Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 22 de Julho de 2019

ARTIGOS


Made in Brazil

Por: Neto Canineu



Já se passaram quase três meses da data em que o primeiro artigo do Esporte Global veio à tona. Nesse período, alguns fatos foram debatidos e, principalmente idéias foram apresentadas. Todas essas idéias visam exclusivamente o aperfeiçoamento e modernização da estrutura e organização que envolve o esporte nacional. Se grande parte dessas idéias é oriunda da experiência que tenho tido nesses quase cinco anos de Estados Unidos (e decorre daí o constante uso desse país como modelo de desenvolvimento e organização no esporte), isso não apaga o fato do Brasil possuir excelência em várias áreas esportivas, que hoje, servem de exemplo para o resto do mundo, e que "deveriam" servir de exemplo para o próprio Brasil. Nesse momento particular estou me referindo ao vôlei nacional, e mais especificamente, a Bernardo Rocha de Rezende, ou simplesmente Bernardinho.

A seleção brasileira de vôlei masculino, sob o comando de Bernardinho, acabou de conquistar pela primeira vez na história a Copa do Mundo de vôlei. Numa campanha impecável, o Brasil conquistou o título e uma vaga para as Olimpíadas de Atenas (2004) ao vencer de forma invicta os seus onze jogos, que incluíram batalhas contra potências mundiais como Itália e Sérvia e Montenegro. Mais impressionante que o título, porém, é a performance da seleção desde que Bernardinho assumiu o cargo. Foram nove títulos (que incluem, além da recém-conquistada Copa do Mundo, um Mundial em 2003 e uma Liga Mundial em 2002), dois vice-campeonatos e um terceiro lugar. Infelizmente, não tenho uma fonte concreta para me suportar, mas penso que esse deve ser o melhor aproveitamento de um treinador à frente de uma seleção nacional. E não pensem que estou falando somente de vôlei. Se isso não bastasse para credenciar Bernardinho como um dos melhores técnicos do esporte mundial na atualidade, ele ainda soma ao seu currículo, uma passagem vitoriosa pela seleção brasileira de vôlei feminino, com mais de vinte títulos internacionais conquistados e uma medalha de bronze nas Olimpíadas de Atlanta (1996).

Mas se enganam aqueles que pensam que esse competente profissional é somente um bom treinador. Mais do que isso, Bernardinho é um indivíduo que possui todas as características de um líder.

Líderes são extremamente disciplinados. Líderes estabelecem metas que são plausíveis, e são focados na realização das mesmas. Líderes estabelecem prioridades, e assim, direcionam de modo eficiente o seu esforço na busca de seus objetivos. Líderes são persuasivos e despertam a confiança de outras pessoas. E principalmente, líderes sabem onde querem chegar, e assim, traçam planos eficazes para o cumprimento de suas metas. E líder como Bernardinho é o que precisamos para propulsionar o esporte nacional em outras modalidades.

Assim como outras seleções de vôlei mundial já fazem, outros esportes brasileiros deveriam "benchmark" o trabalho desenvolvido por Bernardinho à frente da seleção brasileira masculina de vôlei. Em outras palavras, isso significaria analisar minuciosamente aquilo que vem sendo feito dentro da seleção, no que diz respeito à liderança, método de trabalho, programação, treinamento, etc; e depois, aplicar aquilo que for aplicável a uma outra equipe, seja esta da mesma modalidade ou não. O fato é que esportes diferem em muitas coisas, mas os componentes básicos são os mesmos.

Acredito piamente no conhecimento e capacidade técnica dos técnicos brasileiros. Acredito mais ainda, no talento natural que o brasileiro possui para a prática de esportes. Mas para que outros esportes comecem a atingir resultados parecidos como os obtidos pela seleção masculina de vôlei, é preciso muito mais do que isso. Liderança é a ponte que liga a capacidade técnica dos treinadores ao talento de seus jogadores. E se isso for, então, aliado à organização e infra-estrutura, o céu é o limite.

Até a próxima!

O texto publicado neste artigo é de responsabilidade do autor, e pode nao expressar a opiniao total ou parcial do Portal Sorocaba On-Line S/C Ltda sobre o assunto. Boa leitura!

Neto Canineu

é ex-jogador de futebol profissional com passagens por Corinthians, Fluminense e São Bento. Também é técnico de futebol universitário nos EUA, estando a frente dos programas de futebol da University of the Cumberlands, no estado do Kentucky. Formado em Administração de Empresas, Gerenciamento Esportivo e Educação Física nos EUA (Union College - Kentucky), Neto também faz parte do Programa de Desenvolvimento Olímpico norte-americano e ministra clínicas de futebol por todo o país. Atualmente cursando o MBA, Neto pretende se formar nos próximos dois anos.

Leia mais artigos deste Colunista


Comente




Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 22/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock