Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 20 de Julho de 2019

ARTIGOS


A Fisioterapia na Paralisia Facial

Por: Laís Helena Galvão de Souza



A Fisioterapia na Paralisia Facial

A paralisia facial ocorre quando os músculos da expressão facial apresentam um distúrbio, como uma limitação do movimento ou a paralisação total de um músculo. Pode ser classificada em dois tipos: a paralisia facial central (acidente vascular encefálico) e a paralisia facial periférica, esse artigo abordará apenas a paralisia facial periférica.
Cerca de 50% da população é acometida pela paralisia facial periférica de origem desconhecida. Existem diversas causas para o surgimento da paralisia facial periférica, sendo elas: trauma; tumor; causa congênita; infecciosa e idiopática (desconhecida).
Os sintomas mais comuns são: falta de expressão em um dos lados da face; diminuição ou ausência do movimento da sobrancelha; incapacidade de fechar o olho; boca torta (principalmente quando sorri); dor no ouvido no lado paralisado que pode aparecer algumas horas ou dias antes da ocorrência.
O diagnóstico funcional é realizado quando o paciente é solicitado a executar movimentos padrões, como fechar os olhos com força, enrugar a testa, mostrar os dentes, assobiar e sorrir. Quando mal executado ou não executado indica o grau da fraqueza muscular que o afeta.
Após a lesão nervosa inicia o processo de neuroplasticidade, onde ocorrerá a religação, reorganização e regeneração. Sendo assim, a fisioterapia irá se basear nestes conceitos para assim dar inicio ao processo de reabilitação motora nos indivíduos portadores de tal sequela.
Eventos particulares poderão ocorrer na regeneração, como a atrofia muscular e as alterações da placa motora, o que pode resultar na sequela de sincinesia (movimentos involuntários), muitas vezes agravada pelo uso incorreto da eletroterapia (uso da corrente elétrica como terapia).
O tratamento fisioterapêutico tem como objetivo principal a restituição da simetria facial, para isso o fisioterapeuta faz uso de técnicas especializadas para cada indivíduo. Estudos realizados recentemente citam: o uso da massagem, o recurso de cinesioterapia (exercícios terapêuticos) e os exercícios faciais (exemplo: mímicas) como os mais utilizados.
A intervenção através do uso de medicamentos como a Prednisona, uso de colírios (muitas vezes por não conseguir fechar o olho, diminui a lubrificação, podendo provocar lesão na córnea) e a fonoaudiologia (preconiza reabilitar as funções orais tais como a fala, a mastigação, deglutição, sucção e a expressividade facial), são essenciais e fazem parte do processo de reabilitação.
Conclui-se que a intervenção precoce no tratamento da paralisa facial acompanhada de um bom diagnóstico inicial e o tratamento especializado são fundamentais para a recuperação com o mínimo de sequela ou até a ausência da mesma.
 

O texto publicado neste artigo é de responsabilidade do autor, e pode nao expressar a opiniao total ou parcial do Portal Sorocaba On-Line S/C Ltda sobre o assunto. Boa leitura!

Laís Helena Galvão de Souza

É fisioterapeuta formada pela Universidade Paulista (UNIP) de Sorocaba há 17 anos, especializada em deficiência física pela AACD, Saúde do Idoso pela Unifesp e Dirigente da Dança Sênior. 

Trabalha com atendimenos domiciliares e clinicas geriatricas.

 

 

E-mail para contato: laishelenas@yahoo.com.br

Telefone para contato: 15-991048732 (WhatsApp)

Leia mais artigos deste Colunista


Comente




Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 20/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock