Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 12 de Novembro de 2019

ARTIGOS


Liberdade maquiada

Por: Jetro Bernardo de Sousa Junior



Muitas pessoas pensam que ser crente é cadeia. Inclusive muitos crentes também pensam assim. Chamo de "Crente" aquelas pessoas que assumiram um compromisso com Deus e tentam fazer a Sua vontade. Não gosto muito de usar a palavra "crente", prefiro usar "Servo de Deus" porque como a Bíblia diz, não basta "crer", pois até o próprio diabo é crente. É preciso além de crer, concordar e ter compromisso com Deus. Mas neste contexto usarei o termo "Crente" porque já está bem difundido o que esta palavra representa.
Os Crentes se dizem livres, mas em muitos, arrisco em dizer que na maioria dos casos, lá no fundo dos seus corações há um resquício de sentimento que lhes acusam de estarem de certa forma, presos. Sentem-se assim, por não poderem fazer algumas coisas que as pessoas, pelo mundo a fora, fazem costumeiramente, como por exemplo, sentar-se à mesa de um bar e tomar uma cervejinha com amigos, contar umas piadas e se desejar, até fumar um cigarro; Enfim, uma diversidade de ações que ao crente não são permitidas.
Certo dia, sexta feira à tarde, ao conversar com um amigo, o telefone tocou e ele atendeu. No diálogo, que pude ouvir, eles marcavam um encontro num bar. Ao desligar o telefone ele me convidou para ir com eles. A princípio eu decidi ir, mas lembrei de um compromisso e voltei atrás dizendo que não poderia participar. Ele fez um ar de riso e disse: "Ah! Eu entendo... Você é crente. É preso, e não pode fazer essas coisas...". Eu não poderia deixar que ele tivesse essa impressão horrível de um crente pois, afinal de contas eu realmente me sinto muito mais livre do que era antes de ser crente. Disse a ele que ao contrário do que ele pensa, o crente é livre! Pode fazer o que desejar. Eu posso sentar-me numa roda de amigos e tomar cerveja; Posso até decidir fumar um cigarro. Embora isso escandalize muitos religiosos, a Bíblia me diz que sou livre para fazer o que desejar embora nem tudo me convenha fazer. Jesus veio para libertar as minhas cadeias e me deu vida abundante. Ele disse que o que importa mesmo é o que sai da minha boca e não o que entra por ela. Não serei condenado por Deus, porque bebi ou fumei, mas certamente seria condenado por religiosos que não entenderam a Bíblia direito. O fato é que na condição de crente, e de tão livre que sou, posso decidir sentar-me à mesa de um bar com amigos que bebem e fumam, mas eu também posso decidir não ir. Essa é uma grande diferença do crente para o não crente. Tem coisas que o não crente, não pode deixar de fazer pois caso contrário, será excluído de sua roda de amigos. Passei por isso.
No meu caso, ao me aproximar de Deus e de sua doutrina, sinto-me muito livre para fazer o que desejar. A questão é o que eu realmente desejo fazer. Quando nos aproximamos de algo tão grande como o Espírito de Deus, de alguma forma, também ficamos grandes. Somos contagiados pelo Poder de Deus. Então, por conta disso, as coisas diminuem significativamente de tamanho. Os problemas ficam menores, as dores, os bens materiais, etc. Talvez por causa disso muitos acham que os crentes são arrogantes, prepotentes. Portanto, sentar-se à uma mesa de bar e ficar tomando cerveja não tem muita graça para crentes. Fumar então, é um absurdo sem precedentes! Algo insano. Certos assuntos, não nos apraz em nada e por sermos realmente livres, podemos optar por não participar mesmo que isso represente a perda de um "amigo".
No nosso diálogo eu perguntei ao meu amigo, se ele poderia sentar-se com os amigos num bar, e ficar tomando suco ou água. Ele disse: "Deus me livre! Seria motivo de piada entre meus amigos". Eu disse: Pois eu posso beber cerveja, ou água e faço o que me der na telha, porque sou livre e não ligo para as piadas. Eu posso não sorrir quando alguém falar algo que eu não ache graça. Eu posso fazer tudo que um não crente faz mas, posso também não fazer se não sentir vontade.
Algumas pessoas estão tão presas ao que chamam de "liberdade" que não percebem que são escravas da "liberdade maquiada" de terem que cumprir paradigmas para serem aceitas.

O texto publicado neste artigo é de responsabilidade do autor, e pode nao expressar a opiniao total ou parcial do Portal Sorocaba On-Line S/C Ltda sobre o assunto. Boa leitura!

Jetro Bernardo de Sousa Junior

Empresário em Sorocaba, estudante/pesquisador teológico.

Leia mais artigos deste Colunista


Comente




Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 12/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 13/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 14/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 15/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 16/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 17/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 18/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock