Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 16 de Julho de 2019

ARTIGOS


A primeira impressão é a que fica... como elaborar um bom currículo?

Por: Daniele Matos



A primeira impressão é a que fica... como elaborar um bom currículo?

Em tempos de crise, o número de concorrentes para as pouquíssimas vagas disponíveis no mercado aumenta demasiadamente. É nesse momento que o candidato deve buscar formas de se diferenciar para aumentar suas chances de se recolocar ou conquistar aquela tão sonhada vaga. 

Nesse sentido, um currículo bem elaborado, por exemplo, pode chamar a atenção do recrutador e estimulá-lo a convidar o profissional para uma entrevista. Portanto, invista tempo na preparação do seu CV!

Confira o passo-a-passo para montar um bom currículo:

1) Comece pelos DADOS PESSOAIS

- Não se escreve mais “Curriculum Vitae” no topo do documento, seu nome completo é a primeira informação que o recrutador deve ver.

- Na sequência adicione sua idade, endereço, telefone e e-mail – são informações essenciais para ele te localizar.

- Informações como estado civil e nacionalidade são opcionais (avalie a relevância para a posição em questão).

- Não coloque números de documentos, nomes dos pais nem sua foto – faça apenas se a empresa pedir.

2) Defina um OBJETIVO PROFISSIONAL

- Vá direto ao ponto, escolha 01 cargo ou área de interesse: ajude o recrutador a entender para qual vaga você está se candidatando.

- Não coloque vários objetivos – caso tenha mais de um, a sugestão é você atualizar essa informação para cada vaga que estiver concorrendo.

3) Inclua sua FORMAÇÃO PROFISSIONAL

- Detalhe o nome do curso de graduação e especialização, por exemplo, mencionando a instituição e o ano em que se formou.

- Caso o curso esteja em andamento, mencione a data de conclusão. Se estiver trancado, informe também.

- Mencione apenas cursos regulares de formação profissional. Cursos extracurriculares devem aparecer em outra sessão ao final do currículo.

4) Faça um RESUMO DE QUALIFICAÇÕES

- Destaque suas principais habilidades, competências e qualificações na sua área de atuação – lembre-se de usar palavras-chaves que chamem atenção para o seu currículo.

- Acrescente seus conhecimentos em idiomas, sistemas e computador (pacote office, por exemplo).

5) Relate sua EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

- Organize as empresas pelas quais você passou em ordem decrescente, ou

seja, as experiências mais recentes vêm primeiro.

- Mencione nome da empresa, posição que ocupava (ou ocupa) e datas de início e término - não precisa colocar o dia, apenas mês e ano já são suficientes!

- Descreva as experiências que teve em cada empresa, dando destaque às atividades ou projetos mais relevantes. Se for uma lista gigante, escolha as informações que mais se encaixem na posição para a qual está se candidatando.

- É muito interessante mencionar os resultados alcançados em cada atuação – há recrutadores que valorizam muito mais esse tipo de informação do que a atividade que a pessoa executava em determinada empresa.

6) Mencione seus CURSOS EXTRACURRICULARES

- Não se preocupe em contar todos os cursos que você já realizou na sua vida. Mencione aqueles que sejam relevantes para sua área de atuação e/ou para a vaga em questão. O que importa aqui é a qualidade e não a quantidade.

7) Acrescente INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

- Nesta última parte você pode incluir informações que não se enquadraram nos itens anteriores, como atividades paralelas ou extraprofissionais, tanto no passado como no presente.

- Informe viagens que você realizou para fora do país que tenham contribuído para o desenvolvimento de um idioma, por exemplo (intercâmbio, reuniões de empresa, algum curso específico da sua área, etc).

- Os trabalhos voluntários tem sido bastante valorizados por alguns recrutadores.

- Há pessoas que gostam de mencionar seus principais hobbies e hábitos pessoais. Cuidado: faça isso se você considerar que esse tipo de informação é muito relevante para o perfil exigido da posição em questão. Do contrário, ela pode te atrapalhar ou tornar-se irrelevante.

8) Por último, coloque uma DATA

- Embora não seja algo obrigatório, colocar uma data (mês e ano) pode ajudar o recrutador a identificar se aquele CV é recente ou não.

- Se ele achar seu CV interessante e ver que a data é de um ano atrás, por exemplo, ele pode entrar em contato e solicitar uma nova versão por e-mail.

Muito importante: antes de enviar o currículo, revise-o! Erros de português podem comprometer sua imagem e eliminá-los de processos seletivos importantes. 

Tenha em mente que por mais bem elaborado que esteja seu currículo, ele não é garantia de que você vai ser chamado para uma entrevista. Porém, com um currículo mal elaborado as chances de você ser excluído precipitadamente de um processo seletivo são bem maiores. 

Portanto, aproveite essas dicas e capriche na elaboração do seu CV. Boa sorte! 

O texto publicado neste artigo é de responsabilidade do autor, e pode nao expressar a opiniao total ou parcial do Portal Sorocaba On-Line S/C Ltda sobre o assunto. Boa leitura!

Daniele Matos

Coordenadora de RH Kantar Worldpanel (Barueri)

Coordenadora do Grupo de RH "Super GT" Sorocaba e região

Vice-Diretora ABRH-SP Regional Sorocaba

Formada em Administração de Empresas com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV. Possui 10 anos de experiência na área de Recursos Humanos, com atuação em consultorias e multinacionais em cargos de liderança, especialista, consultoria, com foco em desenvolvimento organizacional. É Coordenadora de RH na Kantar Worldpanel Brasil. Atua como voluntária há 07 anos na coordenação do Grupo de RH “Super GT” e desde 2014 é Vice-Diretora Geral da Regional Sorocaba da ABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos).

É apaixonada por livros, redes sociais, RH e tudo relacionado à gestão de carreira e pessoas!

E-mail: daniele.matos@outlook.com

LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/danielematos

Fan page: https://www.facebook.com/danielematos.rh

Leia mais artigos deste Colunista


Comente




Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 16/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 17/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 18/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 19/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock