimento físico e motor de crianças e adolescentes, mas somente até certo ponto ao seu desenvolvimento social. Isso se deve ao fato de que, nas aulas de Educação Física, indivíduos não praticam esportes, mas atividades esportivas. Nesse momento, é importante fazer uma distinção entre atividades esportivas e esportes. Atividade esportiva é a prática casual de qualquer esporte. Por exemplo, voleibol é uma atividade esportiva, mas não é um esporte quando crianças são divididas em equipes pelo professor(a) para um jogo durante a aula de Educação Física. Diferentemente, voleibol é um esporte quando essas mesmas crianças se reúnem regularmente, depois da aula, por exemplo, para a prática daquela atividade. Qualidades como trabalho em equipe, liderança e comunicação são propriamente afloradas somente nessa segunda situação.

Assim, acredito que toda escola deveria complementar seu currículo escolar, oferecendo às crianças e adolescentes, a oportunidade de colher os benefícios apresentados acima, através da prática de esportes coletivos. Como fazer isso? Bom, isso talvez seja assunto para um outro artigo.

Até a próxima!

O texto publicado neste artigo é de responsabilidade do autor, e pode nao expressar a opiniao total ou parcial do Portal Sorocaba On-Line S/C Ltda sobre o assunto. Boa leitura!

Neto Canineu

é ex-jogador de futebol profissional com passagens por Corinthians, Fluminense e São Bento. Também é técnico de futebol universitário nos EUA, estando a frente dos programas de futebol da University of the Cumberlands, no estado do Kentucky. Formado em Administração de Empresas, Gerenciamento Esportivo e Educação Física nos EUA (Union College - Kentucky), Neto também faz parte do Programa de Desenvolvimento Olímpico norte-americano e ministra clínicas de futebol por todo o país. Atualmente cursando o MBA, Neto pretende se formar nos próximos dois anos.

Leia mais artigos deste Colunista


Comente




Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 21/10/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/10/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/10/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/10/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/10/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/10/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/10/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock