Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 18 de Novembro de 2019

ARTIGOS


Do interior para a capital.

Por: Luiz Marcelo Diniz



Desejo à São Paulo uma população com mais cidadania. Que os motorizados não fechem os cruzamentos, não cruzem os sinais vermelhos, nem parem seus carros em cima das faixas de pedestres. A blindagem ou insulfilm usados por segurança, nos transforma em guerreiros brutais, protegidos por armaduras, defendendo cada pedaço de asfalto que julgamos nos pertencer.


Desejo que os mais apressados buzinem menos no trânsito. Buzina não abre caminho. Não diminui congestionamento. Não resolve nada. Só irrita, gera atrito, discussões, brigas e até mortes. Além disso, buzinar expõe a todos suas maiores frustrações e fragilidades. Quem esta com problemas pessoais deve se cuidar. Descontar nos outros não ajuda em nada. Pelo contrário.


Desejo que as madames dos bairros de classe media alta da cidade, ao passear com seus cãezinhos, levem consigo saquinhos de lixo. E neles coloquem as fezes de seu fiel companheiro. As calçadas dos bairros nobres da cidade são repletas de dejetos de animais. São muito mais sujas do que as da periferia e favelas, onde as pessoas tem menos condições, escolaridade e perspectivas.


Desejo que essa fútil gourmetilizacao das coisas simples acabe logo. Nao faz sentido voce pagar um absurdo por tudo o que supostamente, agora, é gourmet: cafe, pipoca, brigadeiro, tostex, pastel, bolo da vovó e o escambau. Deixe de ser tonto! Quer comer coisas simples, e gostosa, saia cinquenta quilometros de sao paulo. Vai comer melhor e ainda respirar.

Desejo que os cidadãos ávidos por diversão, e essa cidade é mesmo um ótimo lugar para se divertir, respeitem filas, horários, leis de silêncio, vagas para deficientes, pedido para desligar celulares, idosos e os outros. Principalmente os outros. A sua liberdade termina quando começa a do seu vizinho. Se extrapolar, é libertinagem. Quando você vai para países do primeiro mundo, certamente age de acordo com as leis. Faça o mesmo aqui também.


Desejo que todos convivam pacificamente nos poucos e disputados parques da cidade. Que quem caminha, respeite quem pedala. Que respeite quem patina. Que respeite quem corre. Que respeite quem apenas passeia com a família. Que respeite a quem quer que seja. Respeito é fundamental.


São Paulo foi fundada num colégio, deveríamos ter, ao menos, mais educação. Mostrar que somos capazes de aprender algo. Com a cidade e com as pessoas que nela vivem. São Paulo pode ser uma cidade muito melhor de se viver. Só depende de nós mesmos. Se beber, não dirija. Se abrir a torneira, seja breve.

O texto publicado neste artigo é de responsabilidade do autor, e pode nao expressar a opiniao total ou parcial do Portal Sorocaba On-Line S/C Ltda sobre o assunto. Boa leitura!

Luiz Marcelo Diniz

Sorocabano, trabalha como redator na Young & Rubicam, agência de publicidade de São Paulo. Apresenta em uma rádio da cidade, um quadro sobre as delícias e agruras da Capital. No Sorocaba.com fala, com muito bom humor e um pouco de indignação, sobre o dia a dia comum a todos nós. 

Leia mais artigos deste Colunista


Comente




Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 18/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 19/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock