Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 16 de Julho de 2019

ARTIGOS


Yoga

Por: Cíntia Soares



Yoga

Yoga é amor.

Amor por si mesmo e por todos os seres.

Através da prática dos ásanas, pranayamas, meditação, entramos em contato profundo com nosso ser, nos conhecemos melhor, tomamos consciência de nossas potencialidades (que vão além do que a mente pode perceber). Reconhecemos e ampliamos nossos limites para sabermos nos respeitar. Proporcionando aceitação da nossa condição humana e espiritual.

Yoga é uma ferramenta que proporciona bem-estar e sabedoria em todos os sentidos: Físico: ensina os cuidados com o corpo, movimentos e alimentação; Espiritual: conexão com nossa essência divina; e Social: condutas com amorosidade e respeito na convivência.

Como o próprio significado da palavra Yoga - união, há este benefício entre nosso corpo-mente-alma (atmam), auxiliando para nos sentirmos integrados e assim estamos mais preparados e fortalecidos para todas as vivências e construirmos as relações de mais generosidade com os outros. Yoga é uma filosofia de vida, com respeito a todos os seres, para uma vida mais livre.

Os ásanas, que são as práticas das posturas, nos auxiliam ao auto-conhecimento, é um momento de introspecção, podemos praticar de olhos fechados e assim mergulhar em nosso interior. Sentir o que cada exercício nos desperta, o que acontece em nosso corpo e mente, conforme a postura e o trabalho energético nos chakras que eles direcionam.

Com o hábito e disciplina na prática, vamos nos aprofundando nestas sensações, que as vezes são boas, confortáveis e outras de incômodo, desconfortáveis, e nos descobrindo cada vez mais. Equilibrando nosso organismo todo, ficando mais em paz com nosso jeito de ser. Possibilita a compreensão de nós mesmos.

Podemos perceber nosso corpo modificando-se, tornando-se mais flexível, alongando, fortalecendo e este movimento ocorre de forma geral, em todos os nossos aspectos, nossa mente também amplia-se, aquieta-se, fortalece-se, torna-se positiva, porque estamos começando a aprender a nos amar como realmente somos. Limpamos as toxinas fisicamente, trabalhamos nossos músculos, purificamos, removemos tudo aquilo que não somos, mas que pensávamos que fazia parte de nós.

O mat, tapetinho de Yoga, é um “laboratório”, onde as vivências que ali se passam interferem em todos os aspectos do indivíduo. Ele vai revelar não só nossas dificuldades e facilidades físicas, corporais, mas também onde precisamos ficar mais atentos nos aspectos fora do tapetinho. Vamos despertar para quem somos!

Notamos as diferenças na prática de um dia para o outro (um dia tocamos no pé, outro dia a mesma postura isto não acontece) assim tomamos consciência de que nem sempre estamos iguais, temos oscilações, rigidez e flexibilidade, limites e conquistas, tanto na dimensão física, energética e emocional. Aprendemos a nos respeitar.

Ahinsa - um dos princípios do Yoga, nos orienta a não nos violentar, e ser mais generosos e tolerantes com nossas condições psicofisicaemocionais.

Com a experiência prática, as sensações vão modificando-se em cada ásana, tudo é constantemente transformado, as energias são transmutadas.

Passamos a nos aceitar, encarando nosso corpo da forma que é, conhecendo-o melhor. Tratando-o bem, porque também irá refletir na forma que cuidamos de nós, do que ingerimos, dos lugares que frequentamos, de tudo o que “colocamos para dentro”.

Os ásanas, as posturas corporais, tonificam o corpo para que ele não crie obstáculos para a meditação. E assim nos aproximamos do nosso ser interior, a consciência que nos habita e antes não sabíamos ouvi-la. Vivemos de forma mais integrada, mais livre dos domínios da mente turbulenta e das criticas que nos inferiorizam.

Namastê! A luz (o sagrado) que habita em mim saúda a luz que habita em você. 

O texto publicado neste artigo é de responsabilidade do autor, e pode nao expressar a opiniao total ou parcial do Portal Sorocaba On-Line S/C Ltda sobre o assunto. Boa leitura!

Cíntia Soares

De Tudo Um Pouco e Outros Sentimentos Mais

Cíntia Soares - Psicóloga formada na Universidade Paulista e Bacharel em Direito pela Fadi. Realiza atendimentos clínicos com Adolescentes e Adultos. Trabalha com Psicoterapia Breve Familiar, Terapia para Casais e Orientação aos Pais. 

Fone: (15) 9.9111-9390
E-mail: cintia@sorocaba.com.br
Endereço: Clínica PsCí - Rua Recife, nº 259 - Jd. Paulistano - Sorocaba / SP

Leia mais artigos deste Colunista




Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 16/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 17/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 18/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 19/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock