Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 20 de Julho de 2019

ARTIGOS


Galileu Galilei

Por: Cíntia Soares



Galileu Galilei

Sou Galileu Galilei no meu dia-a-dia – que misto de inquietude, plenitude. Não sei me calar diante daquilo que descubro.

Como psicóloga, auxilio as pessoas a ver além daquilo que está sendo dito e imposto, buscando que enxerguem com seus próprios olhos: Olhem no telescópio! Vejam além de si mesmas! Sintam as estrelas! Transcendam!

Algumas pessoas estão um passo a frente dos outros, felizes daqueles que admiram e seguem estes passos de sabedoria. Assim foi Galileu, cientista brilhante no século XVII, acreditava que o mundo não era regido por verdades superiores, imutáveis, que tinha de aceitar e se adequar. Mas que, ao contrário, podia duvidar, questionar, refletir e agir de acordo com a própria consciência. Para ele, a única finalidade da ciência estava em aliviar a canseira da existência humana. Foi perseguido pela Santa Inquisição e obrigado a negar suas ideias, banido da sociedade. A ideia da Terra não ser o centro do universo ameaçava convenientes estruturas de poder.

A maioria de nós teme as revelações, que elas rompam com nossos “pré-conceitos”.

Relutamos, resistimos em constatar, aceitar que TUDO MUDA, constantemente transformando-se. ESTAMOS EM MOVIMENTO! Sim, a Terra gira!, comprovou Galileu.

Então porque não olhamos no telescópio? Por medo do que veremos e aí não podermos mais ser os mesmos?!

Descobrirmo-nos em órbita, imediatamente produz a angústia de nos perdermos da rota?

A certeza de que nada controlamos é assim tão apavorante?

Foi isto que a Inquisição tentou calar?

Como andam os teus “Inquisi-dores” internos? Mantendo quieto e acomodado aquelas revelações brilhantes que lhe trariam movimento?

O que aconteceu com sua coragem?
Cuidado com frases prontas, afirmações de “auto-ajuda”, constantemente repetidas que servem apenas para acomodar situações, conformar o ser humano e mantê-lo domesticado. Resignado ao sofrimento. São as preferidas de alguns políticos e religiosos.

Até parece um pensamento bonito, consolador, mas na verdade ele te deixa passivo, planta o medo, faz você olhar apenas para a precariedade do ser e assim roubam seu amor-próprio, diminuem sua força interior. Deixam-no calado, conformado. Sem enxergar alternativas de crescimento. Sem conhecimento das suas potencialidades.

São frases que limitam, manipulam. Você tem a sensação de estar ouvindo algo sábio... mas elas o deixam sem atitudes, em vez de ampliar a consciência, entrar em contato com sua voz interior, esta sim é capaz de te fazer agir!!

Mas o propósito destas mentiras manipuladoras é exatamente este, deixá-lo cada vez mais distante da sua própria sabedoria e, assim, cada dia mais fácil de ser comandado. Infelizmente tem muitos pais que também “educam” assim. Castrando.

Mudança é para ser acolhida e não temida! Coração é para ser ouvido.

Como nos ensinou Rubem Alves: “Não, não é verdade que o sofrimento torna melhores as pessoas. O sofrimento frequentemente embrutece, tira a sensibilidade, tira a esperança, torna cruéis as pessoas. Um Deus – ou força cósmica – que usasse o sofrimento para a evolução seria muito curto de inteligência – não saberia aquilo que os homens aprenderam: que a única força capaz de fazer as pessoas ficarem melhores é o AMOR.”

Neste sentido, a morte de certas ilusões que carregamos e que tanto lutamos para preserva-las e não serem descartadas, nos fariam entrar em contato com o que realmente somos... morrer para algumas ilusões é poder renascer para nossa verdadeira essência.

*Inspirei-me para escrever este texto após assistir ao espetáculo Galileu Galilei “Leben des Galilei” de Bertolt Brecht – com Denise Fraga. 

O texto publicado neste artigo é de responsabilidade do autor, e pode nao expressar a opiniao total ou parcial do Portal Sorocaba On-Line S/C Ltda sobre o assunto. Boa leitura!

Cíntia Soares

De Tudo Um Pouco e Outros Sentimentos Mais

Cíntia Soares - Psicóloga formada na Universidade Paulista e Bacharel em Direito pela Fadi. Realiza atendimentos clínicos com Adolescentes e Adultos. Trabalha com Psicoterapia Breve Familiar, Terapia para Casais e Orientação aos Pais. 

Fone: (15) 9.9111-9390
E-mail: cintia@sorocaba.com.br
Endereço: Clínica PsCí - Rua Recife, nº 259 - Jd. Paulistano - Sorocaba / SP

Leia mais artigos deste Colunista




Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 20/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock