Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 20 de Julho de 2019

ARTIGOS


Bolatal

Por: Neto Canineu



No último dia 27 de dezembro de 2003, o Natal finalmente chegou para 75 crianças do bairro do Jardim Itanguá em Sorocaba. Nesse dia, foi realizado pela primeira vez, o "Bolatal", projeto idealizado no decorrer do ano e que, inicialmente, visava somente atender algumas dezenas de crianças com uma manhã de atividades esportivas num bairro carente da cidade de Sorocaba. Porém, graças à bondade e caridade de pessoas que foram mobilizadas pelo projeto, o "Bolatal" se tornou muito mais que isso.

O nome "Bolatal" é uma associação entre Bola e Natal, e surgiu da minha vontade em devolver à comunidade tudo o que o esporte me deu e continua me dando, mas fazer isso através do mesmo esporte que pratico e ensino. A idéia era aproveitar minhas férias de Natal no Brasil para passar uma manhã natalina dando a crianças carentes lições de "soccer" e de vida, e assim, levar a elas, uma mensagem de Natal diferente, mas especial.

A semente do projeto foi plantada e logo as pessoas foram se mobilizando para que o "Bolatal" se tornasse cada vez mais especial. Os amigos Fernando Dini e Carlos Orsi fizeram os contatos para que o projeto fosse realizado com crianças do Jardim Itanguá no Clube do Vovô local. Com a ajuda do hipermercado Extra, conseguimos fazer uma camiseta especial para o projeto que foi distribuída para todos os participantes. O restaurante Mister Sheik se encarregou de proporcionar aos participantes esfihas e refrigerantes num almoço especial de Natal, oferecido após duas horas e meia de instrução e jogos. E o Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura nos forneceu brinquedos que foram distribuídos aos participantes no complemento do projeto. Porém, mais do que os bens tangíveis que foram distribuídos, o que mais contou foi o intangível. Dezenas de voluntários deixaram o conforto de seu lar numa manhã de Sábado para dedicar seu tempo e atenção irrestrita a crianças que anseiam por isso 365 dias ao ano.

Bom, se depender dessas pessoas, daqui para frente serão 364 dias de espera porque o "Bolatal" já virou uma tradição sorocabana de Natal.

Até a próxima!

O texto publicado neste artigo é de responsabilidade do autor, e pode nao expressar a opiniao total ou parcial do Portal Sorocaba On-Line S/C Ltda sobre o assunto. Boa leitura!

Neto Canineu

é ex-jogador de futebol profissional com passagens por Corinthians, Fluminense e São Bento. Também é técnico de futebol universitário nos EUA, estando a frente dos programas de futebol da University of the Cumberlands, no estado do Kentucky. Formado em Administração de Empresas, Gerenciamento Esportivo e Educação Física nos EUA (Union College - Kentucky), Neto também faz parte do Programa de Desenvolvimento Olímpico norte-americano e ministra clínicas de futebol por todo o país. Atualmente cursando o MBA, Neto pretende se formar nos próximos dois anos.

Leia mais artigos deste Colunista


Comente




Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 20/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock