Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 15 de Novembro de 2019

ARTIGOS


A fórmula da Vitória

Por: Jetro Bernardo de Sousa Junior



A fórmula da Vitória

      Todo dia na hora do almoço era uma luta fazer com que o nosso filho terminasse seu prato em velocidade normal. Sem pressa, parecia brincar com cada garfada. Houve uma vez em que dissemos: “Não iremos brigar com você, mas só se levante dessa cadeira quando terminar seu prato por completo”. Este foi o dia do seu recorde! Quatro horas de almoço.
Uma vez levou um amiguinho para almoçar com ele em nossa casa. Na época ele tinha apenas cinco anos de idade. Sentaram-se à mesa e em menos de dez minutos seu convidado já havia terminado, enquanto ele, como era de se esperar, mal havia começado. Nenhuma surpresa para mim.

      “Seu amigo já terminou e você nem começou ainda?”, Perguntei com certo tom de indignação, esperando ver em seu rosto uma expressão de decepção por ter “perdido a partida”. Mas para minha surpresa, com um surpreendente sorriso de admiração pelo amigo ele me respondeu: “Como ele é rápido, né pai?!”. Isso foi uma lição de vida para mim, a qual aplicarei para sempre em minha vida. Ao invés de se depreciar pela “derrota”, ele enalteceu seu amigo! Ele jogou fora o “não” e pôs o “sim” em seu lugar. O resultado disso foi totalmente positivo. Vamos aos números:

Valorizando a Vitória
1º - Ele motivou-se com o sucesso do amigo.
2º - Ele incentivou ao amigo.
3º - Sua atitude gerou uma sinergia de sucesso no ambiente.
4º - Eu aprendi uma importante lição de vida.
5º - Você que está lendo este artigo também terá a oportunidade de aprender essa lição.

Valorizando a derrota
1º - Ele teria gerado uma sinergia negativa aos presentes no ambiente.
2º - Ele teria se sentido derrotado; Humilhado; Diminuído; Etc.
3º - Ele teria sido realmente derrotado.
4º - Ele teria constrangido seu amigo por tê-lo o colocado naquela situação.
5º - Ele teria gerado uma concorrência depreciativa entre amigos.
6º - Ele se sentiria desmotivado em continuar o dia feliz com o amigo.
7º - Como pai, eu também teria absorvido toda essa negatividade.
8º - Eu teria visto meu filho como um perdedor.

      Com certeza, se formos analisar os prós e os contras minuciosamente, encontraríamos muitos outros atributos para acrescentar às listas acima.

      Infelizmente tenho visto que a esmagadora maioria dos Brasileiros, tomaram a inciativa depreciativa diante da derrota sofrida pela Seleção Brasileira de futebol, no jogo contra a Seleção da Alemanha, nesta copa. Ao invés de enaltecer a Alemanha, optaram por se sentirem humilhados. O que mais se vê na Internet nesses dias são termos depreciativos como: Humilhação, Derrota, Vexame, Vergonha, tragédia e afins. Tais sentimentos só acontecem quando existe um desejo de imposição de superioridade de uma pessoa sobre outra, E AMBAS RECONHECEM ISSO. Não é o caso da Seleção Alemã, que nem uma vez, desdenhou do Brasil ou se quer, fez brincadeiras com a vitória. Pelo contrário, nas redes sociais os alemães pediram ao Brasil que “mantivessem o orgulho”, solidarizando-se com nossa seleção e lembrando que o mesmo aconteceu com eles, quando perderam na semifinal de 2006 em sua própria casa. O jogador Podolki declarou que o Brasil “será sempre o país do futebol” e postou em seu twitter “respeite a amarelinha com sua história e tradição”. O Özil, por sua vez, também fez sua defesa ao Brasil via twitter, escrevendo que “vocês têm um país lindo, pessoas maravilhosas e jogadores incríveis; essa partida não pode destruir seu orgulho!”. E, mesmo que tivessem feito o contrário, como fazem alguns Argentinos, não devemos nos magoar, pois só se magoa em ser chamado de feio, quem feio se julga.

      Ah quão nobre e benéfico teria sido se tivéssemos agido como aquela criança de cinco anos do início deste texto, enaltecendo a Alemanha ao invés de depreciar o Brasil... Valorizando a vitória ao invés da derrota. Olhando o Bom exemplo ao invés do mal exemplo.

      Aplique isso em sua vida! É fantástico! E as derrotas desaparecerão, dando lugar aquilo que realmente deve ser o centro das atenções: O Vitorioso e seu ensino de como alcançar a vitória.
 

Ofereço esse artigo aos meus filhos e pelos aprendizados que tenho na convivência com eles. Em especial ao Lucas, por esta qualidade de inata simplificar as coisas.

O texto publicado neste artigo é de responsabilidade do autor, e pode nao expressar a opiniao total ou parcial do Portal Sorocaba On-Line S/C Ltda sobre o assunto. Boa leitura!

Jetro Bernardo de Sousa Junior

Empresário em Sorocaba, estudante/pesquisador teológico.

Leia mais artigos deste Colunista


Comente




Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 15/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 16/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 17/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 18/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 19/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock