Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 21 de Outubro de 2019

ARTIGOS


Um Deus que não existe

Por: Jetro Bernardo de Sousa Junior



Lembro-me de uma fase da minha vida em que os estudos na Igreja pareciam estar estáveis, quando as dúvidas mais básicas acerca de Deus haviam sido sanadas. Um dia me disseram para tomar cuidado com o contato com ateus, porque eles poderiam abalar minha fé se eu não tivesse muito firme na minha crença.
Que crente serei eu, que tem dúvidas na sua base ao ponto de fugir de algumas questões teológicas? Então resolvi afrontar meus medos e tentar entender o ponto de vista de um ateu. Por conta disso, desde o ano 2004 eu mantenho um diálogo com ateus e céticos. Confesso que no início, foi um baque. Aquelas pessoas brincavam e zombavam do que havia de mais sagrado para mim. Mas o raciocínio deles me parecia muito lógico e óbvio. Realmente fiquei em xeque perante as minhas doutrinas. Mas o tempo foi passando e Deus em Sua complacência, foi me dando respostas e sanando todas as minhas dúvidas novamente. Hoje, graças a Deus, embora não conhecedor de tudo o que desejaria conhecer, me considero firme em minhas doutrinas espirituais novamente.
Desde aquele tempo então, venho debatendo com Ateus e uma coisa me chamou a atenção. A maioria deles, é Ateu porque o Deus que lhes foram apresentado, é um deus Irreal. De forma que se Deus me fosse apresentado com aquele perfil, eu certamente preferiria ser ateu também, pois seria mais prudente. Imagine-se sendo servo de um Deus carrasco, chantagista, malvado, que brinca com vidas, faz barganhas com seu comparsas, frio, entre outros adjetivos que prefiro nem citar... (?) O mais correto mesmo, seria ser condenado ao fogo eterno do que se curvar a um deus com essas características.
Infelizmente, por conta da ignorância, este é o "deus" que tem sido apresentado por muitas religiões no Brasil e no mundo. As questões atéias são muito profundas e coerentes. Algumas delas são as seguintes:
1) Que Deus é este que diz que eu sou livre, mas se não segui-lo, serei condenado ao fogo eterno?
2) Que justiça Divina é esta que condena uma pessoa que viveu em pecado por 70, 80 anos ao sofrimento eterno?
3) Que Deus é este que permite que uma criança seja violentada e morta por um louco?
4) Que Deus é este que permite que um tsunami ceife a vida de milhares de pessoas?
5) Que Deus é este que permite que um terrorista derrube um edifício com milhares de vidas?
E por aí vai, uma série de questões "coerentes" aos olhos do indivíduo que procura por um Deus.
Todas essas questões são falaciosas.
Terei que colocar a seguir algumas respostas, mas serei breve para não prolongar o texto.
1) Meus pais também me disseram que eu era livre para viver do modo que desejar. Porem, se eu não seguisse os seus conselhos poderia me dar muito mal na vida. Ou seja: Não é Deus nem nossos pais que nos condena pelos nossos atos mas nós mesmos através de nossas escolhas erradas.
2) Eu posso decidir furar um sinal vermelho e num acidente, ficar tetraplégico para o resto da vida. Isso é justo? Tem decisões que tomamos que muda o nosso destino.
3) Não impute a Deus, a atitude errada de um homem. Afinal de contas, Deus fez o homem livre para fazer o que desejar e se não fosse assim, não haveria sentido em viver, pois seríamos como robôs pré-programados sem valor algum. Afinal de contas, o grande valor do ser humano, consiste em suas livres escolhas.
4) A terra está se degenerando. Muitas vezes por causa do homem. Por sua causa. Por conta de sua inoperância. Em outro aspecto, acidentes geológicos acontecem. Eu não moraria na beirada de uma encosta que possa desmoronar. Nem numa praia que tem histórico de tsunami. Além do mais, todo mundo morre um dia. É preciso estar preparado para isso.
5) Idem a resposta 3.
Enfim, as pessoas condenam Deus de permitir que tudo isso aconteça. Esquecem que Ele é Justo e Fiel às suas próprias Leis e não às transgredirá. A lei da "Ação e reação" é de Deus e não de Newton. Mas Ele sempre oferece a saída para o problema, a quem procura.

Estou cansado de ver crentes despreparados, muitas vezes neófitos, tentarem debater com ateus altamente inteligentes e aculturados. O resultado é catastrófico.
Mas como conter o desejo de uma pessoa simples (que teve a oportunidade maravilhosa de experimentar o Amor Divino em sua vida) de compartilhar com as pessoas sobre sua impressionante experiência? A essas pessoas, recomendo que curtam seu momento e sejam exemplos silenciosos de caráter e amor ao próximo. Pois com um excelente testemunho de vida, ai sim, elas são muito úteis.
Se você é uma dessas pessoas que conheceu um Deus incoerente, vingativo, ou de alguma forma injusto ou errado, esqueça tudo que aprendeu a respeito de Deus e, se conseguir, comece de novo. Não resista! Você será induzido a isso enquanto estiver nessa vida. Você perceberá isso em seu mais íntimo sentimento.
Você deseja saber qual o caminho para se possuir um adequado conhecimento acerca de Deus? Ante de tudo, tente se libertar de todos seus preconceitos a respeito dEle. Comece por orar regularmente. Não digo rezas decoradas mas sim, conversa com Deus. A sós em um lugar tranqüilo. Mostre seu ponto de vista. Fale suas indignações. E até, caso haja reclamações, exponha a Ele. Paralelamente, leia a Bíblia. Preferencialmente o Novo Testamento. Deixe para Ler o Velho Testamento, depois de conhecer melhor o Espírito de Deus. Faça isso para o resto de sua vida. Faça isso criteriosamente por alguns minutos por dia e dependendo se sua veridicidade e objetivo, se surpreenderá com o que irá experimentar.

Em caso de alguma dúvida a respeito, entre em contato: jetro@salvos.com.br

O texto publicado neste artigo é de responsabilidade do autor, e pode nao expressar a opiniao total ou parcial do Portal Sorocaba On-Line S/C Ltda sobre o assunto. Boa leitura!

Jetro Bernardo de Sousa Junior

Empresário em Sorocaba, estudante/pesquisador teológico.

Leia mais artigos deste Colunista


Comente




Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 21/10/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/10/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/10/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/10/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/10/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/10/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/10/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock