Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 21 de Outubro de 2019

ARTIGOS


Bem-vindo ao esporte global

Por: Neto Canineu



Caros amigos,

E com imenso prazer que a partir desta semana estou me juntando ao seleto grupo de colunistas do Sorocaba.Com.BR. É gratificante a sensação de me aliar a pessoas que através de seu trabalho e conhecimento em suas respectivas áreas engrandecem o nome da nossa cidade e região. Espero humildemente poder me juntar a eles, não somente no que diz respeito ao fato de escrever uma coluna, mas com a medida do tempo agregar valores ao esporte local.

Antes de começar a discutir as idéias e objetivos desta coluna vou tomar a liberdade de brevemente apresentar minha pessoa e meu passado dentro do esporte. Sou sorocabano de nascimento, onde morei ate os meus quinze anos. Em 1991 mudei para São Paulo para jogar nas categorias de base do S.C. Corinthians, onde permaneci por quatro anos, começando nos infantis, passando pelos juvenis e júnior até chegar aos aspirantes. Voltei a Sorocaba para uma curta passagem pelos profissionais do Atlético Sorocaba, de onde fui emprestado para o Fluminense F.C. em 1995, onde por um ano joguei pelos juniores e profissionais. Ao final daquele ano voltei a Sorocaba onde joguei profissionalmente pelo E.C. São Bento por quase três anos. Em 1999 aceitei uma bolsa de estudos de uma universidade norte-americana chamada "Union College" para representar a universidade jogando "soccer". Joguei pela universidade por quatro anos, onde me formei em Gerenciamento Esportivo, Administração de Empresas e Educação Física, tendo sido relacionado entre os melhores jogadores do país por três anos consecutivos. Hoje trabalho como técnico de futebol em uma outra universidade chamada "Lincoln Memorial University" (LMU), localizada no estado do Tennessee, onde sou responsável pelos programas de soccer masculino e feminino. Também faço parte do Programa de Desenvolvimento Olímpico norte-americano na área de futebol, onde sou responsável pela seleção de futebol do estado do Kentucky. Atualmente curso o MBA na LMU onde devo me graduar nos próximos dois anos.

A idéia de escrever uma coluna surgiu da vontade de dividir o conhecimento adquirido nos últimos anos, principalmente na área organizacional e de gerenciamento do esporte, no país que desenvolveu esse conceito. O fato e que esportivamente falando (mas talvez não somente nessa área), o Brasil é privilegiado com relação à matéria-prima a disposição, mas peca na industrialização do produto. Numa analogia um tanto quanto amadora, não somos capazes de lapidar o diamante. Do outro lado da mesa estão os americanos, que apesar de não possuírem tanto talento natural como o encontrado no Brasil, compensam com uma impecável infra-estrutura, fruto da refinada organização que possuem. Acabam assim por produzir os melhores "diamantes" do mundo na grande maioria das áreas esportivas. E se vocês acham que americano não sabe jogar futebol, comecem a acompanhar os campeonatos mundiais das categorias de base. Consistentemente, eles estão sempre entre as melhores seleções. É somente uma questão de tempo.

Intimamente, penso que nosso país tem amplas condições de se tornar uma potência mundial em esportes desde que melhore a qualidade de sua infra-estrutura e organização equivalendo-a a vastidão de talentos disponível no mercado nacional. Não tenho a ilusão de ter uma formula mágica para mudar os rumos do esporte brasileiro, mas através desta coluna vou procurar mostrar com exemplos, alguns conceitos e situações que funcionam aqui nos Estados Unidos e que, com empenho e obstinação, também funcionariam no Brasil, e a longo prazo, colocariam o esporte nacional em uma nova perspectiva.

Utopia ou não, quão bom seria ter um Brasil exportador mundial de diamantes...

Evidentemente esta coluna também terá outras matérias esportivas em foco. Assuntos variados serão comentados, repercutidos e debatidos, sejam eles locais, nacionais ou internacionais. Finalmente, gostaria de fazer desta coluna um espaço aberto para todo e qualquer tipo de sugestão e comentário. Além disso, terei imensa satisfação em esclarecer questões e duvidas, ou ainda, comentar situações pertinentes à esfera desta coluna.

Antes de encerrar esta pauta permita-me deixar uma coisa bem clara: apesar da minha íntima relação com o futebol, esta coluna, assim como minha formação acadêmica no esporte, não estará de maneira alguma restrita ao futebol.

Bem-vindos ao Esporte Global e até a próxima!!!

O texto publicado neste artigo é de responsabilidade do autor, e pode nao expressar a opiniao total ou parcial do Portal Sorocaba On-Line S/C Ltda sobre o assunto. Boa leitura!

Neto Canineu

é ex-jogador de futebol profissional com passagens por Corinthians, Fluminense e São Bento. Também é técnico de futebol universitário nos EUA, estando a frente dos programas de futebol da University of the Cumberlands, no estado do Kentucky. Formado em Administração de Empresas, Gerenciamento Esportivo e Educação Física nos EUA (Union College - Kentucky), Neto também faz parte do Programa de Desenvolvimento Olímpico norte-americano e ministra clínicas de futebol por todo o país. Atualmente cursando o MBA, Neto pretende se formar nos próximos dois anos.

Leia mais artigos deste Colunista


Comente




Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 21/10/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/10/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/10/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/10/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/10/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/10/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/10/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock