Guia Portal Sorocaba.com

Solicite seu orçamento para as empresas e profissionais cadastrados no Portal Sorocaba.com

Cadastre aqui sua empresa ou negócio!


Sorocaba, 22 de Novembro de 2019

ARTIGOS


A Importância dos Limites nas Relações

Por: Cíntia Soares



A Importância dos Limites nas Relações

A dificuldade de impor limites leva à exaustão das relações.

Pessoa que se doa, tolera, compreende quase que infinitamente, chegará a um ponto exaurida, sugada, consumida.

Por não ter dito a palavra “não” quando já não desejava fazer, ouvir, suportar determinada situação, foi acumulando toxidade em seu próprio corpo.

O que quero dizer com toxidade é o acúmulo de uma energia negativa, de sentimentos ruins já que se submeteu a algo que não queria mas não conseguiu dizer.

Há necessidade de reflexão do porquê se apresentar desta maneira à vida, nesta posição constante de aceitação do outro, mesmo quando isto lhe contraria os próprios interesses e desejos.

O que pode estar por trás desta generosidade que o cega para seus próprios limites?

Essa resposta está aí dentro, no silêncio dessa mente barulhenta.

O problema de se apresentar com esta postura de sempre ofertar é o quanto só vai se estabelecendo relações com pessoas que desejam apenas receber e sugar. Se parar um pouquinho para analisar, perceberá que no momento em que “se livra” de um, logo arranja outro que almeja ocupar este lugar (de parasita).

Tudo isto acaba se repetindo pela falta de conhecer e impor seus limites. Por não se respeitar.

Talvez o ganho do generoso é essa posição de doador e não de necessitado, onde ele pode ofertar, logo acredita estar em melhores condições do que o outro. O que lhe trás alívio. Porém, a armadilha pode estar aí, essa crença o leva a fazer e também acaba desmerecendo a capacidade do que apenas recebe – ficando cada vez mais com o papel de vítima, sofredor.

Um está sempre cheio de graça e o outro vazio.

A decepção ocorre quando o doador se dá conta que após todo este esforço em agradar, termina seus dias exausto, sugado, sem as próprias energias e por muitas vezes triste.

Quando abandonamos esta postura de forte e reconhecendo que existem sim coisas que não podemos fazer, que temos limitações, paramos de viver na ilusão da onipotência feito um guerreiro às avessas, se achando forte por tudo suportar, a todos atender.

Parece-me que “os dedicados” escondem um baita medo de demonstrar fraqueza, de desagradar, e até mesmo culpa por frustrar os outros. Como se isso fosse uma falha, não conseguir ser perfeito.

Ser corajoso é exatamente o oposto, conseguir frustrar, decepcionar os outros sem medo do que irão pensar. Apenas porque reconhecemos que não podemos tudo.

É importante ressaltar que isto é muito diferente de ser egoísta, aquele que visa o bem de si mesmo sem se importar se irá prejudicar alguém. O egoísmo mora aí, quando vislumbra obter vantagens mesmo que isto custe o sacrifício de alguém.

O que estamos falando aqui tem muito mais a ver com amor próprio, saber ser gentil consigo mesmo, aceitação de quem se é.

No momento em que aquietamos esta falação constante dos nossos pensamentos, o coração poderá nos guiar para o que queremos fazer, ouvir, SER verdadeiramente.
 

O texto publicado neste artigo é de responsabilidade do autor, e pode nao expressar a opiniao total ou parcial do Portal Sorocaba On-Line S/C Ltda sobre o assunto. Boa leitura!

Cíntia Soares

De Tudo Um Pouco e Outros Sentimentos Mais

Cíntia Soares - Psicóloga formada na Universidade Paulista e Bacharel em Direito pela Fadi. Realiza atendimentos clínicos com Adolescentes e Adultos. Trabalha com Psicoterapia Breve Familiar, Terapia para Casais e Orientação aos Pais. 

CRP: 06/85912

E-mail: cintia@sorocaba.com.br

Endereço: Clínica PsCí - Rua Recife, nº 259 - Jd. Paulistano - Sorocaba / SP

Leia mais artigos deste Colunista




Cadastre Sua Empresa Gratuitamente no Guia Comercial
Divulgue Seu Evento


Notícias


Eventos

Dia: 22/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 23/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 24/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 25/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 26/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 27/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Dia: 28/11/2019

Nenhum evento cadastrado neste dia.


Ouça ao vivo!

Ouça Ipanema FM Ouça 89 a Rádio Rock
Ouça Antena 1 Ouça Rádio Fox Rock