Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 18 de Novembro de 2019

ARTIGOS


Andador não é bom para o bebê

Por: Laís Helena Galvão de Souza



Andador não é bom para o bebê O uso do andador atrasa o início da marcha, podendo prejudicar o desenvolvimento neurológico e até mesmo o equilíbrio do bebê.

O grande erro dos pais - em seu total desconhecimento - é acreditar que o andador ajudará no aprendizado da criança ao começar a andar. Isso não é verdade. O andador traz prejuízos no desenvolvimento psicológico e motor do bebê.

Embora haja uma liberdade para a criança andar mais rápido e mais fácil, esse aparelho limita os movimentos e impede que ela passe pelas etapas anteriores, como primeiro sustentar a cabeça, rolar o corpo para os dois lados, arrastar-se de barriga para baixo, sentar com apoio e depois sem apoio, engatinhar, ficar em pé e só depois realizar a marcha.

É importante para o bebê explorar seus movimentos, que alcance e segure objetos para que se cumpram etapas relacionadas com o desenvolvimento (um simples objeto no chão que desperte a atenção do bebê passa a se tornar algo inalcançável, pois o andador não oferece condições para que ele pegue e conheça a peça).

Lembrem-se: enquanto manuseia objetos e brinquedos, o bebê está desenvolvendo seu cérebro.

O uso do andador atrasa o início da marcha, podendo prejudicar o desenvolvimento neurológico (explorar objetos em sua volta) e até mesmo o equilíbrio do bebê. O uso do andador impede que a criança vivencie os `tombinhos´ naturais do início da marcha prejudicando assim o equilíbrio. Pode ainda alterar a estrutura óssea das pernas e gerar um encurtamento muscular das panturrilhas. Esse último problema ocorre porque alguns andadores não se adequam à altura da criança, causando a marcha nas pontas dos pés.

Em um estudo realizado por pesquisadores irlandeses, foram entrevistados pais de 190 bebês que usavam andadores e estavam desenvolvendo as capacidades motoras. Eles verificaram que 102 crianças que usavam o aparelho eram, como grupo, mais lentas para começar a engatinhar, ficar em pé ou andar sozinho. Por exemplo, os bebês com os andadores ficaram em pé sozinhos aos 13 meses, em média, três a quatro semanas depois daqueles que não usavam o aparelho.

Os pesquisadores verificaram que, quanto mais os bebês usavam os andadores, maior era o atraso no desenvolvimento. Há cada aumento de 24 horas no uso do aparelho, os avanços de ficar em pé e andar sozinho sofreram atraso de mais de três dias indicou o estudo.

Um outro grande problema do andador são os acidentes que podem provocar lesões em razão dos tombos. Os tombos são gerados quando a criança usa o pé para se impulsionar tanto para trás (perigo de bater a cabeça), quanto para frente (perigo de quedas em escadas). Hoje existem países que proíbem a fabricação de andadores. O Canadá está entre esses países.

Os pais não podem ser enganados ou convencidos por pessoas que dizem ser o andador um objeto de ajuda para seus bebês, como na aquisição da marcha, ou até mesmo que o andador exercitaria as perninhas da criança e que as divertiria com suas luzes e bichinhos.

A conquista de habilidades e o desempenho das atividades deixarão os bebês preparados para processo evolutivo natural e principalmente para o mundo.

O texto publicado neste artigo é de responsabilidade do autor, e pode nao expressar a opiniao total ou parcial do Portal Sorocaba On-Line S/C Ltda sobre o assunto. Boa leitura!

Laís Helena Galvão de Souza

É fisioterapeuta formada pela Universidade Paulista (UNIP) de Sorocaba há 17 anos, especializada em deficiência física pela AACD, Saúde do Idoso pela Unifesp e Dirigente da Dança Sênior. 

Trabalha com atendimenos domiciliares e clinicas geriatricas.

 

 

E-mail para contato: laishelenas@yahoo.com.br

Telefone para contato: 15-991048732 (WhatsApp)

Leia mais artigos deste Colunista


Comente




Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 18/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 19/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock