Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 20 de Julho de 2019

ARTIGOS


A Lagarta Que Não Saiu Do Casulo

Por: Cíntia Soares



A Lagarta Que Não Saiu Do Casulo

Esta não é uma história com final feliz. Pode até ser que contenha aprendizado, porém, não vai te encher de frases e pensamentos positivos como anda acontecendo nesta época, invadidos por coachs, pessoas que se dizem capaz de serem mentores, entre outros entorpecentes mais.

Sinto muito. Isto só funciona numa mente iludida, que acredita que o pensamento realiza. Não é verdade. A loteria está aí na sua frente e não é só porque você quer isto que conseguiu.

Pensa nas inúmeras situações em que não saiu realizado. Mesmo desejando um bom desfecho e até se empenhando... tem coisas que simplesmente não acontecem.

E é preciso ser muito forte para permanecer na realidade, pois ela muitas vezes é cruel, difícil, nociva e até amarga. Sem desesperadamente se agarrar em qualquer coisa (objetos, pessoas, desculpas) que te façam esquecer a tragédia, anestesiar e fingir que aquilo não existe.

Fingir que não está acontecendo, que não está vivendo dias difíceis - especialidade de muitos!

Só uma observação, esta atitude afunda ainda mais. Porque podemos até não ter clareza do que se passa de verdade no íntimo, mas todos somos capazes de notar quando algo está destoando, sem harmonia. "Parece que tem algo errado ali" - Sentimos. Não tem cheiro de HONESTIDADE.

...Era uma vez uma lagarta enorme, subiu uma árvore gigante, principalmente se compararmos com seu tamanhinho rastejante. Com zelo procurou o local adequado para fazer seu casulo. Com dedicação o preparou e até mudou de lugar, a procura do melhor. Se fixou num galho, depois em outro, até finalmente concluí-lo e embalar-se por completo. Lá permaneceu. ... por muitos dias... muitos dias... e até que NÃO virou borboleta. Ali ficou este casulo, até se deteriorar, secar com o tempo.

Que explicação podemos dar ao fenômeno? Diversas! Não sei, não sou especialista no assunto apesar de amar borboletas.

Qualquer palpite seria especulação. Porém não é diferente do que fazemos conosco, com nossa mente.

"Culpa dela?! Desta "lagarta" ignorante. Culpa da chuva?! Culpa do calor?! Muito sol? Já sei: local errado!"...

Ah podem ser infinitas as acusações e tentativas de justificativas para entender e controlar a situação. Pura bobagem e desperdício de vida.

Às vezes as coisas simplesmente não acontecem como pensamos. Às vezes somos surpreendidos sim, com experiências jamais imaginadas.

Não, não temos nada em poder das nossas mãos.
Como folhas ao vento. E se o vendaval vier? Isto é apavorador.

São estas verdades que hoje em dia tentam ser negadas para que todos vivam na empolgação, ânimo exacerbado, alto-astral falsificado e uma ansiedade e angústia avassaladora que leva todos para a medicação ao deitar.

Sinto muito. Sinta também. A lagarta nem sempre sai do casulo. Pode chorar, isto é uma benção.

Seus filhos, marido, esposa, pais, emprego, amigos, e tudo o mais, ou a ausência deles - sim, muitas vezes é terrível se relacionar.

Às vezes a pancada te derruba. E o tempo vai passando até o casulo virar pó.

O ponto não é que então devemos desistir de viver. Claro que não, porque é só ter um pouquinho de atenção para perceber que nada se resume a um fato só. Como também costumamos fazer. Focar no que "não deu certo" - como a mente adora rotular.

Esta mesma árvore, que a lagarta não virou borboleta, floresceu em abundância. Linda!!

Podemos apreciar. Aprender a apreciar os acontecimentos de forma ampla.

Se há o que fazer, quando possível, ótimo, fazemos!

Mas às vezes não há, não dá. Tudo bem então.

Aceitar? Outra bobagem repetida frequentemente. Aceitar o que? Ninguém aceita o que não gosta. Ninguém aceita desrespeito, injustiça.

Mas espera aí, quem disse que tudo tem que passar por esta avaliação de : "Ah isto eu gosto, que bom. Ah isto não gosto, não quero!"?

Cresce um pouquinho! Além desta prisão interna, como se tivesse um rei aí dentro decidindo o que é melhor e como se soubesse como as coisas tem que ser.

Às vezes elas SÃO ASSIM, quem é você para ficar aí: aceito, não aceito.

Existe um espaço além do julgamento. De sabedoria. De alegria.

E é deste casulo que talvez algumas pessoas nunca saiam. Egoístas, movidos por interesses sem respeito aos outros. Aliás, nesta visão nem há outros.

Quem acha que sabe como o mundo funciona, sempre querendo obter vantagens em tudo, quem rigidamente permanece aí, morre seco. O Amor bateu asas e voou.

O texto publicado neste artigo é de responsabilidade do autor, e pode nao expressar a opiniao total ou parcial do Portal Sorocaba On-Line S/C Ltda sobre o assunto. Boa leitura!

Cíntia Soares

De Tudo Um Pouco e Outros Sentimentos Mais

Cíntia Soares - Psicóloga formada na Universidade Paulista e Bacharel em Direito pela Fadi. Realiza atendimentos clínicos com Adolescentes e Adultos. Trabalha com Psicoterapia Breve Familiar, Terapia para Casais e Orientação aos Pais. 

Fone: (15) 9.9111-9390
E-mail: cintia@sorocaba.com.br
Endereço: Clínica PsCí - Rua Recife, nº 259 - Jd. Paulistano - Sorocaba / SP

Leia mais artigos deste Colunista




Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 20/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 21/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 22/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/07/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock