Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 18 de Novembro de 2019

ARTIGOS


Esporte ou educação?

Por: Neto Canineu



Entre esporte e educação o que você considera mais importante para seus filhos em qualquer fase do seu desenvolvimento? E se tivesse que optar por um deles o qual escolheria? Apesar de acreditar que a grande maioria das pessoas responderia educação (e me incluo nesse contexto), penso que ao fazê-lo estariam abdicando de uma grande quantia de valores que somente o esporte pode ensinar. Felizmente, essa questão é simplesmente hipotética, não refletindo de maneira alguma a realidade. Bom, talvez não seja bem assim.

Nos primeiros estágios escolares, fundamental e ginasial, não nos deparamos com essa situação, porque esporte e educação andam (ou pelo menos deveriam andar) lado a lado. Se idealisticamente a oportunidade para prática de esportes deveria ser oferecida em cada escola, sem a necessidade de locomoção para uma outra localidade, o fato de isso não acontecer consistentemente, não impede que crianças e adolescente tenham acesso integral a ambos. Escolas especializadas nas mais diferentes atividades (incluindo esportes) se proliferam cada dia mais pelos quatro cantos do país.

Porém, essa situação começa a mudar nos últimos anos de colegial e definitivamente na época da faculdade. Indivíduos que possuem talento e potencial para fazerem da prática de um específico esporte sua profissão são obrigados a abdicar da educação para tanto. Vamos encarar a realidade. No Brasil, um indivíduo, com raríssimas exceções, ou pratica esporte de alta competitividade ou vai para a faculdade. Fazer os dois ao mesmo tempo??? Praticamente impossível.

Antes de discutir as conseqüências dessa situação, principalmente sob o ponto de vista daqueles que escolhem o esporte em detrimento da educação, gostaria de analisar uma das causas. Mais uma vez, o problema (sinceramente não sei se posso me referir a isso como um problema, mas de qualquer forma) está centrado no fato de que duas instituições diferentes oferecem esporte e educação. Nos EUA todo esporte amador, nas faixas etárias de 18 a 22 anos, é quase que exclusivamente praticado dentro das universidades. As universidades de todo o país competem entre si em quatro divisões diferentes, organizadas por uma única liga nacional, a NCAA ("National Collegiate Atletic Association"). A maioria das universidades oferece bolsas de estudo a atletas das mais variadas modalidades em troca da sua participação no departamento atlético da instituição. Atletas podem representar as universidades por um período de quatro anos, que na maioria das vezes, coincide com o tempo que precisam para a graduação. No fim desse prazo, os melhores atletas universitários (de esporte coletivo) são escolhidos pelas equipes profissionais, num evento chamado "draft", e a partir daí, se tornam profissionais. Aqueles que não são escolhidos dão seqüência normal as suas vidas, colhendo os frutos plantados nos anos de faculdade. De tempos em tempos, atletas excepcionais vão direto do colegial para os times profissionais. Mais isso é exceção e não regra.

Dessa maneira, por mais incrível que pareça, atletas profissionais norte-americanos, como os ícones do basquete Michael Jordan, Magic Johnson e Larry Bird, possuem diplomas universitários, respectivamente conseguidos nas universidades da Carolina do Norte, Michigan e Indiana. E se estou fazendo uso dos seus nomes como um exemplo de impacto, a verdade é que essa situação é válida para todos os esportes, não somente coletivos, mas individuais também. Sirvam como exemplos em atividade o "quarterback" Pet Manning, um dos melhores jogadores da liga de futebol americano que se formou na Universidade do Tennessee, o tenista profissional James Blake, que freqüentou a Universidade de Harvard, e o homem mais rápido do mundo, o corredor Maurice Greene, que cursou o Park College.

Um sistema como esse não dá margens a uma das principais conseqüências negativas da opção "esporte ou educação", que é a de atletas que abandonam os estudos para se dedicarem integralmente a um esporte, e no final de suas curtas carreiras, experimentam um profundo desajuste social por não serem capazes de se adequar a qualquer outro tipo de função que não esteja associada ao esporte que praticaram.

Porém há uma luz no fim do túnel. Se mais universidades imitarem o exemplo da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) que desenvolve no Rio Grande do Sul um sistema similar ao norte-americano, onde o esporte é intimamente acoplado à educação, podemos sonhar com dias melhores. Somente nessas circunstâncias esporte e educação estarão genuinamente lado a lado. No dia em que isso se materializar em sua plenitude teremos uma resposta definitiva para o título deste artigo. Esporte ou educação??? Os dois!!!

Até a próxima!

O texto publicado neste artigo é de responsabilidade do autor, e pode nao expressar a opiniao total ou parcial do Portal Sorocaba On-Line S/C Ltda sobre o assunto. Boa leitura!

Neto Canineu

é ex-jogador de futebol profissional com passagens por Corinthians, Fluminense e São Bento. Também é técnico de futebol universitário nos EUA, estando a frente dos programas de futebol da University of the Cumberlands, no estado do Kentucky. Formado em Administração de Empresas, Gerenciamento Esportivo e Educação Física nos EUA (Union College - Kentucky), Neto também faz parte do Programa de Desenvolvimento Olímpico norte-americano e ministra clínicas de futebol por todo o país. Atualmente cursando o MBA, Neto pretende se formar nos próximos dois anos.

Leia mais artigos deste Colunista


Comente




Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 18/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 19/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock