Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 18 de Novembro de 2019

ARTIGOS


Depressão: ajude. Ou peça ajuda.

Por: Luiz Marcelo Diniz




Depressão tinha que ser matéria de escola. Tema de novela das 9. Assunto de bar. E nao, ser tratada de modo marginal pela sociedade. A falta de informação, de vontade de ajudar e o preconceito, matam. E cada vez mais.

Pessoas que você menos imagina travam uma batalha diária contra essa doença, tratável, que você, simplista, vê com desdém, ironia. Como fraqueza. Como draminha. Como falta de lote pra carpir ou louça pra lavar.

Em menos de um mês, dois humoristas tiraram a própria vida por não suportá-la com depressão. Ano passado foram jovens ídolos do rock nacional. Amanha vai alguém ai, bem do seu ladinho.

E depois de morto, nenhuma homenagem, "r.i.p.", ou texto exaltando a pessoa, ajuda. A ajuda tem que ser enquanto a pessoa sinaliza que precisa de ajuda. E acredite: ela sinaliza. As vezes timidamente, as vezes de modo cifrado, as vezes escandaradamente. Mas sinaliza.

Descansar em paz, é tudo o que um deprimido quer. Hoje, segundo pesquisas, 22% dos jovens brasileiros admitem pensar nisso com frequência. E 5% o fizeram. Essa doença é silenciosa e sorrateira. E só os covardes é que acham que tirar a propria vida é uma covardia. A dor de um deprimido nao tem como se mensurar. Tenha consciência disso.

Vamos abrir os olhos. Ser mais amigos, mais dispostos a ajudar, a ouvir, a entender, a estender a mão, a dar um abraço, a ficar perto. Viva e ajude alguém a viver. Porque as vezes as aparências enganam. E ate quem estampa um sorriso no rosto pode estar pedindo ajuda veladamente. Aí, um dia, quando a gente menos espera, fica sem alguns dos nossos idolos, dos nossos amigos e, ate mesmo, sem a nós mesmos.

 

O texto publicado neste artigo é de responsabilidade do autor, e pode nao expressar a opiniao total ou parcial do Portal Sorocaba On-Line S/C Ltda sobre o assunto. Boa leitura!

Luiz Marcelo Diniz

Sorocabano, trabalha como redator na Young & Rubicam, agência de publicidade de São Paulo. Apresenta em uma rádio da cidade, um quadro sobre as delícias e agruras da Capital. No Sorocaba.com fala, com muito bom humor e um pouco de indignação, sobre o dia a dia comum a todos nós. 

Leia mais artigos deste Colunista


Comente




Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 18/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 19/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock