Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 22 de Julho de 2019

ARTIGOS


Intocáveis

Por: Cíntia Soares



Intocáveis


Ligo a TV e está passando o filme Intocáveis.
Este é um dos filmes ao qual eu sempre vou assistir!

O mais importante quando se cuida de alguém não é a piedade mas sim o bom humor, leveza! Só assim a situação torna-se suportável.

Lembro quando um amigo morava com sua tia e cuidava dela, idosa, acamada. O maior respeito que se pode oferecer é tratar a pessoa com alegria, naquelas tarefas em que se encontra tão dependente. Fui sua confidente por algum tempo, é necessário ter alguém para desabafar e voltar "ao trabalho" bem.

Não foi diferente quando cuidei da minha mãe. Mas então, ele que já tinha passado por tudo isto me entendia, o choro de exaustão e tristeza, só quem passa por isto sabe. Mas durante os cuidados, a alegria, o ânimo e disposição ressurgem a cada dia, tipo o Driss no filme, brincando e fazendo piada com as desgraças.

É isto que torna tudo tão lindo, tratando ao outro sem piedade mas com coragem e simplicidade, falando e fazendo o que é necessário - o que de forma alguma são procedimentos básicos - Mas o Amor é a base, então a gente que não era experiente no assunto vai aprendendo a se virar com coisas que depois você lembra e nem imagina como conseguiu realizar. Seu coração é partido.

Quando minha mãe precisou ir de ambulância para a radioterapia, nós que nunca tínhamos entrado em uma, ou chorávamos ou... tiramos fotos nossas e mandamos para os familiares bem próximos, daquilo que estávamos enfrentando. Nós duas nos divertimos com aquele passeio inusitado, eu sentada no lugar dos paramédicos, usando um cinto que parecia que eu ia saltar de paraquedas. Naquele misto de emoções e pavor ao vê-la sendo levada na maca para a ambulância disse: você já andou de avião, helicóptero, camelo, elefante, avestruz... faltava ambulância, ué?!

No mesmo instante minha mãe não perde a chance e completa: falta só um!
E claro que eu entendi que ela quis dizer que era o carro funerário.

No fim o caldo engrossa, como qualquer coisa que submetida ao fogo por muito tempo. Mas é possível perceber a beleza da natureza, tão perfeita, principalmente na hora da morte, quando ela ocorre assim bem perto, no quarto, em casa.

Às vezes pensamos que certa vivência nos destruiu, é este pensamento que nos deixa mal. Porque de verdade ela não chegou nem perto de realmente atingir o que somos.

Em essência, permanecemos intocáveis.
 

O texto publicado neste artigo é de responsabilidade do autor, e pode nao expressar a opiniao total ou parcial do Portal Sorocaba On-Line S/C Ltda sobre o assunto. Boa leitura!

Cíntia Soares

De Tudo Um Pouco e Outros Sentimentos Mais

Cíntia Soares - Psicóloga formada na Universidade Paulista e Bacharel em Direito pela Fadi. Realiza atendimentos clínicos com Adolescentes e Adultos. Trabalha com Psicoterapia Breve Familiar, Terapia para Casais e Orientação aos Pais. 

Fone: (15) 9.9111-9390
E-mail: cintia@sorocaba.com.br
Endereço: Clínica PsCí - Rua Recife, nº 259 - Jd. Paulistano - Sorocaba / SP

Leia mais artigos deste Colunista




Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 22/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock