Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 22 de Julho de 2019

ARTIGOS


Hiperatividade

Por: Giovanna Vasconcelos



Nós, psicólogos, somos freqüentemente procurados por pais que se queixam dos comportamentos de agitação, desatenção e hiper-atividade de seus filhos. Além da preocupação com a sintomatologia apresentada, esses pais, muitas vezes, já estão desesperançosos, sentem que as possibilidades estão se esgotando, pois relatam já terem tentado de tudo: dar palmadas, deixar de castigo, mudar de escola...

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tem seu início, geralmente, antes dos sete anos de idade, sendo mais freqüente nos meninos. As características mais freqüentemente apresentadas são: 1)hiperatividade; 2)comprometimento percepto-motor; 3)instabilidade emocional (ora muito dispostos, ora deprimidos; podem ainda ter reações exageradas à emoções); 4)déficit geral da coordenação; 5)distúrbios da atenção (se distrái com facilidade e não consegue terminar as tarefas propostas); 6)impulsividade (age antes de pensar, falta de organização); 7)déficit da memória e do pensamento; 8)dificuldades específicas do aprendizado; 9)distúrbios da fala; 10)sinais e irregularidades neurológicas apresentadas no eletroencefalograma.

Embora sejam os fatores biológicos a causa da sintomatologia do TDAH, os fatores ambientais também podem intensificar os sintomas tanto quanto podem ajudar a pessoa a melhorar seu desempenho, desde que esse ambiente seja re-arranjado, visando melhor atender às dificuldades da criança.

A grande proporção de tempo que a criança despende em sua casa faz com que esse ambiente seja onde suas dificuldades emocionais e comportamentais tenham maior expressão e por isso é o ambiente mais propício para se iniciar as mudanças comportamentais necessárias. Portanto, torna-se imprescindível a participação dos pais na intervenção cognitivo-comportamental, onde estes serão orientados, informados e dotados de estratégias para enfrentar as dificuldades que surgirão, mediante a aquisição de conhecimentos e técnicas específicas (por exemplo: técnicas para estimular e reduzir comportamentos, treino em relaxamento muscular progressivo; treino de competências sociais; técnicas de resolução de problemas e de aumento da auto-estima e autonomia...) que assimilarão durante o processo.

O tratamento do TDAH consiste, então, em intervenção de terapia cognitivo-comportamental e também medicamentosa. A remissão deste transtorno pode ser seguida de uma adolescência e vida adulta produtiva, relacionamentos interpessoais gratificantes e poucas seqüelas significativas.

É importante enfatizar às pessoas que convivem com essas crianças, que compreendam seu comportamento como uma dificuldade e não como um comportamento desafiador e desobediente. A criança hiperativa não faz o que faz simplesmente porque deseja e sim pelo fato de não possuir ainda as habilidades necessárias para um repertório comportamental socialmente aceito e adaptado. E para isso, precisa de ajuda.

O texto publicado neste artigo é de responsabilidade do autor, e pode nao expressar a opiniao total ou parcial do Portal Sorocaba On-Line S/C Ltda sobre o assunto. Boa leitura!

Giovanna Vasconcelos

é psicóloga e pedagoga. Especialista em Medicina Comportamental pela Unifesp e pós-graduanda em Formação e Treinamento em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto de Neurociência e Comportamento / SP. Atua na área clínica na abordagem cognitivo-comportamental oferecendo atendimento a crianças, adolescentes, adultos, terceira idade e casais.

Leia mais artigos deste Colunista


Comente




Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 22/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock