Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 18 de Novembro de 2019

ARTIGOS


Crescimento Espiritual

Por: Jetro Bernardo de Sousa Junior



A vida seria mais fácil de ser vivida se realmente descobríssemos `Porque estamos aqui´. Infelizmente pouquíssimas pessoas refletem a este respeito. O que percebo claramente nos dias de hoje, nas correrias do dia-a-dia, nas conversas de roda é que o homem não faz idéia da razão da sua vida e por isso vive como um barco sem rumo seguindo o primeiro vento `favorável´ que lhe aparecer, sem fazer uma introspecção mais profunda. Nosso anseio implícito é o motor das nossas atitudes; é o fruto do nosso passado; é baseado em dúvidas, revoltas, alegrias, tristezas e afins. Só mesmo uma grande sorte nos levaria a uma vida de sucesso e satisfações visto que estaríamos sujeitos ao acaso do reflexo do passado. Isso é muito diferente de uma vida de propósitos e submissão a Deus, onde tudo que ocorre é tido como `lucro´ e nos serve de crescimento; A mais amarga experiência e até a mesmo a morte, é recebida como `lucro´. A Bíblia confirma isto em Filipenses 1:21. Tudo a nossa volta está em pleno processo de evolução. Porque conosco seria diferente?

Como era de se esperar, nosso melhor exemplo de `crescimento espiritual´ é o próprio Jesus Cristo. Há um hino Cristão que diz: `Jesus foi criança como eu...´ e eu concordo plenamente. Ele veio ao mundo como um frágil bebê. Chorou e sentiu dores; sentiu alegrias e tristezas e foi disciplinado por seus pais. Não vejo problema algum em acreditar que quando criança, deva ter cometido algumas falhas infantis, talvez até, alguma desobediência aos pais. A Bíblia cita que quando adolescente se perdeu dos pais em uma festa. Pensando assim, eu consigo trazer Jesus para minha vida real e lógica. Ele deixa de ser um `mito´ para ser uma verdade. A Bíblia fala claramente de seu crescimento. Conta que nasceu num meio Judeu e seguiu as tradições que lhe foram apresentadas. Não cometeu erros doutrinários porque só se expressava quando tinha certeza fazendo jus a Eclesiastes 3 que nos diz que há tempo para tudo, inclusive para `falar e calar´. Ele só se pronunciava quando tinha respaldo lógico do que iria dizer e isso era fruto de Sua essência Divina adquirida pela Sua submissão a Deus. Até depois de adulto, deixou-se guiar pelas certezas do Pai Celeste como relata o evangelho de João em 7:16 `A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou´. Ou em João 8:28 `...nada faço de mim mesmo; mas como o Pai me ensinou, assim falo.´ Claramente vemos que Ele se deixou guiar por Deus e a partir daí, o crescimento espiritual seguiu em trilhos sólidos ao objetivo final. Não estou dizendo que Jesus `não era divino´, mas como poderia nos julgar se não passasse pelas mesmas provações e tentações que enfrentamos? Certamente muitos diriam: `É fácil ficar ai de cima no bem bom, julgando e condenando sem sentir na pele o que sentimos aqui em baixo´. Respaldado em Filipenses 2:7 que diz `...mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.´ Aceito facilmente a teoria de Kenôsis onde Jesus `esvaziou-se´ dos poderes divinos, talvez, retendo somente os conceitos morais.

Podemos ver também, que pelo fruto do Seu elevadíssimo crescimento Espiritual, algumas qualidades Divinas começam a aflorar e milagres são instaurados; milagres estes, aparentemente mais simples dos que alguns profetas do passado fizeram.

Jesus manteve-se firme ante as tentações do mundo. Sem vacilar, chegou ao ápice do crescimento espiritual quando depois de morto, retomou as qualidades de um ser Espiritual e dominou a matéria e é isto que deseja para cada um de nós.

De olhos fitos em Jesus, podemos tirar duas características de embasamento para nosso próprio crescimento espiritual:

1º - Esvaziamento de si mesmo. - Como podemos encher um copo com um bom vinho se este estiver cheio de água? Como poderemos aprender algo novo se nosso poder de julgamento está cauterizado pelos nossos anseios pessoais? `Esvaziar-se´ como Jesus fez, é o primeiro grande passo do crescimento e está transcrito na Bíblia, de Gênesis a Apocalipse como `arrependimento´.

2º - Força. - Logo que `esvaziamos´ nosso espírito de nossos anseios, nos deparamos com a verdade da vida e isto, nos leva a uma crise. Conseqüentemente à necessidade de tomadas radicais de decisões. Assim como Jesus logo após seu batismo, retirou-se para o deserto e enfrentou tantas tentações, resistindo-as.

Esvazie-se e tenha força = Arrependa-se e Creia.

"e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra."
II Cron. 7:14

O texto publicado neste artigo é de responsabilidade do autor, e pode nao expressar a opiniao total ou parcial do Portal Sorocaba On-Line S/C Ltda sobre o assunto. Boa leitura!

Jetro Bernardo de Sousa Junior

Empresário em Sorocaba, estudante/pesquisador teológico.

Leia mais artigos deste Colunista


Comente




Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 18/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 19/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock