Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 18 de Novembro de 2019

ARTIGOS


Rede de Esgoto Social

Por: Cíntia Soares



Rede de Esgoto Social

Era uma vez uma rede social criada como um meio de comunicação entre as pessoas... Aí, elas passaram a usá-la como um modo de exibição e controle uns dos outros.

Acredito que as redes sociais mostram sim o que a pessoa é. Mas não na medida daquilo que ela pensa que exibe. Se é que muitas vezes pensa antes de publicar, ou apenas descarrega, como está acostumada a fazer em seu próprio banheiro. Só que temos sim uma diferença, no banheiro fique a vontade é particular, a rede social é pública! Não a transforme na rede de esgoto.

Antes de postar verifique se não é o seu ego que está digitando, gritando, relacionando-se apenas com os próprios interesses e necessidades. Não!

Os outros não têm nada a ver com isso! Essa carência é toda sua. O ego é a voz dentro de nós que ativa julgamentos, controle e até a raiva, movido por orgulho.

Trata-se de um falso eu, logo não é um eu verdadeiro, integrado, é uma parte das pessoas, parte esta que quero exibir, mostrar, quero que pareça que sou eu porque penso que agrada, quero que pensem que sou assim.

Nossa!! Olha quanto “querer” e não “ser”, isto aí é um buraco fundo. Tudo voltado para o externo, toda sua atenção relacionando-se com as aparências, com o que quero exibir, e por dentro um grande vazio existencial, insegurança e sentimentos de inferioridade.

O que é bom, correto, ético, verdadeiro, ninguém fica elogiando, parabenizando, apoiando em excesso, porque simplesmente É!! Se as pessoas estão "lambendo" (e aqui me vem a imagem de um cachorro que passa horas lambendo seus ferimentos) trata-se de uma ferida, precisando de cuidados.

Completamente diferente de quem aceita-se como é, sem medo de se mostrar, mas não é uma frase clichê de autoestima positiva e sim um sentimento profundo de amor próprio e confiança em si mesmo. Enraizado. Isso também é notado por todos e também faz a pessoas se aproximarem, mas agora sem piedade.

Notamos assim, diante deste novo universo, que existe a proximidade que afasta, e a distância que aproxima, em nome da boa convivência e também por não querer ser conivente com certas ideias alheias.

Torna-se insuportável a presença de alguns de tanta constância, seja pela lamentação, exibição ou incoerência entre a postura na real e as publicações virtuais. Enjoa, e hoje em dia ninguém mais acredita nestas falsas publicações, que não correspondem ao verdadeiro sentido de vida de cada um.

Assim, depois de um tempo, nos damos conta de que toda tecnologia, serviu para nos afastar das pessoas. E que a brincadeirinha do "virtual" não é tão engraçada assim.

Percebemos que alguns que faziam parte da real, graças ao que vimos no virtual, não queremos mais perto. E outros que eram apenas da virtual, queremos sempre estar juntos, surgem afinidades verdadeiras.

Há uma longa distância nesta rede de conexões entre o sentido que tem para uma pessoa, postar determinada publicação, e o significado que terá para outra ao visualizar.

Acredito que tudo que postamos, em primeiro lugar serve para gente mesmo. Nossos próprios olhos são os primeiros a ler aquelas palavras. Não há “indiretas”. Olhe para seu próprio perfil, passeie por sua “linha do tempo”, leia-se, como recados deixados para você mesmo. Perceba as diretas de um lado seu, profundo, inconsciente, que te conhece e sabe quem você realmente é! Tentando que você abra os olhos e veja-se. Torne-se consciente! Cresça! Responsabilize-se por suas atitudes e fatos que estão acontecendo na sua vida.

Nunca foi recadinho para ninguém, isto não existe, foi uma direta para você mesmo!

Enquanto viver lutando contra o que você É, haverá desconforto, deste jeito é sem chance de crescimento, paralisado, o mal estar aparece e a pessoa nem desconfia o porque “já que tudo está ótimo" neste universo criado virtualmente.

A paz vem da coragem de assumir-se (seja lá o que for). Para facilitar um pouquinho, vamos pensar na palavra: Aceitação. Aceitação da própria realidade. Principalmente encarando as mentiras que contamos, na falsa imagem que criamos. Só assim poderá aproximar-se verdadeiramente de si mesmo, transformar o que desejar, utilizando força e energia investindo na realidade e não apenas descarregando virtualmente.

Somente sua consciência poderá lhe ajudar a não ser tão infeliz, vazio e falso nas relações, sejam pessoais ou virtuais. 

O texto publicado neste artigo é de responsabilidade do autor, e pode nao expressar a opiniao total ou parcial do Portal Sorocaba On-Line S/C Ltda sobre o assunto. Boa leitura!

Cíntia Soares

De Tudo Um Pouco e Outros Sentimentos Mais

Cíntia Soares - Psicóloga formada na Universidade Paulista e Bacharel em Direito pela Fadi. Realiza atendimentos clínicos com Adolescentes e Adultos. Trabalha com Psicoterapia Breve Familiar, Terapia para Casais e Orientação aos Pais. 

CRP: 06/85912

E-mail: cintia@sorocaba.com.br

Endereço: Clínica PsCí - Rua Recife, nº 259 - Jd. Paulistano - Sorocaba / SP

Leia mais artigos deste Colunista




Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 18/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 19/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock