Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 16 de Julho de 2019

ARTIGOS


Nos Palcos da Vida... com vocês... As vítimas!!! Clap clap clap clap

Por: Cíntia Soares



Nos Palcos da Vida... com vocês... As vítimas!!! Clap clap clap clap

O pior que pode acontecer são os que se fazem de vítimas, os que só se enxergam assim: coitadinhos, miseráveis - no sentido de vazios, nada ter a ofertar.

O que aparentemente soa como humildade, é na verdade falso, trata-se de um grande ego, exigindo constantemente atenção, dedicação externa, coisa que nenhuma outra pessoa próxima consegue saciar. E assim, mais uma vez, saem de cena como sofredores e oprimidos.

Maltratados, este é o papel que constantemente interpretam. O que eles mais desejam, inconscientemente, é sempre ir parar neste momento da peça: a sensação de falta, de que o outro não lhe agradou. Geralmente atribuindo aos outros, principalmente à mãe, os fracassos de sua existência.

E saem por aí repetindo este comportamento nas relações. Colocando-se em situações com os outros onde ficam de vítimas. Eis aí o ápice de suas vidas. O momento em que o outro não os atende.

E que fique claro, torna-se impossível atendê-los, já que eles sempre exigem mais do que qualquer um pode proporcionar, exatamente para ficarem com a certeza da infelicidade.

Os infelizes, com suas bocas gigantes, estão sempre à espera de receber, vítimas da vida, eternamente insatisfeitos! Não há espaço para gratidão em seus corações.

O mais triste aí é que estão impedidos de acreditar na suas próprias capacidades de conseguir o bem para a suas vidas com seus próprios potenciais. Ignoram a realidade, muitas vezes sem respeito pela situação dos outros, que não é notada por eles, egoístas, já que só têm olhos para as próprias dores e desespero.

O sofrimento deles vem sempre em primeiro lugar! E farão de um tudo para preservar esta dor, nutrida e mantida por tantos anos. Poderão facilmente boicotar as oportunidades que os levaria para uma condição diferente. Já que assim teriam que se despedir deste papel de vítima. Mas não! Preferem dizer não às novas chances, causar uma confusão qualquer ali e assim manter-se no mesmo lugar, velho e conhecido de sempre, que a vida é cruel, que para eles nada da certo.

O que os sofredores mais cultivam, mais apreciam, podemos dizer que até mais amam nesta vida é a própria dor. Carregam-na como um troféu, apresentam-na por onde vão. É a companhia deles de jornada. Deste jeito não há nada que possa preencher o lugar tão grande que ela ocupa.

Aqui caberia todo o aprendizado sobre o desapego e perdão das experiências e vivências dolorosas sim, porém já passadas.

Este lugar de maltratado é uma escolha, não sou eu que vou estragar sua decisão de assumir este papel, mas também me recuso a participar deste enredo.

Sigam a vontade nos seus dramas, vocês são livres para isto. Mas não contem com meu aplauso e nem comoção.
Isso aí, se depender de mim será um monólogo, falem sozinhos, não me interessa ouvir mais os seus egos gritar. Retiro-me da plateia.

Criaram o mostro? Virem-se com ele. Se depender de mim, eles morrem de fome, não vou mais nutri-los.

Fechem-se as cortinas.  

O texto publicado neste artigo é de responsabilidade do autor, e pode nao expressar a opiniao total ou parcial do Portal Sorocaba On-Line S/C Ltda sobre o assunto. Boa leitura!

Cíntia Soares

De Tudo Um Pouco e Outros Sentimentos Mais

Cíntia Soares - Psicóloga formada na Universidade Paulista e Bacharel em Direito pela Fadi. Realiza atendimentos clínicos com Adolescentes e Adultos. Trabalha com Psicoterapia Breve Familiar, Terapia para Casais e Orientação aos Pais. 

Fone: (15) 9.9111-9390
E-mail: cintia@sorocaba.com.br
Endereço: Clínica PsCí - Rua Recife, nº 259 - Jd. Paulistano - Sorocaba / SP

Leia mais artigos deste Colunista




Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 16/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 17/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 18/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 19/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 20/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock