Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 20 de Julho de 2019

ARTIGOS


Ninguém precisa de mim

Por: Cíntia Soares



A minha clínica funciona perfeitamente sem mim. As pessoas que atendo, na minha ausência, ficam bem, porque ali nunca foi lugar de criar dependentes mas sim que se fortaleçam e saibam as capacidades e valor que possuem.

Minha família não precisa de mim para nada. Meu pai, marido, irmão, cunhadas, sobrinhos, cachorro e gato têm vidas completamente distintas e próprias e vão bem sem qualquer interferência minha.

Meu filho, aos oito anos, também não precisa mais tanto de mim. Criado com amor para que saiba confiar nele e no seu potencial, já se vira muito bem. Conhece a si próprio e tem vida com relativa independência.

As amigas estão ótimas. Quando as encontro, melhor para mim. Mas se não posso estar presente, elas divertem-se do mesmo jeito.

Para alguns pode surgir a ideia de que isto é ser inútil, o que pode até ser para quem tem este pensamento. Mas eu prefiro acreditar que assim é melhor do que criar a ilusão de que "sem mim nada acontece"... hahaha... esta é uma grande mentira que alguns se dizem, alimentam o "se não fosse eu..." - aí está o grito da sua carência e necessidade de sentir-se importante.

Simplesmente sem mim, não muda nada. O mundo gira igual. E assim, quem se aproxima, é porque quer, não porque precisa, não tenho dependentes!

A única pessoa que precisa de mim sou eu mesma. Se eu me falto meu corpo padece. Eu preciso fazer as coisas que bem me fazem, realizar alguns desejos, viajar, estar com as pessoas que sinto amor. Preciso andar, praticar yoga, estudar, ter meus professores para aprender.

Eu preciso escrever, ninguém precisa ler!

Só! Por mim mesma e não por ninguém, sem sacrifícios. Fora eu, todos são livres de mim e muito felizes.

Quando eu “partir desta para a melhor", só fará diferença para mim. Repara: as pessoas sempre seguem, a vida continua.

Então, viva por você! Independente! Realizando-se! Sem o peso de que só você é bom e sabe tudo e os outros são imperfeitos.

Inventar um monte de compromissos, a obrigação de ter que ajudar o outro, senão ele não consegue... Grande desculpa você arranjou para se sentir especial e não encarar a real: o medo da solidão. Atarefado com a vida alheia, tem a sensação de ser indispensável. Isto não é verdade. Talvez inconscientemente, pode até ser um jogo sujo, uma negociação com seus deuses, do tipo "me deixa mais aqui porque sou útil e as pessoas precisam de mim".

Eu já entendi, sou desnecessária e quando faço algo é porque quero e importa para mim, e não porque alguém necessita. Torne independente das suas carências aqueles que convivem com você.

Liberte, não aprisione afetos.
 

O texto publicado neste artigo é de responsabilidade do autor, e pode nao expressar a opiniao total ou parcial do Portal Sorocaba On-Line S/C Ltda sobre o assunto. Boa leitura!

Cíntia Soares

De Tudo Um Pouco e Outros Sentimentos Mais

Cíntia Soares - Psicóloga formada na Universidade Paulista e Bacharel em Direito pela Fadi. Realiza atendimentos clínicos com Adolescentes e Adultos. Trabalha com Psicoterapia Breve Familiar, Terapia para Casais e Orientação aos Pais. 

Fone: (15) 9.9111-9390
E-mail: cintia@sorocaba.com.br
Endereço: Clínica PsCí - Rua Recife, nº 259 - Jd. Paulistano - Sorocaba / SP

Leia mais artigos deste Colunista




Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 20/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock