Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 16 de Julho de 2019

ARTIGOS


E a moçada open source de Sorocaba, como fica?

Por: Luiz Algarra



As universidades foram claras demonstrando as inúmeras vantagens da opção pelo software livre. Todas apresentaram competências em projetos desenvolvidos em código aberto e intimidade com o uso, desenvolvimento e difusão de soluções livres em seus câmpus de ensino. Mesmo assim reconheceram que talvez o melhor caminho, no momento, seja uma solução híbrida, com partes do sistema em open source e parte em aplicações proprietárias já consagradas, com boa relação custo-benefício.

Ricardo Donadel, da Facens, concluiu dizendo que nenhuma solução radical seria saudável e que um mix com o que há de melhor no mundo livre o proprietário seria o ideal. Antonio Tadeu Maffei, da Fatec, também defendeu este modelo, e reforçou que muitas partes do desenvolvimento do sistema poderiam ser feitos em SL para que a comunidade Sorocabana pudesse participar. Isso já seria um grande incentivo e o início de uma política pública de desenvolvimento humano e integração social baseada em software livre. Gláucio Luz, da UNIP também acredita no modelo híbrido, desde que tudo funcione, sublinhou.

Para as universidades e instituições de ensino superior seria ótimo poder participar como centros de pesquisa de um projeto como esse, aplicando os universitários no desenvolvimento de aplicações utilizadas em um choque de realidade.

Um especialista convidado de, Roberto Ferreira da IMA de Campinas, uma empresa de capital misto público-privada que a mais de dez anos vem desenvolvendo e implementando soluções livres no governo municipal daquela cidade, apresentou vários casos de desenvolvimento bem sucedido em prefeituras de todo o Brasil, em especial um caso de software livre aplicado em 100% de uma rede municipal de ensino, que permitiu redução das despesas de um milhão de dólares para (vejam só) sete mil reais!

O texto publicado neste artigo é de responsabilidade do autor, e pode nao expressar a opiniao total ou parcial do Portal Sorocaba On-Line S/C Ltda sobre o assunto. Boa leitura!

Luiz Algarra

Sem Descrição

Leia mais artigos deste Colunista


Comente




Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 16/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 17/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 18/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 19/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock