Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 16 de Julho de 2019

ARTIGOS


Convenção nacional dos treinadores de futebol

Por: Neto Canineu



Na semana passada, tive o privilégio de participar da Convenção Anual dos técnicos de futebol dos Estados Unidos promovida pela Associação Nacional de Técnicos de Futebol (NSCAA). Mas o que representa tal evento num país onde o futebol não é tradicional? Basta dizer que a convenção, que contou com a participação de mais de 5,000 pessoas, representa a maior reunião mundial de pessoas associadas a um mesmo esporte na área diretiva.

Antes de me ater ao formato e conteúdo da convenção, gostaria de falar um pouco sobre a história da associação. A NSCAA (National Soccer Coaches Association of America) foi criada em 1941 com o intuito de promover o futebol no país, tanto no aspecto prático, fomentando a prática do esporte em parques, clubes, escolas, universidades, etc; quanto no aspecto publicitário, fazendo uso dos diversos canais de comunicação para espalhar a notícia de que o esporte mais praticado no mundo inteiro também era uma realidade no país. Além disso, a associação tinha como meta aumentar o conhecimento das pessoas ligadas ao esporte através da promoção de clínicas, intercâmbio e avaliação de treinadores. O sucesso atingido pela associação pode ser medido pelo número e fidelidade de seus membros. A NSCAA, que ao final de seu primeiro ano de existência possuía 80 membros, conta hoje com mais de 17,000 membros, sendo a maior organização de treinadores no cenário mundial. O programa de educação para técnicos de futebol promovido pela associação além da convenção anual, também se faz presente através de simpósios, cursos, palestras, licenças, e clínicas, é reconhecido como um dos melhores do mundo.

A convenção acontece sempre no mês de Janeiro numa localidade diferente. Este ano foi realizada na cidade de Charlotte, no estado da Carolina do Norte. Por um período de cinco dias (quarta a domingo), treinadores de futebol do mundo inteiro se reúnem para intercâmbio e reciclagem. Uma das peculiaridades do evento é o fato dos treinadores serem oriundos das mais diferentes hierarquias do esporte. Vê-se desde treinadores de base, passando por treinadores universitários, até treinadores profissionais, convivendo em harmonia e freqüentando as mesmas palestras. Cinco blocos de palestras são administrados por dia, dois pela manhã e três pela tarde. Em cada bloco, são oferecidas em média cinco palestras, e pelo menos duas delas são práticas. Nessas palestras, são analisadas os mais diferentes tópicos do jogo nos seus aspectos físicos, técnicos, táticos e psicológicos. Entre os palestrantes deste ano estavam o diretor técnico das seleções da Holanda, Wim Koevermans, o diretor técnico das seleções da Alemanha e assistente técnico da seleção principal, Erich Rutemoeller, e o diretor técnico das seleções da Inglaterra e conselheiro do Everton FC, Mike Dickinson. Em anos anteriores a convenção teve como palestrantes o atual técnico da seleção brasileira Carlos Alberto Parreira e Pelé.

A convenção, porém não se resume unicamente nas palestras. Durante a convenção acontece o "draft" para as ligas norte-americanas de futebol profissional. No "draft", que é um evento dentro do evento, os times que compõe as ligas escolhem entre os melhores jogadores amadores do país, a maioria deles universitários, aqueles que vão se tornar profissionais na próxima temporada. O evento é bem badalado e conta com a cobertura ao vivo da ESPN. Além do "draft", um dos eventos mais aguardados é o banquete anual, onde os melhores técnicos e jogadores universitários, os chamados "All-Americans", são anunciados e premiados. Em anos anteriores, tive a honra de fazer parte dessa cerimônia, recebendo o título de "All-American" em três ocasiões (2000, 2001 e 2002). Completando a convenção, todas as noites uma feira de futebol está à disposição dos participantes. Nessa feira, as mais variadas marcas de material esportivas ligadas ao futebol possuem um "stand" onde expõe seus produtos, lançamentos e distribuem brindes.

Em diversas oportunidades durante o curso da convenção, me orgulhei do nosso país ao me deparar com comentários de alguns doutores do futebol mundial que repetidamente faziam referência a qualidade dos nossos jogadores e ao talento natural para a prática do esporte encontrado no Brasil. Ao mesmo tempo, porém não pude evitar de pensar em quão melhor poderíamos ser se humildemente seguíssemos o modelo de organização dos americanos e europeus na identificação e lapidação desse talento. Mal sabem eles.

Até a próxima!!!

O texto publicado neste artigo é de responsabilidade do autor, e pode nao expressar a opiniao total ou parcial do Portal Sorocaba On-Line S/C Ltda sobre o assunto. Boa leitura!

Neto Canineu

é ex-jogador de futebol profissional com passagens por Corinthians, Fluminense e São Bento. Também é técnico de futebol universitário nos EUA, estando a frente dos programas de futebol da University of the Cumberlands, no estado do Kentucky. Formado em Administração de Empresas, Gerenciamento Esportivo e Educação Física nos EUA (Union College - Kentucky), Neto também faz parte do Programa de Desenvolvimento Olímpico norte-americano e ministra clínicas de futebol por todo o país. Atualmente cursando o MBA, Neto pretende se formar nos próximos dois anos.

Leia mais artigos deste Colunista


Comente




Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 16/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 17/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 18/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 19/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock