Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 22 de Julho de 2019

ARTIGOS


Cirurgia Plástica: 9 coisas que você precisa saber! Com Dr. Ricardo Proto

Por: Dr. Ricardo Proto



Cirurgia Plástica: 9 coisas que você precisa saber! Com Dr. Ricardo Proto

Todos os dias recebemos diversas perguntas sobre cirurgia plástica aqui no Portal Bonita Sempre. Para responder algumas delas, entrevistamos o cirurgião plástico Dr. Ricardo Proto, que nos contou 9 coisas que todas as pessoas precisam saber antes de realizar sua tão sonhada cirurgia plástica.

 

1. Existe alguma época do ano em que é melhor para fazer uma cirurgia plástica, para a recuperação ser melhor ou mais rápida?

R: Não existe uma melhor época para realizar esse grande sonho. A melhor época é aquela que a paciente possa fazer o repouso adequado e consiga conduzir o pós-operatório da maneira correta, o que é muito importante para um ótimo resultado final.

 

2. No consultório do médico deve haver fotos de outras cirurgias, o "antes e o depois" para eu ver como é o seu trabalho?

R: Na primeira consulta com o cirurgião plástico, a paciente deve esclarecer todas as suas dúvidas sobre o procedimento a ser realizado e demonstrar as suas expectativas com a cirurgia. O cirurgião plástico deve ser bem claro, explicando passo a passo a cirurgia, descrevendo o tipo de anestesia a ser utilizada e esclarecendo as dúvidas expostas pela paciente. As fotos do "antes e depois" podem ser utilizadas, sempre preservando a integridade e o anonimato da paciente exposta.

 

3. Em quanto tempo a pessoa pode voltar as suas atividades normais?

R: O retorno às atividades depende diretamente do tipo de cirurgia realizada.

 

4. Qual a anestesia será necessária?

R: O tipo de anestesia depende da cirurgia a ser realizada. Podemos utilizar anestesia local (associada ou não com sedação), bloqueio raquimedular ou peridural e anestesia geral.


5. Qual a idade mínima para fazer uma cirurgia plástica? E a idade máxima?
R: A questão da idade é totalmente dependente do tipo de cirurgia. Vou relacionar algumas:

Otoplastia (plástica das orelhas): pode ser realizada a partir dos 5 ou 6 anos de idade.

Rinoplastia (plástica nasal): a partir dos 15 anos e no caso das meninas também temos que levar em consideração ter 2 anos da primeira menstruação.

Lipoaspiração, redução mamária, mastopexia e prótese de mama: a partir dos 18 anos.

Blefaroplastia (plástica das pálpebras): não existe idade ideal e sim a correta indicação para corrigir o defeito.

Ritidoplastia (plástica facial): a partir dos 40 anos, desde que tenha indicação.

Quanto a idade máxima, não há nenhum consenso sobre esse assunto. O que vale é a correta indicação e o bom senso do cirurgião para, acima de tudo, preservar a segurança do paciente.

 

6. Tem uma época da vida em que o corpo esta "ideal" para procedimentos cirúrgicos, na qual a recuperação do organismo é melhor?

R: A época ideal é aquela em que o paciente sinta-se seguro e tenha o desejo de realizar a cirurgia. É sempre importante ressaltar que o paciente deve ter boa saúde e estar no peso ideal.


7. Quem é fumante tem algum tipo de problema para fazer cirurgia plástica?

R: O tabagismo é um grande vilão para a cirurgia plástica. O ideal é suspender o tabagismo um período antes do procedimento, porém em alguns casos como nas ritidoplastias (cirurgia plástica facial), fica totalmente contra-indicado realizar a cirurgia.

 

8. A cirurgia plástica dura para sempre ou tem que refazer de tempos em tempos?

R: Essa é uma questão muito importante. Fatores como o passar dos anos, variações de peso, cuidados pós-operatórios, tempo de durabilidade das próteses, cuidados com a pele, hábitos alimentares, tabagismo e sedentarismo são muito importantes e mandatórios na manutenção do resultado da cirurgia.

9. Tenho que ter algum cuidado nos anos seguintes a cirurgia plástica? Preciso retornar regularmente com um cirurgião plástico para seguimentos constantes?

R: As visitas ao consultório do cirurgião plástico no pós-operatório são de extrema importância. O acompanhamento da cicatriz e a manutenção do resultado deve ser feito por um longo período de tempo (de 6 meses à 2 anos). Para as pacientes portadoras de próteses, é ideal a realização anual de ultrassom de controle.

 

 

Sobre o Dr. Ricardo Proto

Você se especializou onde?

R: Realizei a minha residência médica em Cirurgia Plástica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, adquirindo o meu título de especialista em cirurgia plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica após aprovação em prova escrita, teste e oral por esta sociedade.

Doutor, você faz as cirurgias em clínica ou em hospital?

R: Uma questão muito importante e que deve ser tratada com seriedade. Seguindo as normas de segurança estabelecidas pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, apenas realizo as minhas cirurgias em hospitais que tenham Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e banco de sangue. Prezo a SEGURANÇA em cirurgia plástica, assim promovendo a saúde e o bem-estar.


Dr Ricardo Proto - CRM-SP 120.103 - Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica 

O texto publicado neste artigo é de responsabilidade do autor, e pode nao expressar a opiniao total ou parcial do Portal Sorocaba On-Line S/C Ltda sobre o assunto. Boa leitura!

Dr. Ricardo Proto

Cirurgião Plástico

Leia mais artigos deste Colunista


Comente




Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 22/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock